Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Manoel S Junior

RESOLVIDO PC desliga após alguns segundos, cooler e fonte continuam ligados

Recommended Posts

Caros, após 8 dias de muita pesquisa e insistência, resolvi abrir este fórum para pedir ajuda de vocês.

Confesso que já olhei por volta de 12 fóruns aqui no Clube, e dezenas de vídeos afim de encontrar a solução do meu problema, porém não consegui resolver o problema.

Meu amigo pediu para formatar seu PC, que estava com Windows 7, e estava travando muito e desligando sempre.

Ok, é meu amigo, peguei de boas, já que estou de férias falei que faria e nem iria cobrar (é um amigo irmão).

Formatei de boa, instalei Windows 10, programas e tal, daí do nada desligou como meu amigo disse que acontecia, ok terminei de instalar o Windows, desliguei a maquina e resolvi abri-lá.

Estava um caos, muita sujeira, cooler mau encaixado, com o suporte quebrado e amarrado um fio daqueles de amarrar pão de forma (xinguei muito o ultimo cara que mexeu no PC).

Ok, fiz a lição de casa, desmontei tudo, limpei gabinete, placa-mãe com pincel e com muito cuidado, troquei pasta térmica, como eu não tinha outro suporte do cooler, fiz uma adaptção com uma braçadeira enforca gato, e ficou muito bem fixa.

Beleza... limpei a memória com borracha, limpei o slot, troquei a bateria da BIOS, fiz uma geral que qualquer técnico bom faz, daí liguei o PC, e ficou lindo... passou alguns minutos, eu instalando os programas, puff, desliga sozinho porém o mesmo problema de sempre: Cooler continua ligado e fonte também.

Ok, desmontei tudo e testei de novo, desligou como esperava, daí eu fui e coloquei o dedo do processador, estava torrando... Dai eu liguei e olhei a temperatura da BIOS e estava passando dos 60% a CPU.

Daí eu fui e comprei outro processador com cooler novo, beleza, liguei e todo feliz normalizou, temperatura não passa dos 40°... Daí do nada a maquina desliga de novo, eu já chateado fiz 1 milhão de teste e o problema continuou.

Bom, agora fui eliminando os possíveis problemas, já vi que processador não é porque não passa dos 40, pasta térmica nova, bateria da BIOS nova, resetei a BIOS pela CMOS, tinha 1 pente de memória e eu havia colocado mais 1 deixando com 2, ok, tirei um e deixei só um após ter limpado de novo, e nada, continua ligando e desligando.

Testei a fonte, coloquei outras 2 fontes e o problema continuou.

Só não testei o HD, creio que não seja, já que o SO sobe.

Por fim, depois de testar tudo isso, e não ter resolvido, lavei a placa-mãe, sequei com secador e depois deixei mais 3h no sol, liguei e PAM, mesmo problema...

Resumão dos testes que fiz:
Formatei a maquina tirei Win 7 e instalei Win10- Ok;

- Ao começar desligar sozinho, desmontei o PC e limpei tudo;
- Limpei memória com borracha (tinha só 1 pente de 2GB, coloquei mais 1 totalizando 4GB);
- Troquei a pasta térmica e fixei melhor o cooler; 
- Troquei a bateria da BIOS;

O problema inicial de aquecimento do processador continuou, e desligava após 20... 30 min

Daí troquei o processador e parou de aquecer, temperatura não passa dos 40°, porém o problema de desligar após aquecer passou, agora ficou pior kkkk desliga após uns 10 segundos.

Com isso segui com os testes:

- Troquei a fonte (por outras 2 que funciona em outros pc) e não resolveu;
- Testei mais 6 pentes de memória, limpando todos e testando 1 por vez e não resolveu (memórias que funciona em outros pcs);

Ouvi falar que o soquete da bateria deste modelo de placa-mãe, costuma dar problema, porém testei pressionando com dedo e o problema persisite.

Agora, nem liga mais, somente liga cooler e fonte mas não dá imagem, se eu insistir muito, carrega o SO, mas desliga após alguns segundos.

Segue modelo do computador:

Placa A6vmx Series Socket Amd2 
Processador Amd Am3 Athlon 2 X2 245 2.8 Ghs
Memória Veteke DDR2 2GB
HD - Western Digital 320GB

Peço desculpas por postar um texto tão grande, mas não quero que percam tempo fazendo pergunta na qual já poderia descrevr aqui, e pasmem, já vi este problema em dezenas de fóruns e segui as idéias mas não rolaram...

HELPE ME PLEASEEEEE!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só restou placa-mãe. Pode ser algum resistor ou capacitor que parou de funcionar. No meu trabalho tem um computador dual core que caiu a solda de um capacitor, sem o capacitor o até computador liga, mas não dá boot no HD.

Enfim, no seu caso, deduzo que algum componente da placa-mãe esteja danificado, consequentemente isso pode estar causando a instabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

@CiroboyBR Obrigado peça resposta.

Eu tenho quase certeza que seja a placa-mãe também, eu vou falar com meu amigo para comprar uma para eu montar, se resolver eu volto aqui para comunicar e encerrar o fórum... obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal,

Troquei a placa-mãe e resolveu.

Tinha 2 problemas:

1º Aquecimento do processador, resolvido após troca;

2º placa-mãe desligando sozinha, resolvido após troca da placa.

Valeuuu.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais