Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha para 110v


Posts recomendados

Boa noite!

 

Estou montando um filtro de linha para rede 110v e estou utilizando um esquema que encontrei na internet faz um tempo.

Vamos as minhas dúvidas:

 

1- No esquema existem componentes ligados ao terra mas como em minha residência não existe o aterramento eu poderia tranquilamente remover esses componentes sem problemas? 

2- Qual o valor desse resistor?

3- Os núcleos toroidais devem ser os indicados na lista de componentes ou posso utilizar de tamanhos diferentes como os da foto (são os que possuo aqui)? O fio pode ser esse que tenho (seria esse logo ao lado do fio de estanho)?

 

Na tabela de varistores é mencionado dois tipos TVR20 201 e TVR20 221, dei uma pesquisada e recomendam 250K20 ou varistor entre 150v a 175v. Qual devo utilizar e como pedir o componente corretamente na hora da compra?

 

Peço, se possível, que revisem esse esquema caso haja algo errado ou algo a melhorar.

filtro 1.JPG

filtro 2.JPG

filtro 3.JPG

DSC00750.JPG

filtro - lista.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já havia lido esse tópico porém nele não são citados todos os componentes e é diferente do meu e obviamente muito melhor mas pretendo construir um mais simples como o que citei.

 

Sobre o aterramento, com certeza seria bom mas não tenho como providenciar por isso mencionei se eu poderia remover os componentes ligados ao terra já que na minha visão são inúteis sem o terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei na dúvida sobre o código do varistor. Nas fotos do colega Faller esta como TVR 20 271 e TVR 40271, no post 67 ele menciona o tipo 20D391K de 250v e o 20D431K de 275v. Acredito que depende se a ligação for entre fase e terra, neutro e terra etc... o que preciso é do varistor apenas entre fase e neutro.

 

Esse esquema mais simples postado pelo Faller (esta no anexo a baixo) esta bem mais similar ao que quero e nele são indicados os componentes. Ainda seriam esses os recomendados mesmo que eu não tenha o terra?

 

Sobre o aterramento, li que preciso apenas de uma hastes de cobre com aproximadamente 2,4 metros fincada no solo e ligado no terra da tomada. Pode ser fio rígido de cobre daqueles bem grossos usados para fazer a rede elétrica residencial? 

1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, SkyFire161 disse:

Fiquei na dúvida sobre o código do varistor. Nas fotos do colega Faller esta como TVR 20 271 e TVR 40271, no post 67 ele menciona o tipo 20D391K de 250v e o 20D431K de 275v. Acredito que depende se a ligação for entre fase e terra, neutro e terra etc... o que preciso é do varistor apenas entre fase e neutro.

Os varistores 40271 são maiores e mais robustos, mas mais difíceis de encotrar. Pode usar 20271 ou 20D391K.

 

9 horas atrás, SkyFire161 disse:

Sobre o aterramento, li que preciso apenas de uma hastes de cobre com aproximadamente 2,4 metros fincada no solo e ligado no terra da tomada. Pode ser fio rígido de cobre daqueles bem grossos usados para fazer a rede elétrica residencial?

Deve usar cabo de 10mm2 para ter boa resistência mecânica. Procure na internet o Manual de Instalações Elétricas Residenciais Prysmian, tem orientações como fazer uma instalação correta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ricardov disse:

Procure na internet o Manual de Instalações Elétricas Residenciais Prysmian, tem orientações como fazer uma instalação correta.

Ótimo manual. Vou procurar onde vende esse eletrodo de aterramento.

 

8 horas atrás, Ricardov disse:

Pode usar 20271 ou 20D391K.

Independente se a ligação for entre F-N, F-T e N-T, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola. 

 

Montei o filtro porém fiquei com algumas dúvidas. Devo colocar o capacitor de 470nF entre as bobinas ou após elas?

 

Esse resistor achei bem pequeno, é o correto a utilizar? É recomendável usar um de 1W mais robusto?

 

Os fusíveis podem ser os de 4A ou devem ser de 10A?

 

E por último, posso utilizar essas bobinas nesse filtro para 110V? Segue imagem. Não sei se o fio é muito fino ou o formato e espiras são errados para esse fim.

a.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, SkyFire161 disse:

Ola. 

 

Montei o filtro porém fiquei com algumas dúvidas. Devo colocar o capacitor de 470nF entre as bobinas ou após elas?

Exatamente aonde ele está. entre uma bobina e outra

 

Esse resistor achei bem pequeno, é o correto a utilizar? É recomendável usar um de 1W mais robusto?

Calculemos a potência que ele irá dissipar. P = V^2/ R  = 127 x 127 / 150.000 = 0,107 Watts.  O de 0,5 Watts dá e sobra muito em potência..

 

Os fusíveis podem ser os de 4A ou devem ser de 10A?

 

E por último, posso utilizar essas bobinas nesse filtro para 110V? Segue imagem. Não sei se o fio é muito fino ou o formato e espiras são errados para esse fim.

a.JPG

Quanto a espessura do fio. Estabeleça uma corrente da ordem de 5 Amperes circulando na bobina e meça a queda de tensão sobre ela. Não deve ultrapassar um Volt..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, faller disse:

Exatamente aonde ele está. entre uma bobina e outra

Ok, vou fazer o ajuste na posição e colocar entre as bobinas.

