Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha Clamper: LED da proteção ativa desligado


Posts recomendados

Oi. Tenho um filtro de linha Clamper (https://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-8-preto) e não sei se a proteção ativa dele já era ou se simplesmente não está ativada por outro motivo que não envolva o filtro.

 

Há de se notar algumas coisas:

  • ele já tem 3 anos (o do site tem o botãozinho vermelho, o meu é igual, mas com botão azul);
  • me mudei faz 1 ano e na casa onde morava antes, até onde me lembro, o LED da proteção ativa ficava aceso;
  • fiz uns testes nas tomadas da casa nova com uma chave de teste de tensão (aquelas com uma lampadazinha dentro) e na maioria delas (tomadas de 3 pinos) o fio fase fica na esquerda, daí não sei se está errado (li que o fase nas tomadas de 3 pinos convencionalmente é na direita) e por isso a proteção do filtro não funciona ou se não tem nada a ver;
  • nessa rua da nova casa já aconteceram vários apagões (é um pé de morro, logo, imagino, muito gato e ligação elétrica mal feita) que inclusive danificaram a minha geladeira (já era velha) e o relógio medidor do apartamento me deixando sem luz até a companhia elétrica vir consertar.

 

Todo dia um novo mistério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ficar a esquerda ou a direita da tomada vai depender de como esta tomada está instalada e de que tipo de tomada estás falando..

 

Identifique sua tomada (pode ser um link com uma foto da mesma) para melhor entendimento.  Se a fase estiver erradamente conectada a tomada pode sim fazer com que esse led não acenda. Leds de sinalização, quer pela baixa qualidade do componente, quer pela operação em AC ou DC pulsante podem facilmente chegar ao sei fim de vida prematuramente, mas isso não vai afetar o poder de filtragem ou da supressão de surtos que o filtro possui...

Para sua referência veja ai a correta distribuição dos fios na tomada, quando vistas de frente..

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

Evidentemente, se a tomada estiver virada na parede, a posição muda

Observe

Polarizacao%20diversas%20tomadas_zps8id9

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, as tomadas que eu testei são do novo padrão brasileiro de 3 pinos. E todas elas ficam na posição normal (pino do meio pra cima). Mas aí vai:

 

  • Todas elas, exceto uma, tem o fio fase na esquerda;
  • Mesmo essa que, diferente das outras, tem o fase na direita, não ativou o LED da proteção ativa;
  • O filtro acompanhou a orientação das tomadas em que era conectado. Se o fio fase na parede era na esquerda, assim ficava nas tomadas do filtro, se era na direita, ficava na direita.

 

Como eu verifico se as tomadas realmente tem aterramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Martin Mystery disse:

Descobri que o prédio onde moro não tem aterramento. Não vi fio terra nos postes da rua e na caixa dos relógios medidores só saem 2 fios (o fase e o neutro, óbvio) pra cada apartamento.

 

Será que isso inutiliza a proteção do filtro?

Aqui também não tem aterramento, mas o filtro faz seu papel do mesmo jeito. Só no caso de uma tempestade carregada de raios, o melhor a fazer é tirar seu filtro de linha Clamper com PC, monitor, etc da tomada e desligar o cabo de rede da sua internet até a tempestade passar. 

 

Eu cuido muito essa questão de energia. Tenho uma fonte com um projeto bem recente e confiável (Corsair CX450) e um filtro de linha Clamper com proteção contra surtos. Durmo tranquilo, pois meu PC fica 24h ligado e sei que está bem protegido.

 

Mas em dias tempestuosos, faço questão de tirar tudo da tomada e o cabo de rede da placa até os raios pararem. O cabeamento da minha casa é antigo e não tem terra, só fase e neutro. E como o seguro morreu de velho, eu mesmo tiro da tomada tudo quando a coisa enfeia lá fora com os raios.


Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @torrentman , acho que a proteção contra surto ainda está lá. Meu medo é com coisa mais assustadora como tempestade e surto muito alto. Mas aí a sua dica é realmente um imperativo em casos como os nossos. Mesmo tendo proteção nos aparelhos, nunca se sabe... Depois você acaba com um prejuízo e daí que consiga pedir ressarcimento à companhia elétrica...

 

Off-topic: Como você se sente seguro com uma fonte de 450W para segurar um computador tão potente?! E que fica ligado 24h! Sua placa de vídeo, segundo o fabricante, pede no mínimo 500W. Eu tenho uma máquina bem inferior (o uso dela também não é nada avançado) mas tenho uma fonte da mesma linha (Corsair CX) só que de 600W.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Martin Mystery disse:

Pois é @torrentman , acho que a proteção contra surto ainda está lá. Meu medo é com coisa mais assustadora como tempestade e surto muito alto. Mas aí a sua dica é realmente um imperativo em casos como os nossos. Mesmo tendo proteção nos aparelhos, nunca se sabe... Depois você acaba com um prejuízo e daí que consiga pedir ressarcimento à companhia elétrica...

 

Off-topic: Como você se sente seguro com uma fonte de 450W para segurar um computador tão potente?! E que fica ligado 24h! Sua placa de vídeo, segundo o fabricante, pede no mínimo 500W. Eu tenho uma máquina bem inferior (o uso dela também não é nada avançado) mas tenho uma fonte da mesma linha (Corsair CX) só que de 600W.

 

É bem tranquilo amigo, a fonte trabalha com certa carga e com isso sua eficiência fica bem alta, ao contrário de uma de 600~700W que ficaria mais ociosa. Teria menos eficiência.

 

A Nvidia pode recomendar 600W para a 1070, mas nunca que o sistema vai requerer mais que 450W de potência elétrica. Só se fosse um Intel Extreme de 6 cores X99 da vida, com SLI, etc... meu PC do jeito que está consome de 330 a 370W no máximo dos máximos. Não mais que isso. E notadamente essa CX450 tem um projeto novo e consegue entregar até mais de 500W.

 

Portanto é bem tranquilo usá-la no meu setup. Já fiz tudo que é teste no PC com jogos pesados como Crysis 2 no Ultra e a fonte sequer ficou quente... o pessoal (Nvidia/AMD) meio que exagera nas recomendações de fonte... eles acham que todo mundo tem six-core da vida, 8 pentes de RAM, SLI, etc... devem ter parceria com fabricantes de fonte.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa @torrentman ... E você pode me explicar como é feito o cálculo do consumo elétrico? Ou me indicar algum tópico aqui mesmo.

 

Na época que montei meu pc me baseei num livro que aconselhava a escolher uma fonte sempre superior ao que o computador realmente necessitava, assim eu ficaria seguro. E, de fato, não tive problemas com essa fonte nenhuma vez. Faz 3 anos que uso meu pc e os problemas que ele me deu foram com drives e incompatibilidades. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Martin Mystery disse:

Puxa @torrentman ... E você pode me explicar como é feito o cálculo do consumo elétrico? Ou me indicar algum tópico aqui mesmo.

 

Na época que montei meu pc me baseei num livro que aconselhava a escolher uma fonte sempre superior ao que o computador realmente necessitava, assim eu ficaria seguro. E, de fato, não tive problemas com essa fonte nenhuma vez. Faz 3 anos que uso meu pc e os problemas que ele me deu foram com drives e incompatibilidades. 

Neste site tem uma ferramenta para você ter uma ideia do consumo elétrico das suas peças:

 

https://outervision.com/power-supply-calculator

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...