Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo ou Upgrade?


Posts recomendados

Olá, boa noite!

 

Há um ano atrás eu fiz esta pergunta neste tópico:

 

Preferi não fazer o upgrade e esperar mais um ano, porém algumas coisas mudaram:

1. Eu adquiri um SSD (não sei se faz alguma diferença na resposta);

2. O cooler do processador está travado, ou seja, precisarei comprar um novo.

3. Portas USBs frontais não funcionam mais;

4. Conectores de som (fone, etc.) frontais não funcionam mais e os traseiros estão com mal contato.

 

Como já dito no tópico anterior, a minha fonte (C3Tech - GPB 450S) é uma "fonte bomba". Apesar do computador nunca ter dado "tela azul", sei que também vou ter que comprar uma nova caso compre uma placa de vídeo.


Meu gabinete está ficando oxidado (acho que é isso) e acredito que por isso as portas e conectores estão começando a dar defeito. EU ACHO.

 

Eu gostaria de saber se após um ano a resposta continua a mesma... Se valeria a pena ficar com o gabinete velho e comprar fonte, cooler e painel frontal ou se devo comprar um computador novo (obviamente aproveitaria o SSD).

 

@O que faço no computador?

Eu uso o computador para desenvolver (utilizando Visual Studio 2015, QT, etc.), jogar (CS:GO; DOTA 2; e gostaria de jogar PUBG), estudar (video-aulas) e uso doméstico comum (facebook, youtube, etc.)

Ou seja, não é somente para jogos, também preciso de um bom desempenho para desenvolver.

 

Se valer a pena ficar com este atual, quais modelos vocês recomendam para FONTE, COOLER e PAINEL FRONTAL?

 

Se for melhor comprar um novo, pretendo gastar cerca de 3k (à vista) e MONTADO. Alguns exemplos de configurações no Pichau, elas valem a pena? Vi em alguns tópicos que estão recomendando ryzen 5 2400G ao invés dos i5 7400.

COMPUTADOR PICHAU GAMER RTB TAWERET, RYZEN 5 2400G, GEFORCE GTX 1050 TI 4GB, RAM 8GB DDR4, HD 1TB, 500W, MT-G600BK

COMPUTADOR PICHAU GAMER, RYZEN 5 2400G, GEFORCE GTX 1050 TI 4GB, RAM 8GB DDR4, HD 1TB, 500W, AERO 500

COMPUTADOR PICHAU GAMER RTB HÓRUS, I5-7400,GEFORCE GTX 1060 6GB, 8GB DDR4, 1TB, 500W, AERO 500 BLACK

 

 

@COMPUTADOR
Placa-Mãe   

Gigabyte GA-H81M-H  (2 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)

Chipset da placa-mãe    Intel Lynx Point H81, Intel Haswell

Tipo de BIOS    AMI (01/20/2014)


Processador

DualCore Intel Core i3-4130, 3400 MHz (34 x 100)

 

Memória do Sistema
8075 MB  (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)
DIMM1: Kingston 99U5471-025.A00LF    4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM  (10-9-9-24 @ 666 MHz)  (9-9-9-24 @ 666 MHz)  (8-8-8-22 @ 609 MHz)  (7-7-7-20 @ 533 MHz)  (6-6-6-17 @ 457 MHz)  (5-5-5-14 @ 380 MHz)
DIMM3: Kingston 99U5471-025.A00LF    4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM  (10-9-9-24 @ 666 MHz)  (9-9-9-24 @ 666 MHz)  (8-8-8-22 @ 609 MHz)  (7-7-7-20 @ 533 MHz)  (6-6-6-17 @ 457 MHz)  (5-5-5-14 @ 380 MHz)

Monitor

LG W2243C  [21.5" LCD]  (200616843009)

 

Placa de Vìdeo

Adaptador gráfico    Intel(R) HD Graphics 4400  (1 GB)

 

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Atretador disse:

R5 1500X > R5 2400G > R5 1400 > i3-8100 > i5-7400

 

resumidamente.

 

Se for comprar pronto, pode pegar o 2400G.

Se for montar, voce acha R5 1400 no ML por 590~625R$, dai casa com uma mobo B350.

 

É bem visível a diferença dos gráficos!

 

Mas também tenho preocupação em relação ao desempenho ao desenvolver... Por isso vou citar dois usuários de outro tópico (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1270695-qual-escolher-core-i5-7400-x-ryzen-r5-1400/):

@Wilian Guimarães

 "O I5 7400 se saiu melhor em performance em games, com uma margem melhor nos testes, porém nessa pesquisa, havia muitos relatos que em longo prazo talvez o Ryzen R5 compensaria mais, em função dos upgrades que seria possível dar no mesmo etc.."

