Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MAIKON XAVIER

Amplificar Senoide de 2Vca para 12Vca

Recommended Posts

Boa noite, pessoal

Sou novo no assunto, mas curioso e gosto de fuçar rsrs. Estou no segundo semestre do curso Técnico em Eletrônica e estou criando um gerador de funções com o CI xr2206CP como projeto do semestre. Quero utilizar a saída senoidal dele para alimentar um transformador de 127V/12V, invertido, e alimentar uma lâmpada de 127V / 40W. Porém, a tensão máxima que consigo na senoide são 2V sem distorce-la. Pensei em usar um Amplificador Operacional Não-Inversor para aumentar o ganho da tensão e conseguir os 12V, porém, vi que a corrente que o CI LM741 suporta é no máximo 20mA e parece que tem que ser alimentado com Fonte Simétrica. Preciso de uma luz rs. Dá para amplificar a senoide sem fonte simétrica? Depois coloco Transistor na saída para suportar os quase 3,5A da lâmpada? Help-me!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar um gerador de ondas para fazer um inversor só vai ficar legal se essa onda for a referência para um inversor de onda modificada. Transformar um sinal de baixa amplitude e potência para amplitude elevada com corrente é o que os amplificadores de áudio fazem, mas montar um circuito desses para acender uma lâmpada... non sense.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, Sérgio. 

A ideia é gerar uma senoide pura e alimentar uma carga puramente resistiva, para no final do curso reaproveitar essa ideia para criar um inversor grid tie, que entra em sincronismo com a rede da concessionária.Quero usar o que  estou vendo no curso. Sei que existem técnicas mais viáveis,  porém mais complexas. Desse jeito que pretendo fazer, é possível? 

Compartilhar este post

Link para o post

É possível, mas também é complexo e disperdiça muita energia. Os transistores vão esquentar muito. 

adicionado 1 minuto depois

Em outros tempos eu já tentei fazer isso, inclusive usando amplificador de áudio, só perdi tempo. 

Se tratando de coisa simples obtive mais sucesso com a onda quadrada mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Essa ideia de usar um amplificador classe B para inversor é péssima, como dito a pouco, tem muito desperdício de energia. O que se usa em inversor é onda quadrada, boa para propósitos gerais menos os motores ou a onda modificada que é nada menos que um amplificador classe D.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

off-on topic

Certa feita precisei de testar um equipamento a 50Hz (pra exportação mercosul). Senti muita vontade fazer um inversor mas mais ainda fazer um linear (muito mais simples) via geraror senoidal e amplificador de áudio mesmo (destes tda ou tdk nem lembro +). Potência baixa, daria pra ser feito com amplificador de carro p.ex. Depois quase me deu vontade pedir ajuda pro @albert_emule pra fazer um chaveado o qual penso que não pouparia esforços. Mas novos desafios soterraram este.

Agora algo semi-inútil pro garoto pensar. Só pra transferir potência, faça com trafo comum e  onda quadrada mesmo: menos ineficiente. Se quiser com onda senoidal purinha e linear, a utilidade máxima seria ver no osciloscópio o resultado de sua criação. Se insistir, tente com gerador senoidal e amplificador mesmo. Coloque carga mínima. Me fale no que deu.... pra eu sentir o que deixei de sentir na época

Compartilhar este post

Link para o post

Depois te passo um código de Arduíno que gera senóide através de modulação PWM de 20Khz.

É a coisa mais minimalista que tem. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/03/2018 às 09:47, Isadora Ferraz disse:

off-on topic

Certa feita precisei de testar um equipamento a 50Hz (pra exportação mercosul). Senti muita vontade fazer um inversor mas mais ainda fazer um linear (muito mais simples) via geraror senoidal e amplificador de áudio mesmo (destes tda ou tdk nem lembro +). Potência baixa, daria pra ser feito com amplificador de carro p.ex. Depois quase me deu vontade pedir ajuda pro @albert_emule pra fazer um chaveado o qual penso que não pouparia esforços. Mas novos desafios soterraram este.

Agora algo semi-inútil pro garoto pensar. Só pra transferir potência, faça com trafo comum e  onda quadrada mesmo: menos ineficiente. Se quiser com onda senoidal purinha e linear, a utilidade máxima seria ver no osciloscópio o resultado de sua criação. Se insistir, tente com gerador senoidal e amplificador mesmo. Coloque carga mínima. Me fale no que deu.... pra eu sentir o que deixei de sentir na época

Minha intenção é meramente didática. Vou continuar nos testes e posto aqui os resultados. 

adicionado 3 minutos depois
Em 30/03/2018 às 02:37, Sérgio Lembo disse:

Essa ideia de usar um amplificador classe B para inversor é péssima, como dito a pouco, tem muito desperdício de energia. O que se usa em inversor é onda quadrada, boa para propósitos gerais menos os motores ou a onda modificada que é nada menos que um amplificador classe D.

Minha ideia é puramente didática, para ver a teoria funcionar na prática, e após isso, ir melhorando o projeto. 

Compartilhar este post

Link para o post
58 minutos atrás, MAIKON XAVIER disse:

Minha intenção é meramente didática. Vou continuar nos testes e posto aqui os resultados. 

adicionado 3 minutos depois

Minha ideia é puramente didática, para ver a teoria funcionar na prática, e após isso, ir melhorando o projeto. 

Funciona. Mas nunca que será viável. 

Vai dar perdas maiores que 40%.

40% só nas etapas de potência e mais uns 10% no transformador. Será um circuito com apenas 50% de eficiência.

Só terá os 50% se a engenharia for muito bem feita.

Projeto não otimizado terá perdas maiores. 

Não será possível melhorar o projeto. 

Comece utilizando PWM.

É o melhor que pode fazer.  

adicionado 49 minutos depois

25551836_1416687005125935_86796981713263

adicionado 50 minutos depois

14102453_969286419865998_422099006704710

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais