Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
RicHgl

Aumentar pulso GND para mais de 1seg

Recommended Posts

Amigos, preciso de uma ajuda para aumentar um pulso GND (manter ele) para mais de 2 segundos.

Eu tenho um transmissor TX 433Mhz (esses de controle de portão) que precisa enviar um sinal para o receptor 433Mhz - ele é aciona simplesmente fechando GND no pino do canal desejado conforme imagem abaixo.
Entretanto isso acontece em um equipamento com esteira, de forma muito breve o objeto passa e aciona um botão switch que fica pressionado apenas por alguns milissegundos, o que impede o TX433 de enviar o rolling code completo (ele aciona, porém só mantendo o botão pressionado por mais de 1,5seg que o sinal é recebido lá no receptor 433Mhz).

Eu cheguei a dar uma olhada em circuitos usando o CI555, mas queria minimizar ao máximo o uso de mais componentes eletrônicos - se isso fosse possível.

Como posso fazer para que um simples toque na chave switch mantenha o contato fechado por um tempo maior (1,5s - 2s)?

tx433.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fico no 555, ele é barato e para seu uso necessita de poucos componentes externos. 

Outros circuitos integrados saem mais caros e com transistores complica um pouco, pois terá uma grande quantidade de componentes em volta deles. 

Compartilhar este post

Link para o post
47 minutos atrás, RicHgl disse:

minimizar ao máximo o uso de mais componentes

tmj... Minimalismamente, eu (eu) colocaria um capacitor em paralelo com o botão. Teoria: ao pressionar ele descarrega e ao recarregar demora 1 pouco pro circuito saber que está aberto. Valor 10 a 3300uF. Um R baixo em série cai bem ... (a corrente de curto).

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

tmj... Minimalismamente, eu (eu) colocaria um capacitor em paralelo com o botão. Teoria: ao pressionar ele descarrega e ao recarregar demora 1 pouco pro circuito saber que está aberto. Valor 10 a 3300uF. Um R baixo em série cai bem ... (a corrente de curto).

Foi o que pensei, mas não entendo de eletronica analogica. kkkk só alguma coisa de digital mesmo.

Pensei nisso, mas não sei se funciona na prática...

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, RicHgl disse:

Pensei nisso, mas não sei se funciona na prática...

tmj .. de novo. Se achar que deve, diga o que te impede de ...'praticar'.

Ah ... se não me falha a memória ... Ao desligar, a descarga vai querer gerar uma V negativa no botão. Um diodo antiparalelo com capacitor e vcc lhe vem a calhar. Ou algo do gênero...

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

tmj .. de novo. Se achar que deve, diga o que te impede de ...'praticar'.

No papel, na teoria, podemos conversar horas, dias, semanas. 
Na prática: queimar os componentes e ter que comprar no aliexpress e esperar 90d pra chegar. kkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

De fato.

Considere portanto um relé ou acoplador ótico no lugar dos botões.

Relé: contatos nas chaves, capacitor(zão) em paralelo com bobina

Acoplador: C e E nas chaves e capacitor médio entre A e K (emissor). [+] acima do resistor de polarização do emissor. Ou vá de tudo 1 pouco: 555 + o que me leu.

Risco mínimo, satisfação máxima

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez isso sirva.

O sinal vermelho simula a chave e tem um pulso negativo com 2ms. No gráfico não aparece devido à escala dos tempos.

O sinal verde é a tensão no capacitor. Ele é que dá o tempo, junto com R4.

O sinal azul deve ser conectado à entrada do transmissor.

MOR_AL

ME_crop.jpg

Editado por MOR
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais