Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MAIKON XAVIER

Amplificar Senoide de 2Vca para 12Vca

Recommended Posts

Boa noite, pessoal

Sou novo no assunto, mas curioso e gosto de fuçar rsrs. Estou no segundo semestre do curso Técnico em Eletrônica e estou criando um gerador de funções com o CI xr2206CP como projeto do semestre. Quero utilizar a saída senoidal dele para alimentar um transformador de 127V/12V, invertido, e alimentar uma lâmpada de 127V / 40W. Porém, a tensão máxima que consigo na senoide são 2V sem distorce-la. Pensei em usar um Amplificador Operacional Não-Inversor para aumentar o ganho da tensão e conseguir os 12V, porém, vi que a corrente que o CI LM741 suporta é no máximo 20mA e parece que tem que ser alimentado com Fonte Simétrica. Preciso de uma luz rs. Dá para amplificar a senoide sem fonte simétrica? Depois coloco Transistor na saída para suportar os quase 3,5A da lâmpada? Help-me!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar um gerador de ondas para fazer um inversor só vai ficar legal se essa onda for a referência para um inversor de onda modificada. Transformar um sinal de baixa amplitude e potência para amplitude elevada com corrente é o que os amplificadores de áudio fazem, mas montar um circuito desses para acender uma lâmpada... non sense.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, Sérgio. 

A ideia é gerar uma senoide pura e alimentar uma carga puramente resistiva, para no final do curso reaproveitar essa ideia para criar um inversor grid tie, que entra em sincronismo com a rede da concessionária.Quero usar o que  estou vendo no curso. Sei que existem técnicas mais viáveis,  porém mais complexas. Desse jeito que pretendo fazer, é possível? 

Compartilhar este post

Link para o post

É possível, mas também é complexo e disperdiça muita energia. Os transistores vão esquentar muito. 

adicionado 1 minuto depois