Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Manoel S Junior

RESOLVIDO PC desliga após alguns segundos, cooler e fonte continuam ligados

Recommended Posts

Caros, após 8 dias de muita pesquisa e insistência, resolvi abrir este fórum para pedir ajuda de vocês.

Confesso que já olhei por volta de 12 fóruns aqui no Clube, e dezenas de vídeos afim de encontrar a solução do meu problema, porém não consegui resolver o problema.

Meu amigo pediu para formatar seu PC, que estava com Windows 7, e estava travando muito e desligando sempre.

Ok, é meu amigo, peguei de boas, já que estou de férias falei que faria e nem iria cobrar (é um amigo irmão).

Formatei de boa, instalei Windows 10, programas e tal, daí do nada desligou como meu amigo disse que acontecia, ok terminei de instalar o Windows, desliguei a maquina e resolvi abri-lá.

Estava um caos, muita sujeira, cooler mau encaixado, com o suporte quebrado e amarrado um fio daqueles de amarrar pão de forma (xinguei muito o ultimo cara que mexeu no PC).

Ok, fiz a lição de casa, desmontei tudo, limpei gabinete, placa-mãe com pincel e com muito cuidado, troquei pasta térmica, como eu não tinha outro suporte do cooler, fiz uma adaptção com uma braçadeira enforca gato, e ficou muito bem fixa.

Beleza... limpei a memória com borracha, limpei o slot, troquei a bateria da BIOS, fiz uma geral que qualquer técnico bom faz, daí liguei o PC, e ficou lindo... passou alguns minutos, eu instalando os programas, puff, desliga sozinho porém o mesmo problema de sempre: Cooler continua ligado e fonte também.

Ok, desmontei tudo e testei de novo, desligou como esperava, daí eu fui e coloquei o dedo do processador, estava torrando... Dai eu liguei e olhei a temperatura da BIOS e estava passando dos 60% a CPU.

Daí eu fui e comprei outro processador com cooler novo, beleza, liguei e todo feliz normalizou, temperatura não passa dos 40°... Daí do nada a maquina desliga de novo, eu já chateado fiz 1 milhão de teste e o problema continuou.

Bom, agora fui eliminando os possíveis problemas, já vi que processador não é porque não passa dos 40, pasta térmica nova, bateria da BIOS nova, resetei a BIOS pela CMOS, tinha 1 pente de memória e eu havia colocado mais 1 deixando com 2, ok, tirei um e deixei só um após ter limpado de novo, e nada, continua ligando e desligando.

Testei a fonte, coloquei outras 2 fontes e o problema continuou.

Só não testei o HD, creio que não seja, já que o SO sobe.

Por fim, depois de testar tudo isso, e não ter resolvido, lavei a placa-mãe, sequei com secador e depois deixei mais 3h no sol, liguei e PAM, mesmo problema...

Resumão dos testes que fiz:
Formatei a maquina tirei Win 7 e instalei Win10- Ok;

- Ao começar desligar sozinho, desmontei o PC e limpei tudo;
- Limpei memória com borracha (tinha só 1 pente de 2GB, coloquei mais 1 totalizando 4GB);
- Troquei a pasta térmica e fixei melhor o cooler; 
- Troquei a bateria da BIOS;

O problema inicial de aquecimento do processador continuou, e desligava após 20... 30 min

Daí troquei o processador e parou de aquecer, temperatura não passa dos 40°, porém o problema de desligar após aquecer passou, agora ficou pior kkkk desliga após uns 10 segundos.

Com isso segui com os testes:

- Troquei a fonte (por outras 2 que funciona em outros pc) e não resolveu;
- Testei mais 6 pentes de memória, limpando todos e testando 1 por vez e não resolveu (memórias que funciona em outros pcs);

Ouvi falar que o soquete da bateria deste modelo de placa-mãe, costuma dar problema, porém testei pressionando com dedo e o problema persisite.

Agora, nem liga mais, somente liga cooler e fonte mas não dá imagem, se eu insistir muito, carrega o SO, mas desliga após alguns segundos.

Segue modelo do computador:

Placa A6vmx Series Socket Amd2 
Processador Amd Am3 Athlon 2 X2 245 2.8 Ghs
Memória Veteke DDR2 2GB
HD - Western Digital 320GB

Peço desculpas por postar um texto tão grande, mas não quero que percam tempo fazendo pergunta na qual já poderia descrevr aqui, e pasmem, já vi este problema em dezenas de fóruns e segui as idéias mas não rolaram...

HELPE ME PLEASEEEEE!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só restou placa-mãe. Pode ser algum resistor ou capacitor que parou de funcionar. No meu trabalho tem um computador dual core que caiu a solda de um capacitor, sem o capacitor o até computador liga, mas não dá boot no HD.

Enfim, no seu caso, deduzo que algum componente da placa-mãe esteja danificado, consequentemente isso pode estar causando a instabilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@CiroboyBR Obrigado peça resposta.

 

Eu tenho quase certeza que seja a placa-mãe também, eu vou falar com meu amigo para comprar uma para eu montar, se resolver eu volto aqui para comunicar e encerrar o fórum... obrigado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal,

 

Troquei a placa-mãe e resolveu.

 

Tinha 2 problemas:

 

1º Aquecimento do processador, resolvido após troca;

2º placa-mãe desligando sozinha, resolvido após troca da placa.

 

Valeuuu.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×