Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistores configuração de PNP


Albertow.

Posts recomendados

Oi, pessoal. Achei esse circuitinho amplificador simples na internet

 

image.png.4cff8a54f775efa842174618b97a7768.png

 

E vi que a base do transistor PNP está no polo positivo da bateria, ou seja, reversamente polarizada. Pelo o que eu sei, para um transistor PNP conduzir, é preciso que BASE-E MISSOR estejam polarizados diretamente, ou seja, base no NEGATIVO e emissor no POSITIVO da bateria, e o coletor reversamente polarizado.

A pergunta é a seguinte

 

Número 1 – ESSA CONFIGURAÇÃO É APLICÁVEL?

 

Número 2 – É possível colocar uma tensão POSITIVA na base de um PNP e ele conduzir?

 

Alguém pode me ajudar a entender esse circcuito?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Albertowl disse:

Pelo o que eu sei, para um transistor PNP conduzir, é preciso que BASE-E MISSOR estejam polarizados diretamente, ou seja, base no NEGATIVO e emissor no POSITIVO da bateria, e o coletor reversamente polarizado.

Exatamente.

 

5 minutos atrás, Albertowl disse:

Número 1 – ESSA CONFIGURAÇÃO É APLICÁVEL?

Sim, Mas este é um circuito apenas para estudo, não é muito legal de usar. Já que é um amplificador de meia onda sem realimentação.

 

8 minutos atrás, Albertowl disse:

Número 2 – É possível colocar uma tensão POSITIVA na base de um PNP e ele conduzir?

Não.

O objetivo do resistor de 4,7k é justamente fazer o transistor PNP não conduzir. Quem manda a tensão negativa é o outro transistor, o NPN que recebe o sinal de áudio.

 

Um circuito de amplificador simples que eu gosto bastante é esse:

imagem6.png.e53c7bca1dd559b450ce32cdacfb19da.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albertowl ,

 

Complementando as respostas do @Mestre88 :

 

Fica mais fácil entender que o que importa não é se a base tem tensão positiva, e sim se a base tem tensão positiva EM RELAÇÃO ao emissor !!!!!

 

No seu circuito, repare que conforme o primeiro transistor conduza, ele diminui a tensão na base do segundo transistor, o que acaba polarizando diretamente a junção Vbe, fazendo ele conduzir.

 

Resumindo, para um transistor conduzir :

 

NPN - tensão na base MAIOR do que a do emissor.

 

PNP - tensão na base MENOR do que a do emissor.

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@aphawk OI, Paulo. No caso do NPN, quando você diz tensão na base maior do que a do emissor, você que dizer uma tensão MAIS POSITIVA na base?

adicionado 9 minutos depois
Em 25/03/2018 às 21:06, Mestre88 disse:

Exatamente.

 

Sim, Mas este é um circuito apenas para estudo, não é muito legal de usar. Já que é um amplificador de meia onda sem realimentação.

 

Não.

O objetivo do resistor de 4,7k é justamente fazer o transistor PNP não conduzir. Quem manda a tensão negativa é o outro transistor, o NPN que recebe o sinal de áudio.

 

Um circuito de amplificador simples que eu gosto bastante é esse:

imagem6.png.e53c7bca1dd559b450ce32cdacfb19da.png

@Albertowl Obrigado, mestre 88; me ajudou bastante a entender e visualizar melhor o processo da condução do sinal nessa relação entre o NPN e o PNP. Valeu demais.

adicionado 12 minutos depois
Em 25/03/2018 às 21:06, Mestre88 disse:

Exatamente.

 

Sim, Mas este é um circuito apenas para estudo, não é muito legal de usar. Já que é um amplificador de meia onda sem realimentação.

 

Não.

O objetivo do resistor de 4,7k é justamente fazer o transistor PNP não conduzir. Quem manda a tensão negativa é o outro transistor, o NPN que recebe o sinal de áudio.

 

Um circuito de amplificador simples que eu gosto bastante é esse:

imagem6.png.e53c7bca1dd559b450ce32cdacfb19da.png

Obrigado, mestre 88; me ajudou bastante a entender e visualizar melhor o processo da condução do sinal nessa relação entre o NPN e o PNP. Valeu demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Albertowl disse:

 

adicionado 2 minutos depois

@aphawk OI, Paulo. No caso do NPN, quando você diz tensão na base maior do que a do emissor, você que dizer uma tensão MAIS POSITIVA na base?

adicionado 9 minutos depois

@Albertowl

 

Você está se confundindo com essa história de tensão mais positiva ou mais negativa !

 

Imagine o seguinte : você pegou uma pilha de 1,5 volts, e mediu ela em seu multimetro digital, com a ponta preta no negativo da pilha, e a ponta vermelha no positivo. Apareceu 1,5 Volts no mostrador.

 

Agora, você inverteu a ponta preta com a vermelha, e mediu de novo. Apareceu o mesmo 1,5 Volts, mas apareceu um sinal de “-“ , ou seja, - 1,5 Volts.

 

Pense bem : é a mesma pilha !!!!!!! 

 

O que mudou é a REFERÊNCIA!!!!!

 

Quando falamos em tensão, sempre é em relação a dois pontos.

 

No circuito que você apresentou, o correto é sempre medir a tensão em relação ao negativo da bateria. Assim, nunca vamos obter uma tensão negativa !

 

A sua pergunta sobre tensão mais positiva na base precisa de um complemento: EM RELAÇÃO A QUAL PONTO ?

 

Repare que eu simplifiquei muito quando disse tensão da base EM RELAÇÃO ao emissor, isto é, o preto do multimetro no emissor e o vermelho na base, e vai obter uma tensão bem próxima a 0,7 Volts.

 

Não se deixe levar por esse conceito de mais positiva ou mais negativa. 

 

O correto sempre é tensão maior ou tensão menor, mas sempre precisamos de um ponto de referencia.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim, no caso do diodo de silício. Paulo, obrigado por perder um pouco do seu tempo com as minhas dúvidas. Sua ajuda foi enriquecedora e me ajudou bastante, principalmente, a entender a relação de trabalho entre o PNP e o NPN na configuração desse amplificador que apresentei no fórum. Obrigado, meu amigo. Um abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...