Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que saímos do Facebook


Posts recomendados

Estou gradativamente abandonando o FB também.

Só uso pra lembrar o aniversário dos meus amigos, e parabeniza-los. Só não abandonei de vez por esse motivo, já que muitos estão distantes. Acho que a minha última postagem foi uns 6 meses atrás.

Parabéns pela decisão, @Gabriel Torres!

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo vantagem em ter facebook ou qualquer rede social pública, tive de 2009 até 2012, a "vantagem maior" é para as outras pessoas curiarem as nossas vidas e falarem sobre futilidades.


Não vejo necessidade em algo que não tem retorno produtivo, financeiro para fins particulares ou empresariais/negócios.

 

Redes sociais estilo "face" disseminam ainda mais os  leigos, mais gente desinformada, mais gente cheia de mitos em relação a informática. 

 

O nosso fórum e o site merecem mais atenção do que muitos outros por aí que tem mais acesso em youtube e redes sociais, tem tantos canais com um conteúdo de baixa qualidade por aí e tanta gente acreditando e seguindo essas opiniões disfarçadas de assuntos técnicos que dá pena.

 

 


 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
8 horas atrás, Evandro disse:

Patrão, agora que você fechou a página, podemos xingar os comentários toscos lá no fb? :wiggle:

 

Como você mesmo percebeu, a página ainda não está tecnicamente "fechada": eu apaguei todos os posts e mantive apenas um post, divulgando este editorial, de forma informar a todos. Após 24 horas eu excluirei a página de forma definitiva.

 

Em tempo: estou testando o LinkedIn. Inclusive postei o link do meu perfil aqui em todas as páginas do CDH. Me recomendaram como uma alternativa séria. Vamos ver.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel, eu entendo você sobre o ponto de vista de quem tem um site, o lado comercial, eu particularmente não pretendo sair do Facebook, pra quem gosta de tecnologia é um excelente canal para ler as noticias e ainda, para interagir com outros que compartilham a mesma ideia e o dono da pagina

Poderia listar alguns motivos pelo qual prefiro o Facebook ao invés do site, mas hoje o Facebook mudou a forma como nós comunicamos com as empresas, e tambem a forma como não estamos satisfeitos com determinado conteudo, outro motivo e a centralizacao de informacao, o Facebook, felizmente ou infelizmente centralizou a forma como lemos noticias, assim como o Twitter

Eu acompanho seu site a alguns anos e acompanhava mais no Facebook, espero que você em algum momento entenda também o lado do leitor que é a forma como nós interagimos com você, seu site e os leitores para compartilhar ideias e informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Não sou o patrão, mas acho melhor não. O intuito é deixar morrer por lá, então melhor "não alimentar os trolls".

 

Pode não ser, mas continua sendo nosso mestre. :)

 

3 horas atrás, Gabriel Torres disse:

 

Como você mesmo percebeu, a página ainda não está tecnicamente "fechada": eu apaguei todos os posts e mantive apenas um post, divulgando este editorial, de forma informar a todos. Após 24 horas eu excluirei a página de forma definitiva.

 

Em tempo: estou testando o LinkedIn. Inclusive postei o link do meu perfil aqui em todas as páginas do CDH. Me recomendaram como uma alternativa séria. Vamos ver.

 

Eu achei que você ia deixar daquele jeito lá.

 

Sobre o Linkedin, prefiro, já vi gente abandonando o FB e Twitter, ficando só lá, e achei interessante.

 

Espero te ver como um "Influencer" do Linkedin em breve. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres

 

A tendência é de uma "implosão" dos pilares culturais da atualidade. Isso é normal.

 

A forma como redes sociais são usadas e percebidas mudará. 

 

Quando esse processo começar a atingir não só os "millennials" (ah, só um ajuste aqui: "Millennials" são os nascidos entre 1979 e 1995!) mas a geração "Z", as mudanças começarão a ser mais perceptíveis.

 

Não se esqueçam que essas duas gerações moldaram a realidade atual. 

Um pequeno exemplo é o celular. O aparelho atual é focado em uma modalidade de foto (selfie), jogos, aplicativos em geral e até faz ligação.

Isso mostra o impacto cultural dessas duas gerações.

 

Para um público que apenas lê machetes, a saída pontual de alguns canais e empresas do FB, não será percebida.

É preciso um movimento de migração em massa: empresas e pessoas.

Aí sim, começaremos a ver questionamentos sobre os motivos dessa migração.

 

Outra coisa que devemos nos atentar: hyper-valorização e, para usar um termo da moda, "empoderamento" de empresas de Internet/informática/tecnologia.

