Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucassww

RESOLVIDO Super Aquecimento CPU (70C)

Recommended Posts

Bem, meu computador está mostrando uma temperatura alta na CPU(Mais de 70C sempre, as vezes até 100C).

Ele é razoavelmente novo, tem 2 anos e meio de uso, descobri esse problema por acaso(O computador em si não esquenta), estava ocorrendo um erro de CPU Fan Error e fui tentar resolver, entrei nas configurações da Bios e percebi a alta temperatura, abri ele e limpei o cooler(Que fica em cima da CPU) e limpei a CPU, mas não troquei a pasta térmica, até mesmo porque não tenho, mas pelo o que li, ela não faz tanta diferença e não era pro CPU ter essa temperatura mesmo sem a pasta.

Até pensei que era o cooler mal encaixado, já que fui retira-lo sem saber e acabei afrouxando um encaixe, mas antes de mexer ele já estava muito bem encaixado(Tanto que tive dificuldades pra tirar), então meio que descartei essa possibilidade.
O problema do CPU Fan eu resolvi trocando a posição dos encaixes na placa-mãe, provavelmente estavam errados.

Tem um outro problema, não sei se tem algo relacionado mas a minha Bios sempre é resetada quando eu desligo o computador.

Segue algumas imagens:

http://prntscr.com/ixnghd

http://prntscr.com/ixngvp

http://prntscr.com/ixnhoh

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

Nunca reaproveite pasta térmica, você sempre deve colocar uma nova quando remover o cooler do processador e nunca use o PC sem pasta térmica alguma. Se você não tem disponível para realizar a troca então não deveria ter removido o cooler, compre uma DeepCool Z5 que possui um bom custo benefício e faça a limpeza/troca o quanto antes.

A limpeza deve ser impecável também, com pano de microfibra e álcool isopropílico. As presilhas do processador exercem uma força que é necessária para boa transferência térmica, se uma das presilhas quebrou ou afrouxou sugiro comprar presilhas novas e realizar a troca.

Por fim se a BIOS é resetada toda vez que o PC desliga significa que a bateria da sua placa-mãe já não tem mais carga e sempre que o PC fica sem energia, ela não salva as configurações e reseta. Compre uma nova, o nome é CR2032.

Se a temperatura mantivesse nos 70ºC seu PC estaria completamente normal, só quando ultrapassa dos 80ºC que você pode começar a se preocupar.

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, grievous disse:

Vamos lá:

Nunca reaproveite pasta térmica, você sempre deve colocar uma nova quando remover o cooler do processador e nunca use o PC sem pasta térmica alguma. Se você não tem disponível para realizar a troca então não deveria ter removido o cooler, compre uma DeepCool Z5 que possui um bom custo benefício e faça a limpeza/troca o quanto antes.

A limpeza deve ser impecável também, com pano de microfibra e álcool isopropílico. As presilhas do processador exercem uma força que é necessária para boa transferência térmica, se uma das presilhas quebrou ou afrouxou sugiro comprar presilhas novas e realizar a troca.

Por fim se a BIOS é resetada toda vez que o PC desliga significa que a bateria da sua placa-mãe já não tem mais carga e sempre que o PC fica sem energia, ela não salva as configurações e reseta. Compre uma nova, o nome é CR2032.

Se a temperatura mantivesse nos 70ºC seu PC estaria completamente normal, só quando ultrapassa dos 80ºC que você pode começar a se preocupar.

Sim, irei comprar a pasta o mais rápido possível, provavelmente até amanhã.

Limpei o Cooler com um pincel e pano úmido(Ficou bem limpo), depois fiz a secagem, sim ele está frouxo de um dos lados, mas bem encaixado, não está balançando quando gira, se movendo ou fazendo qualquer tipo de barulho, mas irei ver se troco a presilha solta ou comprar um novo.

Obrigado pela resposta da BIOS, vou ver se encontro no mesmo lugar da pasta térmica.

O Cooler está com uma RPM de 2500~3000, pelo que pesquisei isso é pouco, talvez eu troque ele.

Percebi uma leve melhora depois que limpei tudo, antes quando eu abria algo e temperatura subia para 100+, agora ela não está ultrapassando dos 100C, vou comprar a pasta e usar pra ver se tem alguma melhora e respondo aqui, obrigado.

Obs: Ele não está aquecendo externamente, a carcaça está fria como gelo.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/03/2018 às 15:35, Lucassww disse:

Sim, irei comprar a pasta o mais rápido possível, provavelmente até amanhã.

Limpei o Cooler com um pincel e pano úmido(Ficou bem limpo), depois fiz a secagem, sim ele está frouxo de um dos lados, mas bem encaixado, não está balançando quando gira, se movendo ou fazendo qualquer tipo de barulho, mas irei ver se troco a presilha solta ou comprar um novo.

Obrigado pela resposta da BIOS, vou ver se encontro no mesmo lugar da pasta térmica.

O Cooler está com uma RPM de 2500~3000, pelo que pesquisei isso é pouco, talvez eu troque ele.

Percebi uma leve melhora depois que limpei tudo, antes quando eu abria algo e temperatura subia para 100+, agora ela não está ultrapassando dos 100C, vou comprar a pasta e usar pra ver se tem alguma melhora e respondo aqui, obrigado.

Obs: Ele não está aquecendo externamente, a carcaça está fria como gelo.

Não dei conta de editar, desculpa reabrir.
Demorei a responder porque acabei esquecendo, passei a pasta térmica e fiz uma limpeza melhor, agora está em 40C.
http://prntscr.com/j733my

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais