Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 220v para 12v CC


Posts recomendados

Fonte chaveada (SMPS):

A coisa mais chata desses projetos são os integrados de regulação. Se for uma fonte para uso geral que não inclua áudio, as fontes flyback é a escolha mais simples. Os integrados viper  e LNK não são difíceis de serem encontrados. A referência feita a áudio se deve aos ruídos que as fontes flyback costumam produzir. Podem ser filtrados, mas exigem certo esforço e experiência. Terá que enrolar seu próprio transformador.

Fonte linear:

É a mais simples de ser projetada, muito boa para áudio. A desvantagem é o peso, volume e custo do transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns fabricantes de chip de fonte te dão tudo que é documento, teoria de funcionamento, esquema, onde comprar, preço e etc. Não me recordo agora. Talvez alguém

Mas no meu . de vista definitivamente não vale a pena projetar uma fonte destas. Considere comprar uma. Muito mas muito mesmo mais barato e eficiente. Mas se for pra aprender, alguns fabricantes de chip te dão tud...  ops! memória falhando...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

como o @Sérgio Lembo falou, nesse link http://www.st.com/content/ccc/resource/technical/document/application_note/53/93/ef/04/84/67/45/fb/CD00159053.pdf/files/CD00159053.pdf/jcr:content/translations/en.CD00159053.pdf é um application note do viper12 e viper22, tem todo o circuito, mas como é uma fonte sem transformador só consegue fornecer no max 350 mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

como o @Sérgio Lembo falou, nesse link http://www.st.com/content/ccc/resource/technical/document/application_note/53/93/ef/04/84/67/45/fb/CD00159053.pdf/files/CD00159053.pdf/jcr:content/translations/en.CD00159053.pdf é um application note do viper12 e viper22, tem todo o circuito, mas como é uma fonte sem transformador só consegue fornecer no max 350 mA.

 

Não por isso.

Daria para fazer com potência maior. 

 

Também é possível ser independente de circuitos integrados monopolizados por fabricantes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minimalista pois já vem pronto.

Quando economia de espaço e dinheiro não é problema, dou preferência aos desafios da engenharia. 

 

Se bem que estes circuitos integrados são caros.

Transistores BCs custam apenas 20 centavos. 

Uma auto oscilante simples usa apenas dois BC e um mosfet de potência. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez abri um carregador celular xing-ling e me interessei pelo circuito da fonte completamente transistorizado. Acabei fazendo a engenharia reversa dele para usar em projetos futuros.

Eis que me aparece a ideia de fazer um circuito para ativar a lâmpada do meu quarto por Controle remoto, então eu precisava de algo pequeno pra caber naquela caixinha da parede sem espaço pra trafo comum e não queria usar fonte sem trafo, a "fontezinha" veio a calhar, só tive que rebobinar o trafinho, já que eu só tinha relé de 12V aos montes.

 

imagem54.GIF

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

:oops:: Agora que vi que desenhei C2 invertido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Uma vez abri um carregador celular xing-ling e me interessei pelo circuito da fonte completamente transistorizado. Acabei fazendo a engenharia reversa dele para usar em projetos futuros.

Eis que me aparece a ideia de fazer um circuito para ativar a lâmpada do meu quarto por Controle remoto, então eu precisava de algo pequeno pra caber naquela caixinha da parede sem espaço pra trafo comum e não queria usar fonte sem trafo, a "fontezinha" veio a calhar, só tive que rebobinar o trafinho, já que eu só tinha relé de 12V aos montes.

 

imagem54.GIF

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

:oops:: Agora que vi que desenhei C2 invertido

Veja quanto de corrente dá para arrancar de um destas:

https://youtu.be/WBO3p3ks1dc

 

WBO3p3ks1dc

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...