Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar transistor como chave liga desliga de fonte ATX


lucas35

Posts recomendados

Olá pessoal, estou fazendo um projeto com uma fonte ATX, e quero que ela ligue junto com um aparelho. tenho um transistor C337, e quelo colocar o coletor nos 5v do on-off da fonte e o emissor na terra, a base quero usar os 9v que o aparelho libera quando é acionado.
Fiz isso funcionou, só que quando desligo a aparelho a fonte não desliga, só se desconectar o fio da base do transistor, alguém tem uma dica?

d9dnzU1wQU6Atmvu0SUB1g.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

E tem+. O on-off é um pulso pro gnd. Portanto, pra ligar tudo bem, estás no caminho certo. Mas pra desligar, há de elaborar algo pra dar pulso. Talvez um pnp que sente a ausência dos 9v. Cogite capacitor

Verdade, eu me confundi com o fio verde. 

Logo aquele circuitinho do capacitor em serie com o resistor ligado no positivo será útil. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucas35 disse:

Então para desligar, eu teria que ligar um capacitor em serio ao resistor na base do transistor? de quanto seria esse capacitor?

Geralmente de 100nF.

Da forma que escrevi ficou confuso, é algo mais que isso.

A cada transição do seu sinal de 9V precisa que o circuito gere um pulso, então é um circuito para ligar e outro para ligar. Coisa simples, mas são dois.

 

Eu já fiz um circuito parecido, mas agora não me lembro como é. Vou procurar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, lucas35 disse:

os 9v vem do aparelho para ligar e desligar; 

o vcc é ligado no stand by da fonte;

chave_pc é ligado nos 5v do power da fonte e o terra no terra da fonte. 

Exatamente.

Só não se esqueça que o terra do aparelho também tem que estar conectado ao terra da fonte/PC.

49 minutos atrás, lucas35 disse:

eu só tenho o transistor c337, serve? o lado é o mesmo?

Praticamente a mesma coisa, a diferença é que este suporta mais corrente.

 

E uma dúvida que sempre surge e pode servir pra outros membros do fórum:

BC337 = C337

BC547 = C547

Alguns fabricantes não costumam colocar a letra B, eu acho isso um erro pois pode confundir com os 2SC que também só vem a letra C co componente, como por exemplo o C945 que é na verdade é 2SC945.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Alguns fabricantes não costumam colocar a letra B, eu acho isso um erro pois pode confundir com os 2SC que também só vem a letra C co componente, como por exemplo o C945 que é na verdade é 2SC945.

 

eu também estava com essa duvida, sorte que pesquisando achei o datasheet e tinhas as referencias lá, alem do que esse BC337 no datasheet tinha BC3325 igual ao que tenho aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Que chato isso hein. Preju. :((:D)

deve ter sido o transistor da fonte do standby só. Mas algo me diz que o ci dela também já era.

Sua contribuição: Mostra o que fizeste [de errado] pra alertar membros mais sem noç... :oops:, novatos que você.

abç

A fonte stand-by não tem ci, é transistorizada, funciona por realimentação. 

E para queimar somente dando curto, já que não tem circuito de proteção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Mestre88 disse:

não tem ci

De fato ela não precisaria de ci. Mas estranho... me lembro vagamente de tê-lo visto em uma ou duas das centenas de modelos que tive acesso às entranhas... Enfim.. isso não é importante...

Dica: pode ser substituída por um carregador de celular 1,99. Só teoricamente.. nunca fiz mas me quase senti vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato ela não precisaria de ci. Mas estranho... me lembro vagamente de tê-lo visto em uma ou duas das centenas de modelos que tive acesso às entranhas... Enfim.. isso não é importante...

Dica: pode ser substituída por um carregador de celular 1,99. Só teoricamente.. nunca fiz mas me quase senti vontade.

Acho que não, essa fontezinha também fornece 15V pra alimentar o circuito da fonte grande. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...