 

13 horas atrás, faller disse:

Os fusíveis podem ser os de 4A ou devem ser de 10A?

 

Utilizei dois de 4A mas pelo que vi o recomendável para 110v é de 10A, correto?

 

13 horas atrás, faller disse:

Quanto a espessura do fio. Estabeleça uma corrente da ordem de 5 Amperes circulando na bobina e meça a queda de tensão sobre ela. Não deve ultrapassar um Volt..

Você diz fora do circuito? Não possuo fonte de bancada regulável, apenas fontes aleatórias de amperagens aleatórias. Eu posso utilizar para esse teste uma de 12v/4A? Tenho outras de 1A, 2A, 3A..

 

Vamos ver se entendi, devo aplicar uma certa tensão com 5A em uma das extremidades da bobina e ao medir a outra extremidade a queda de tensão terá que ser no máximo 1V, ou seja, se eu aplicar uma tensão de 12v..ao medir a saída da bobina a tensão deve estar em torno dos 11v, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, SkyFire161 disse:

 

Vamos ver se entendi, devo aplicar uma certa tensão com 5A em uma das extremidades da bobina e ao medir a outra extremidade a queda de tensão terá que ser no máximo 1V, ou seja, se eu aplicar uma tensão de 12v..ao medir a saída da bobina a tensão deve estar em torno dos 11v, certo?

Não.. Pegue alguma coisa ai na sua casa, que demande coisa de 500 a 600 Watts, (600 Watts dividido pelos 110 Volts = aproximadamente os 5 Amperes desejados) interrompa um dos fios da alimentação e insira ai uma dessas bobinas e meça a queda de tensão sobre a bobina..

Pode ser uma torradeira, uma cafeteira, uma máquina de fazer churros, uma panela de pressão elétrica ou pode até ser uma ligação em paralelo de alguns desses dispositivos de modo a somar mais ou menos 600 Watts..

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, SkyFire161 disse:

Consegui dois núcleos toroidais mas são de ferro, é possível utilizar para esse projeto?

Com núcleos de ferro dificilmente conseguirias os valores de indutância que um bom filtro de linha necessita..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Entendi. Irei fazer esse teste e retorno com o resultado.

 

13 minutos atrás, faller disse:

Com núcleos de ferro dificilmente conseguirias os valores de indutância que um bom filtro de linha necessita..

Beleza. Me diga, o tamanho e formato do núcleo interfere em algo ou posso utilizar qualquer um desde que seja de ferrite?

Tenho alguns aqui porém são pequenos e dois num formato diferente...segue foto

 

p_indutor-nucleo-de-ferro-8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O formato do núcleo, o material desse núcleo e o número de espiras tudo isso contribui para o valor da indutância resultante. Algumas vezes alguns mesmo núcleo (mesmo formato), todos de ferrite, parecendo ser idênticos podem ter sido fabricados de materiais de diferente características..

Dê uma olhada por ai para se familiarizar com isso:

www.thornton.com.br/produtos.htm

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz as medidas na bobina utilizando alguns aparelhos. Os testes foram feitos apenas em um dos lados da bobina.

Segue tabela dos valores:

 

Obs: Quando fui medir usando o liquidificador a tensão ficou variando muito sendo impossível estabelecer algum valor. Na medida feita com a torradeira a bobina começou a emitir um ruído.

Untitled.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pegando o processador, 500 Watts (500/110 = 4,5 Amperes) deu uma queda de 1,3 Volts. Essa bobina está no limite para usares ai pois perde 4 x 1,3 Volts = 5,2 Volts de queda de tensão, ainda tolerável mas no limite..

São 4 pois seu filtro terá 4 dessas bobinas em série, certo???

 

Se quiseres melhorar isso dai substitua esse fio dai por um mais grosso e coloque tanto fio quanto couber alí no carretel..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, faller disse:

São 4 pois seu filtro terá 4 dessas bobinas em série, certo???

Sim, duas em série no neutro e mais duas no fase.

4 horas atrás, faller disse:

Se quiseres melhorar isso dai substitua esse fio dai por um mais grosso e coloque tanto fio quanto couber alí no carretel..

Na verdade estou utilizando esse tipo de bobina mostrado abaixo que são idênticas, não a de formato de carretel.

Então o ideal seria uma queda de tensão de menos de 4 volts usando as 4 bobinas, menos de 1 volts por bobina, certo?

Em 4/30/2018 às 00:23, SkyFire161 disse:

a.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, SkyFire161 disse:

 

Então o ideal seria uma queda de tensão de menos de 4 volts usando as 4 bobinas, menos de 1 volts por bobina, certo?

 

 Sim, isso mesmo, mas veja que essa não é uma regra rígida e sim mais uma limitação tolerável da perda de cerca de 5% da tensão da rede, que é encarado como valor não significativo.. Rede 110 Volts 5% = até 5,5 Volts ainda tolerados como queda nas bobinas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...