 

Sou capitalista, acredito e defendo a valorização por meritocracia, etc, etc etc...

 

Mas está na hora de entendermos que não podemos permitir a dominação do mundo por uma única empresa criada por um estudante no seu quintal, através da nossa disposição em entregar nossas vidas gratuitamente à esta criação!

 

Que o sujeito fique rico é plenamente aceitável...mas meio trilhão de dólares + todo o poder...é de uma irracionalidade monumental!

 

Podemos dizer que a vida pós-moderna está sustentada em apenas quatro gravetinhos:

Microsoft, Google, Android e "empresa do momento" (no caso atual, FB).

 

Outro detalhe importante e grave:

A relação da política e da Ciência do Direito com esse tema é precária! 

 

Há muito o que se discutir...

 

Novamente, parabéns pela decisão.

 

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rafael Tuco disse:

Estou gradativamente abandonando o FB também.

Só uso pra lembrar o aniversário dos meus amigos, e parabeniza-los. Só não abandonei de vez por esse motivo, já que muitos estão distantes. Acho que a minha última postagem foi uns 6 meses atrás.

Parabéns pela decisão, @Gabriel Torres!

 

Tamo junto mano, facebook pra mim é igual vó que nos lembra os aniversários de todo mundo  =P

  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Fokas disse:

Podemos dizer que a vida pós-moderna está sustentada em apenas quatro gravetinhos:

Microsoft, Google, Android e "empresa do momento" (no caso atual, FB).

Só uma opinião, as empresas seriam:

 

Google, Microsoft, Apple, "empresa do momento"

 

Android é da Google rs

 

Lembrando que, as 10 mais ricas empresas do mundo, 8 são chinesas.

 

Via Forbes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, L3oR3y disse:

Só uma opinião, as empresas seriam:

 

Google, Microsoft, Apple, "empresa do momento"

 

Android é da Google rs

 

Lembrando que, as 10 mais ricas empresas do mundo, 8 são chinesas.

 

Via Forbes.

 

É verdade. Eu esqueço sempre desse detalhe.

 

Android tem uma vida própria.

 

Apple eu não coloco na lista. Apesar da Hype e de uma monte de coisas, o alcance está longe das demais.

É produto de nicho de mercado.

 

Portanto, entendo que poderíamos ficar com "Microsoft + Google + Player do momento".

 

Esse dado da Forbes é interessante, mas, precisa de um olhar atento.

A empresa é chinesa...mas quanto de capital estrangeiro tem?

Outra coisa...quantos estrangeiros foram criar empresas na China para se aproveitar das facilidades locais?

 

Por outro lado, a questão da riqueza já não é o ponto mais decisivo.

Precisa colocar nessa balança o controle dessa empresa na sociedade.

 

Reparou como "Coca-Cola" e "McDonalds" (até então, demônios capitalistas, destruidores de lares e da saúde das criancinhas, fruto da perversidade norte-americana etc, etc,) saíram da boca do povo? rsrs

Note como perderam em influência...

Continuam gigantes, mas há uma perda de impacto cultural.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas Não vamos acabar mudando o assunto do tópico rs

 

Mas a Apple tem um poder enorme de influencia. O que é extremamente importante.

É tida como referência. Assim, sendo sólida...

 

O que trás relação com a sua citação a respeito de controle da sociedade...

Em quem as pessoas mais confiam, Apple ou Samsung?

 

Uma é nicho. Outra totalmente o contrário. Fica a discussão...rs

 

Da mesma forma que "Coca-Cola", "McDonald's", perderam influencia, outras ganham. Esse mundo capitalista é uma batalha prazerosa rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não muda o foco do tópico não! rsrs

 

É justamente a diferença dessa influência/poder que estou falando.

 

Quando você fala em "Apple x Samsung" a situação ainda está um pouco melhor. Temos alguma distribuição, concorrência.

Essa briga de "fanboy" acaba sendo interessante para diluir o poderio de ambas.

 

Agora, note que, ambas, foram influenciadas pelo comportamento dos usuários. Comportamento este, lapidado, refinado e estimulado pela realidade criada pelo FB e abraçada pelos usuários.

 

Os celulares são feitos para o sujeito passar o dia no FB e tirando selfie. Ou seja, não adianta nada a Apple/Samsung inovarem em algo, o celular deles precisa fazer selfie boa para o FB!

As pessoas precisam mostrar que a câmera do seu celular é melhor do que a do vizinho!

 

No final, você tem o FB influenciado duas gigantes. 

Ou seja, quem domina o que?

