Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para OC Q9650


Kagaho

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Gostaria de sugestões de placa-mãe para fazer OC tanto do Q9650 (mínimo 1600 MHz) quanto das DDR3 (mínimo 1600 MHz) e, portanto, gostaria que indicassem três sugestões com marca e modelo para poder dar uma pesquisada.

Gostaria de que tivesse pelo menos umas 6 conexões sata e 8 GB (se puder ser 16 GB, melhor) de RAM DDR3. :)

Se por milagre tiver duas PCI-E de x 16... :lol:  :P

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho Olá boa tarde. Caro colega infelizmente não consegui achar nenhuma placa-mãe da série de socket 775 que suporte 16GB DDR3 cara. De 8GB até achei sim porém com 4 satas apenas e OC piora ainda mais a situação já que as únicas placas que você encontra no mercado são as mais "simples".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho A única que encontrei foi esta porém só possui suporte à memórias DDR2

GA-EP43-S3L

adicionado 9 minutos depois

Olha veja esses modelos à seguir:

GA-EP45T-UD3P

GA-EP45T-USB3P(Tente procurar esta no AliExpress)

Veja essa no AliExpress - GA-P45T-ES3G

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 @Kagaho

 

Por incrível que pareça existem modelos dessa geração com suporte 16GB DDR3 2133mhz, USB 3.0, wi-fi, mas são difíceis de achar, geralmente o chipset em que se encontra essas mobos são os P45.

 

Asus P5Q3, o kit vai com a mobo  + core 2 duo + 4gb ddr3 por 450 reais, muito, mas muito em conta uma mobo top até para os dias atuais:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000190277-core-2-duo-asus-p5q3-deluxe-8-gb-ddr3-_JM

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5Q3_DeluxeWiFiAP_n/

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, OCCT disse:

@GabrielLP14 @Kagaho

 

Por incrível que pareça existem modelos dessa geração com suporte 16GB DDR3 2133mhz, USB 3.0, wi-fi, mas são difíceis de achar, geralmente o chipset em que se encontra essas mobos são os P45.

 

Asus P5Q3, o kit vai com a mobo  + core 2 duo + 4gb ddr3 por 450 reais, muito, mas muito em conta uma mobo top até para os dias atuais:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000190277-core-2-duo-asus-p5q3-deluxe-8-gb-ddr3-_JM

 

https://www.asus.com/Motherboards/P5Q3/specifications/

 

 

Impressionante mesmo colega que ainda há placas top de linha da série 775 à venda mesmo usadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14

 

Eu também me surpreendi, mobo rara por 450 com cpu e memória se eu fosse o autor do tópico aí comprava o vendedor é confiável.

 

E ele já tem um Q9650 com essa mobo dá para subir acima de 4ghz e não deve em nada para quad-core mais recentes já vendidos com clocks maiores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, OCCT disse:

@GabrielLP14

 

Eu também me surpreendi, mobo rara por 450 com cpu e memória se eu fosse o autor do tópico aí comprava o vendedor é confiável.

Sim sim, cara somente a placa-mãe ele ainda está cobrando R$300 apenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14

 

Mobo top vem com Wi-Fi, USB 3.0, suporte SLI e CROSS suporta 16GB DDR3 2133mhz dual-channel, os Core 2 Quad usando DDR3 tem mais performance com overclock do que os outros kits com DDR2 que a maioria da galera usa e posta no youtube, experiência própria, mas quando fiz OC a minha mobo era um p5qc inferior a essa aí, suportava até 8GB DDR3 1600mhz e 16GB DDR2 800mhz, não tinha wifi e nem usb 3.0, mas era boa de overclock.

 

Ah se eu ainda tivesse o Q9550, ia me desafiar em overclock com esse kit do anúncio e quem tiver ou x5470 3.33ghz dava para usar bios mod montar e topar com OC em 4.5ghz, uma máquina  rápida até para os dias atuais equiparável i5 quad mais recentes.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho

 

Quando eu tinha o kit Asus p5qc + q9550 usava 2x4GB DDR3 1333mhz em dual-channel, essa mobo não tinha o suporte que a do ml tem aí mano.

