Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC preciso controlar dois motores dc por rele com pic 16f877a


Posts recomendados

Ola pessoal boa tarde !!

 estou com um projeto de uma mini vending machine, ela vai ter duas molas para liberar os produtos e as mesmas serão adaptadas a dois motores dc(motor de vidro de carro) e acionadas por um botão. no caso do motor ele só vai girar para um lado, eu preciso ter o controle do giro dele, preciso que ele de uma volta inteira para liberar o produto que ficara entre a mola. 

 

na maquina só vai conter dois motores, dois botões, um para cada mola e um display para mostrar as informaçoes e orientar as pessoas.  eu ainda nao domino esse mundo da programaçao, sou iniciante e tenho muitas duvidas quanto a isso, programação, hardware virtual, etc.. gostaria muito da ajuda de vcs. desde ja agradeço !!  :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hi... welcome

 

Dar a volta inteira é fácil. Coloque uma chave ótica ou um reed swich e um ímã no eixo pra sentir a volta. Um algoritmo simples como:

-ligue o motor

zero:

-gire até achar o sensor

-desligue o motor

-aguarde pressionar o botão

-ligue o motor

-dá um tempinho pra sair do sensor

-volte a zero:

Pronto! Uma volta completa e meio caminho andado!

 

Escrever no display só parece mas não é nada difícil.

 

Programação tem aos montes. Escolha a que mais lhe apetece. Hardware virtual tem o proteus que é bem bacana. Dê os primeiros passos mostrando algo que já fez com sucesso. Publique o esquema.

 

Se não fez nada, sem problema. Todos somos eternos iniciantes. Mas pelo menos tente e não tenha medo de errar (pelo menos na simulação do virtual kk) . Dica: comece com um pisca led.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carol Abdias ,

 

Bem vinda ao Fórum.

 

O motor é DC, só gira para um lado, mas você precisa que ele sempre dê voltas inteiras.... como você vai saber o momento de desligar o motor ?