Alguém venderia um celular que não tira boa foto e que não consegue conectar direito ao FB?

 

A questão toda é o monopólio dado pela sociedade. As vezes, por falta de opção...

Quem compete, de verdade, com Microsoft/Google/FaceBook no momento?

 

Aí você pega o FB, selecionando conteúdo, controlando divulgação mundial de notícias e outras coisas mais...ou seja, esticando seus tentáculos para coisas sérias, enquanto o mundo vive de selfie.

 

É nesse momento que "acende o farol do alerta":

Há um concorrente? Por qual razão as pessoas entregam suas vidas? Por ser "grátis" tudo é liberado?

 

Google não faz a mesma coisa?

 

Esse alerta dispara quando uma empresa, um grande grupo de pessoas, questiona publicamente essas práticas! 

 

Por isso a importância dessa decisão do Clube do Hardware! 

 

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 horas atrás, Evandro disse:

Espero te ver como um "Influencer" do Linkedin em breve. :)

 

Pois é, alguns amigos sugeriram experimentar isso. Pode dar um retorno melhor que o FB.

 

Em tempo: acabei de apagar a página de forma definitiva.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

24 horas após termos anunciado a saída do FB, trago uma análise interessantíssima. Divulgamos o editorial no próprio FB, onde teve grande alcance, e atraímos um número de visitantes muito maior do que o normal para o nosso site por conta disso. Como você pode conferir na tela abaixo, normalmente tínhamos menos de 500 usuários vindo ao nosso site por dia através do FB. Ontem (28/03/2018), por conta da publicação do editorial em nossa página do FB, tivemos um número muito maior de visitantes vindo de lá: 3.744. Uma crítica inclusive que o pessoal fez por lá é que estávamos sendo polêmicos e não havíamos apagado de vez a página para atrair mais visitas. (N.B. eu apaguei a página de forma definitiva hoje.)

 

impacto-fb1.jpg

 

Porém, se analisarmos o tráfego total do site, como mostrado na tela abaixo, vemos que o impacto desse aumento no número de usuários oriundos do Facebook em nosso site foi... zero!

 

impacto-fb2.jpg

 

Isto só prova que o tráfego que tínhamos através do Facebook era completamente desprezível: mesmo em um dia atípico, com um tráfego vindo do Facebook muito acima do normal, o impacto em nosso tráfego total era irrelevante.

 

Abraços,

Gabriel.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

3.744

Mais de 700%(me corrijam se estiver errado pf, só péssimo com números), desses deve ter uma boa parcela que não leram o artigo e foram direto nos cometários decretarem a morte do CDH  =/

adicionado 1 minuto depois
13 horas atrás, GabrielLP14 disse:

RSS?

É q faltou o U ali no começo. Seria URSS  :oops:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho um erro, um comportamento típico de manada. O Facebook poderia ser visto, mesmo com essas insatisfações e decepções, como mais um meio de acesso do público que só soma. Essa rede social tem se tornado pelo mundo uma forma livre ( acho que a única de peso ) de expressão da população que sempre foi manipulada pelo que chamam de " poder mundial " e que nas eleições de Trump foi fortemente contrariada perdendo parte da sua participação nos destinos da humanidade ( globalismo ) que tem por objetivo enfraquecer os Estados nacionais, suas fronteiras e progresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, L3oR3y disse:

@Fokas

 

Tem o risco do Facebook comprar o LinkedIn.

 

Microsoft comprou o linkedin por um valor maior que o whatsapp (pagou 26 bilhões de dólares). Boa sorte ao facebook em tentar comprar....

 

@Gabriel Torres

Eu não apagaria a página do face, apenas deixaria a chamada desse editorial como a única postagem disponível.

Assim qualquer um que procurasse o CdH por lá, veria a postagem, (talvez) iria clicar para ler e cairia direito aqui.

 

Sem falar que na chance de evitar que alguem possa "pegar o nome" e fazer besteira....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Correr disse:

Eu não apagaria a página do face, apenas deixaria a chamada desse editorial como a única postagem disponível.

Assim qualquer um que procurasse o CdH por lá, veria a postagem, (talvez) iria clicar para ler e cairia direito aqui.

 

Sem falar que na chance de evitar que alguem possa "pegar o nome" e fazer besteira....

 

Eu descobri uma maneira de proteger o nome, não se preocupe.

 

O problema de manter a página lá são as críticas justamente dizendo que publicamos um editorial dizendo que saímos do Facebook mas na verdade não saímos 100%! Além disso, se deixamos lá apenas este post, os comentários ficam abertos e é um festival de asneiras!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...