 

O suporte dessa mobo do ml Asus p5q3 é 4 pentes de 4GB DDR3 2133mhz, totalizando 16GB.

 

Se ainda tiver a venda é bom comprar, é uma raridade!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Kagaho

 

Primeiro passo quando se compra uma mobo usada é resetar a bios e tentar várias memórias para ver se são compatíveis, verifica se a placa de vídeo está encaixada direitinho também, qual o restante do kit que você está usando com a mobo? Tem também a questão da bios estar atualizada, quando comprei a P5QC veio com bios antiga.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @OCCT !

 

Placa-mãe: P5Q3 Deluxe Wifi.

Processador: Q9650

Ram: 4 GB 1333 MHz.

HD: Samsung 80 GB SATA II

Placa de vídeo: GeForce 8600 GT

Cooler: Hyper T4

Fonte CX 650

 

Agora vem as dúvidas:

1. Como limpar a BIOS?

2. Como atualizar essa BIOS? 

Sei que essas duas devem estar no manual, mas para agilizar resolvi perguntar.

3. Já desconectei e conectei a placa de vídeo três vezes. Creio que não seja ela o problema.

4.Infelizmente só tenho esse pente de memória. :(

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho

 

Desconecta o pc, tira todos os cabos, retira a bateria da placa-mãe, em seguida desliga a chave da fonte, segura o botão power frontal do gabinete por 10 segundos. Espera 1 minuto, coloca a bateria novamente reconecta tudo e testa, existe grande possibilidade de ser a bios ou o pente de memória, eu tive dificuldades para achar memória ram ddr3 compatível com a asus p5qc e era obrigatório atualizar a bios para resolver problema de incompatibilidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @OCCT!

 

Então, deu certo ao limpar a BIOS.   :)

Agora ela liga.    :D

Contudo, ganhei outro problema o qual você comenteu ali antes, as memórias RAM.

A BIOS não reconhece o pente de memória mesmo tendo-a atualizado para a última versão constante na página da ASUS .

Sabe dizer qual o caminho a trilhar para eu conseguir fazer reconhecer?

 

Att.

 

PS.:  Tem como me ajudarem: @.Solutionn., @Math.Pi, @GabrielLP14, @NascarBR, @FIRE_Scheifer e @Atretador .

adicionado 25 minutos depois

Olá, @RS Faria, @DiF, @Evandro e @Viny!

 

Saberiam indicar o caminho para fazer reconhecer memória RAM 4GB 1600 MHz na P5Q3 Deluxe/Wifi mesmo já tendo atualizado a BIOS?

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho

 

Cara o primeiro passo é você atualizar a bios e testar e parabéns pela placa-mãe realmente é uma raridade e muito boa para os dias atuais.

 

No site do fabricante a última bios resolve problema de incompatibilidade com memória ram:

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5Q3_DeluxeWiFiAP_n/HelpDesk_BIOS/

 

Versão 21052009/07/031.16 MBytes

P5Q3 Deluxe/WiFi-AP @n BIOS 2105
Enhance the compatibility with certain memory.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @GabrielLP14 e @OCCT!

 

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

No caso você está tentando deixar um pente de 1600 e 1333 ao mesmo tempo e não está dando certo correto?

Isso! Ambos de 4 GB, contudo de frequência e latência diferentes.

 

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:
Você está com o BIOS 2105 de 03/07/2009?

Sim, foi a segunda coisa que fiz. :)

 

2 horas atrás, OCCT disse:

Cara o primeiro passo é você atualizar a bios e testar.

Pesquisei, baixei e instalei a BIOS versão 2105 quando você comentou na segunda que eu tinha que limpar a BIOS e atualizá-la. :thumbsup:

 

Eu testei as memórias separadas, inclusive trocando-as de slot e a única que funcionou foi a de 1.333MHz. :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...