Ir ao conteúdo

Fonte EVGA 450W - Estalo após conectar no estabilizador e o PC não liga

Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos!

Após montar um pc , conectei a tomada a um estabilizador (não sabia que não era recomendado) e na hora que fui ligar tudo, a fonte fez um barulho de estalo, a luz de led piscou e o pc não reagiu. Reconectei os cabos de força, conectei diretamente à tomada e novamente o barulho peculiar se fez presente, mas sem resposta da máquina. Esse barulho só ocorre quando eu desligo os cabos e plugo tudo novamente.

Fiquei com medo de ter queimado fonte, placa-mãe, processador e tudo que tenho direito, mas reparei que o computador recebe energia pois a luz do mouse acende normalmente quando ligo a fonte pelo interruptor traseiro. 

Alguma sugestão? Todas as peças são novas.

Eis a config:

ASRock LGA 1151 H110M

Intel g4560 3.5ghz

Corsair 2x 4GB RAM DDR4 2400mhz

HD 1 TB WD

Fonte EVGA 450W 80 PLUS

Agradeço desde já.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

A fonte pode estar entrando em proteção por ter alguma ligação sido feita de modo errado (por exemplo, ligar um conector tipo PCIe na posição da placa-mãe que se destina a ligar um EPS) ou ter algum componente danificado, em curto, por exemplo..

Penso que devas rever as ligações da fonte a placa-mãe para ver se não tem nenhum problema ai..

Por exemplo:

Olhe ai sua placa-mãe

image.thumb.png.ae9a663b87b0cf2e36d63766f6653eed.png

Veja ai nesse conector de 8 vias onde diz ATX12V1.  Vai dar chabu se você tentar enfiar nele o conector da fonte chamado de VGA, olhe ai:

image.png.b9b34fe414a3c1e3c05dc8fded0cdabf.png

Só como exemplo do que não fazer..

• Curtir 1
Postado

Primeiramente, gostaria de agradecer a ajuda de vocês.

De fato, os cabos dessa fonte tem uma especificação para vga e cpu.

Fico com receio de testar outra fonte e acabar dando curto nela. 

Eu não tenho acesso a um multímetro, existe outra forma de testar se a fonte está funcionando corretamente?

Postado
11 minutos atrás, LLucena disse:

Eu não tenho acesso a um multímetro, existe outra forma de testar se a fonte está funcionando corretamente?

Um multímetro simples custa 20,00. Mas pode levar a fonte a uma eletrônica e pedir para medir/testar. Se estiver em garantia a fonte não pode ser aberta.

• Curtir 1
Postado

Peço perdão pela demora em um parecer, mas enfim, tudo funcionou!!!!

Reinstalei todas as peças, posicionei corretamente os parafusos condutores da placa e, aparentemente, o problema foi resolvido!

Agradeço o auxílio dos senhores!

Pode encerrar o tópico, se necessário.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...