Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque minha fonte não sai o ar para fora em momentos de stress?


Posts recomendados

Olá galera,bom,a minha fonte é uma Corsair VS 600 de 600w PCF ATIVO e parece que minha configuração não deve gastar nem metade dos watts da fonte(ela é meio exagerada para as minhas configs,em outras palavras).Mesmo assim,a fonte esquenta demais enquanto estou jogando,tipo nos 4 primeiros minutos ela já passa a esquentar bastante e sempre que eu boto a mão atrás do computador na parte de cima(onde fica a minha fonte)além de eu perceber que ela esquenta demais,não parece sair nem um pouco de ar quente na parte de trás,na verdade não parece sair ar nenhum(fiz um teste com um papel,coloquei ele na parte de trás da fonte e colei os dois lados com um durex e o papel mal se mexe),fica parecendo que ela suga todo o calor do computador e não consegue jogar o ar quente para fora.Já testei também levar a um técnico e ele disse que está tudo bem encaixado e também usou um aparelho pra testar se a fonte está com algum problema e não deu nada de errado,ele também me recomendou um gabinete maior,pois o meu é pouco espaçoso,assim,fazendo mais calor lá dentro,mas não acredito que vá resolver muito porque parece que a fonte não vai continuar soltando o bendito ar quente para fora.Será que meu gabinete está com algum problema não deixando o ar da fonte sair?Ou apesar dos testes na fonte,o aparelho pode ter indicado errado,ou ela pode estar mal encaixada mesmo?È normal não sair ar nenhum da fonte em stress na parte traseira de cima do PC(Onde fica a minha fonte)?

 

Detalhe 1: técnico também colocou um cooler do lado do computador,me parece que não resolveu muito

 

Detalhe 2:Comprei a fonte junto com a placa de video na internet na loja Terabyte,em curitiba

 

Pergunta adicional:Caso eu tenha que trocar a fonte por outra(ela ainda está na garantia),demora quanto tempo geralmente para a nova fonte estar em minhas mãos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Cepo De Madeira disse:

além de eu perceber que ela esquenta demais

Humanos são sensíveis ao calor, não use o seu dedo como referência para saber se algo é quente ou não.

 

Mas enfim. Você não mencionou a config (e nem o tipo de teste) para termos alguma noção do gasto, mas na boa, eu diria que é paranoia sua. Não precisa se preocupar, você provavelmente mal está usando um terço da capacidade da fonte, e seria de se esperar que ela mantenha a rotação do fan quase que no mínimo para economizar energia e reduzir o barulho.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Humanos são sensíveis ao calor, não use o seu dedo como referência para saber se algo é quente ou não.

 

Mas enfim. Você não mencionou a config (e nem o tipo de teste) para termos alguma noção do gasto, mas na boa, eu diria que é paranoia sua. Não precisa se preocupar, você provavelmente mal está usando um terço da capacidade da fonte, e seria de se esperar que ela mantenha a rotação do fan quase que no mínimo para economizar energia e reduzir o barulho.

Obrigado pela sua resposta.Eu testei jogando por um tempo e também usei um programa chamado Prime95,nos dois casos,a fonte ficou muito quente,muuuito quente mesmo após alguns minutos de testes,e ela mesmo com o fan dela funcionando bem mais rápido(quando está em uma situação de stress)não sai nem um pouco de ar na traseira dela,eu acho isso muito estranho,além de esquentar muito após alguns minutinhos de teste e não sair ar nenhum na traseira dela,é normal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tem alguma ventoinha traseira no seu PC? se não é mais do que recomendado uma boa ventoinha de exaustão traseira pra tirar o ar quente da entrada da fonte...

 

Como sua fonte fica em cima ela acaba puxando o ar quente das peças, o ideal para ventilação seria um gabinete com a fonte instalada na parte de baixo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, F4b10 disse:

Ja tem alguma ventoinha traseira no seu PC? se não é mais do que recomendado uma boa ventoinha de exaustão traseira pra tirar o ar quente da entrada da fonte...

 

Como sua fonte fica em cima ela acaba puxando o ar quente das peças, o ideal para ventilação seria um gabinete com a fonte instalada na parte de baixo

 

6 minutos atrás, F4b10 disse:

Ja tem alguma ventoinha traseira no seu PC? se não é mais do que recomendado uma boa ventoinha de exaustão traseira pra tirar o ar quente da entrada da fonte...

 

Como sua fonte fica em cima ela acaba puxando o ar quente das peças, o ideal para ventilação seria um gabinete com a fonte instalada na parte de baixo

Obrigado pela sua resposta.Onde exatamente tem que ficar essa ventoinha de exaustão?Atrás da fonte?Em todos os tipos de gabinetes que se coloca a fonte por cima isso é capaz de se fazer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Cepo De Madeira disse:

Obrigado pela sua resposta.Onde exatamente tem que ficar essa ventoinha de exaustão?Atrás da fonte?Em todos os tipos de gabinetes que se coloca a fonte por cima isso é capaz de se fazer?

No painel traseiro do gabinete.. Se puder, tire uma foto do gabinete, por dentro..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cepo De Madeira    antigamente as fontes "expulsavam" o ar quente para fora, na parte traseira do gabinete. atualmente as fontes sao projetadas para "expulsar" o ar quente "para baixo", ficando estas localizadas na parte inferior do gabinete.

utilizando uma fonte moderna (jogando o ar quente "para baixo" e sendo acoplada na parte superior do gabinete, basta colocar um ou mais exaustores no gabinete, na parte superior. 

lembre-se que a fonte deve "empurrar" o ar para foea, e nao "puxar".

se a fonte estiver "puxando" o ar, mesmo ela funcionando perfeitamente, pode ser sinal que a fan (ventoinha) da fonte pode estar o lado invertido. invertendo a posicao da fan (somente ela, desaparafusando e colocando-a com o fluxo de ar invertido)  eh possivel resolver o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Van Jacques disse:

se a fonte estiver "puxando" o ar, mesmo ela funcionando perfeitamente, pode ser sinal que a fan (ventoinha) da fonte pode estar o lado invertido. invertendo a posicao da fan (somente ela, desaparafusando e colocando-a com o fluxo de ar invertido)  eh possivel resolver o problema. 

Todas as fontes modernas puxam o ar pela ventoinha, pra dentro dela.. O ar sai, naturalmente, pela parte traseira da fonte..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, kuklinski disse:

O problema deve ser este, a fonte está na parte de cima do gabinete, ela puxa o ar quente de dentro do gabinete e não tem por onde sair.

adicionado 0 minutos depois

A ventoinha fica na traseira da fonte ou na parte de baixo?

A minha ventoinha fica na parte de baixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria neste caso especifico, a fonte obrigatoriamente tem que estar localizada na parte inferior do gabinete, para puxar o ar frio, resfriar a fonte e imediatamente expulsar o ar quente para fora do gabinete.

uma fonte moderna instalada no alto do gabinete, apenas iria puxar o ar quente de dentro do gabinete para "resfriar" (leia-se esquentar mais ainda) o interior da fonte, para depois jogar este ar fora, pela parte traseira do gabinete.

conclusao: a culpa eh do gabinete, que nao eh adequado ao design da fonte.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a ventoinha fica na parte de baixo e o ar quente sobe naturalmente e mais a ventoinha puxando o ar quente de dentro do gabinete ela vai esquentar MUITO.

Eu penso que a melhor solução para este caso é um gabinete novo em que a fonte fique na parte de baixo, de preferência que o novo gabinete tenha abertura na parte superior para colocar uma ventoinha de 14cm ou duas de 12cm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

Por acaso, ela não tá instalada com a fan pra cima? Ou a fan não tá funcionando..

 

De qualquer forma, abra o gabinete e dê uma olhada..

O fan está funcionando sim,e ele está na parte de baixo da fonte,quanto mais calor,mais rápido ela gira,até um limite,é claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Cepo De Madeira disse:

O fan está funcionando sim,e ele está na parte de baixo da fonte,quanto mais calor,mais rápido ela gira,até um limite,é claro.

Hora de abrir o gabinete.. Uma foto dele por dentro, seria realmente útil..

 

Outra coisa: tem algo entre a fonte e a tomada na parede? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, kuklinski disse:

Como a ventoinha fica na parte de baixo e o ar quente sobe naturalmente e mais a ventoinha puxando o ar quente de dentro do gabinete ela vai esquentar MUITO.

Eu penso que a melhor solução para este caso é um gabinete novo em que a fonte fique na parte de baixo, de preferência que o novo gabinete tenha abertura na parte superior para colocar uma ventoinha de 14cm ou duas de 12cm.

Tem algum gabinete que você me recomenda na internet que seja desse jeito e com o melhor preço possivel?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu gabinete é um Raidmax, já é um pouco antigo pois tem 6 anos, mas gosto dessa marca. E mesmo eu morando no RS no verão eu deixo a lateral dele aberta e já compre uma ventoinha de 14cm para colocar na parte de cima e que a ventoinha tenha uma CFM acima de 50 ou se for menor que 50 que seja bem próximo deste valor.

Para pesquisa de preços eu sempre uso o zoom.com.br. Ou veja na seção de indicações, o pessoal lá tem mais conhecimento sobre os locais para comprar. Mas um bom local é a loja terabyte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, RS Faria disse:

Hora de abrir o gabinete.. Uma foto dele por dentro, seria realmente útil..

 

Outra coisa: tem algo entre a fonte e a tomada na parede? 

IMG_20180325_151939.thumb.jpg.a9f382cdc22c37ccd677171c8f4da9d4.jpgIMG_20180325_151919.thumb.jpg.c61443d24ea9a8d3cfb11f3f2ef542e2.jpg

adicionado 8 minutos depois
54 minutos atrás, kuklinski disse:

Como a ventoinha fica na parte de baixo e o ar quente sobe naturalmente e mais a ventoinha puxando o ar quente de dentro do gabinete ela vai esquentar MUITO.

Eu penso que a melhor solução para este caso é um gabinete novo em que a fonte fique na parte de baixo, de preferência que o novo gabinete tenha abertura na parte superior para colocar uma ventoinha de 14cm ou duas de 12cm.

Colocar um cooler na parte de trás ajuda a expulsar o calor que a fonte puxa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inverta a ventoinha da lateral.. do jeito q ela está tirando o ar do cooler do processador só atrapalha.. coloque ela de modo que puxe o ar para dentro do gabinete jogando ar frio em cima do cooler do processador..

tente tb dar uma organizada nos fios da fonte.. sei q é um pouco difícil quando a fonte não é modular, mas ajuda bastante..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cepo De Madeira   pergunta: as helices da fonte ficam voltadas para baixo ? e nao empurra o ar para baixo ? 

adicionado 2 minutos depois

fonte bem refrigerada e limpa, funciona perfeitamente por dias, sem problemas.

fonte suja e sem ventilacao adequada,  inevitavelmente vai fazer fumaca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...