 

@HarveySpecter

"Em jogos e em stock o i5 leva uns dois centavos de vantagem, mas mesmo assim eu iria de Ryzen, pois prefiro muito mais um processador que manda bem em multi tarefas do que ter 3~5 fps a mais."

 

 

Como eu não vou utilizar o computador somente para jogos, mas também vou desenvolver, devo optar pelo i5-7400 de qualquer maneira?

 

Valeria mais a pena ficar com o atual e comprar fonte, cooler e painel frontal ou se devo comprar um novo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leonardo Assumpção disse:

 

É bem visível a diferença dos gráficos!

 

Mas também tenho preocupação em relação ao desempenho ao desenvolver... Por isso vou citar dois usuários de outro tópico (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1270695-qual-escolher-core-i5-7400-x-ryzen-r5-1400/):

@Wilian Guimarães

 "O I5 7400 se saiu melhor em performance em games, com uma margem melhor nos testes, porém nessa pesquisa, havia muitos relatos que em longo prazo talvez o Ryzen R5 compensaria mais, em função dos upgrades que seria possível dar no mesmo etc.."

 

@HarveySpecter

"Em jogos e em stock o i5 leva uns dois centavos de vantagem, mas mesmo assim eu iria de Ryzen, pois prefiro muito mais um processador que manda bem em multi tarefas do que ter 3~5 fps a mais."

 

 

Como eu não vou utilizar o computador somente para jogos, mas também vou desenvolver, devo optar pelo i5-7400 de qualquer maneira?

 

Valeria mais a pena ficar com o atual e comprar fonte, cooler e painel frontal ou se devo comprar um novo?

 

Nas duas citações, fica claro que pra games o i5 pode ser até "melhor" (se você não ligar para as quedas de FPS), porém o Ryzen é que é bom no multi-threading, que é onde os seus programas de desenvolvimento entram.

 

"prefiro muito mais um processador (ele está se referindo ao Ryzen) que manda bem em multi tarefas (multi-threading) do que ter 3~5 fps a mais"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Nas duas citações, fica claro que pra games o i5 pode ser até "melhor" (se você não ligar para as quedas de FPS), porém o Ryzen é que é bom no multi-threading, que é onde os seus programas de desenvolvimento entram.

 

Sim, foi o que eu entendi, por isso perguntei novamente.

Já que mesmo descrevendo a utilização (jogar, desenvolver, etc) no tópico foi dito a ordem "R5 1500X > R5 2400G > R5 1400 > i3-8100 > i5-7400", mas acho que baseado na ideia de "computador gamer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Leonardo Assumpção disse:

 

Sim, foi o que eu entendi, por isso perguntei novamente.

Já que mesmo descrevendo a utilização (jogar, desenvolver, etc) no tópico foi dito a ordem "R5 1500X > R5 2400G > R5 1400 > i3-8100 > i5-7400", mas acho que baseado na ideia de "computador gamer".

Não amigo. No tópico foi dito essa ordem tanto pra computador gamer quanto pra desenvolver.

o R5 2400G tem 4 cores 8 threads.

O i5-7400 tem 4 cores 4 threads.

 

R5 > I5 para multi-threading.

 

7 minutos atrás, ClinkLinck disse:

"prefiro muito mais um processador (ele está se referindo ao Ryzen) que manda bem em multi tarefas (multi-threading) do que ter 3~5 fps a mais"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ClinkLinck disse:

Não amigo. No tópico foi dito essa ordem tanto pra computador gamer quanto pra desenvolver.

o R5 2400G tem 4 cores 8 threads.

O i5-7400 tem 4 cores 4 threads.

 

R5 > I5 para multi-threading.

 

Nossa, me perdoe! Devido ao sono eu li da maneira errada... Como "setas" ao invés de MAIOR (vi basicamente na ordem inversa).

Muito obrigado pela ajuda e pela paciência!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fernando Turatti disse:

Eu realmente não entendo uma montagem já de primeira com um 2400g e uma placa de vídeo.

Faz mais sentido esperar duas semanas, pro lançamento dos zen+ e das novas placas mãe. É bem provável que teremos um ryzen 5 melhor pra processamento e mais barato, mas sem iGPU

O Ryzen 5 2600 vai substituir o R5 1600 em relação aos preços.

Talvez o R5 1600 fique barato, mas não sabemos se as lojas vão abaixar os preços dos PCs prontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ClinkLinck disse:

O Ryzen 5 2600 vai substituir o R5 1600 em relação aos preços.

Talvez o R5 1600 fique barato, mas não sabemos se as lojas vão abaixar os preços dos PCs prontos.

pior que eu tava pensando mesmo é num 2500 talvez, um quad com 8 threads, sem gráfico integrado, pelo preço camarada que tinhamos nos 1400(lembro de ter visto na casa dos 450!). O 2400g é um ***** custo benefício, quando se pensa no que ele entrega somando a iGPU, mas só como processador o custo dele certamente não vale a pena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Fernando Turatti disse:

Eu realmente não entendo uma montagem já de primeira com um 2400g e uma placa de vídeo.

Faz mais sentido esperar duas semanas, pro lançamento dos zen+ e das novas placas mãe. É bem provável que teremos um ryzen 5 melhor pra processamento e mais barato, mas sem iGPU

 

Seria mais interessante esperar pelos lançamentos e caso lance, comprar um r5 sem iGPU + GPU ou comprar o r5 2400g sem GPU?

Aliás, o que você faria no meu caso? Qual a sua opinião? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Fernando Turatti disse:

pior que eu tava pensando mesmo é num 2500 talvez, um quad com 8 threads, sem gráfico integrado, pelo preço camarada que tinhamos nos 1400(lembro de ter visto na casa dos 450!). O 2400g é um ***** custo benefício, quando se pensa no que ele entrega somando a iGPU, mas só como processador o custo dele certamente não vale a pena

Um R5 2500 (se for lançado) nem foi anunciado ainda.

Os lançamentos Zen do mês que vem são o 2600, 2600X, 2700 e 2700X

 

Bom, eu esperaria pelo menos até dia 19 de Abril.

Até lá vai ter muitos lançamentos que vão decidir quem ganha o custo-benefício desse ano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Assumpção i5 só "ganha" em FPS medio.

Leia o artigo sobre frametimes na minha assinatura para entender melhor.

 

Normalmente sites\canais que não levam em consideração frametimes apontam o i5 como vencedor, quando a realidade é outra.

 

Fora que AM4 ainda vai ter suporte até 2020, +3 gerações, a segunda sai em Abril, mas não tem nada abaixo do R5 2600 anunciado.

 

E nenhum vazamento de nada abaixo dele, então 99% de chance de não ter nada mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Leonardo Assumpção disse:

 

Seria mais interessante esperar pelos lançamentos e caso lance, comprar um r5 sem iGPU + GPU ou comprar o r5 2400g sem GPU?

Aliás, o que você faria no meu caso? Qual a sua opinião? :)

Cara, eu, nas sua posição, procuraria um ryzen 2400g com 2x4gb, mas o ideal mesmo é esperar porque é provável que o ryzen 2600 hexacore sairá num preço muito similar ao 2400g, e aí, pelo mesmo preço, tu monta um pc com processador melhor, já que o preço aí incluiria uma placa de entrada

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fernando Turatti disse:

Cara, eu, nas sua posição, procuraria um ryzen 2400g com 2x4gb, mas o ideal mesmo é esperar porque é provável que o ryzen 2600 hexacore sairá num preço muito similar ao 2400g, e aí, pelo mesmo preço, tu monta um pc com processador melhor, já que o preço aí incluiria uma placa de entrada

 

Entendi. Eu pretendo esperar pelo ryzen 2600, porém tenho medo de demorar muito até as lojas de pcs montados inserirem nas configurações e aí pesa o fato do meu cooler estar travado e eu não poder utilizar o pc! hehehe

 

Será que o ryzen 2600 vai chegar rápido nas lojas e será inserido nos "computadores montados"?

 

 

13 horas atrás, Atretador disse:

@Leonardo Assumpção i5 só "ganha" em FPS medio.

Leia o artigo sobre frametimes na minha assinatura para entender melhor.

 

Normalmente sites\canais que não levam em consideração frametimes apontam o i5 como vencedor, quando a realidade é outra.

 

Fora que AM4 ainda vai ter suporte até 2020, +3 gerações, a segunda sai em Abril, mas não tem nada abaixo do R5 2600 anunciado.

 

E nenhum vazamento de nada abaixo dele, então 99% de chance de não ter nada mesmo.

 

Acabei de ler o artigo em sua assinatura, achei bem interessante a explicação sobre frametimes e a questão da fluidez.. Já estou convencido a comprar o ryzen 2400g, porém agora estou em dúvida se vale a pena esperar pelo 2600, etc. considerando o tempo de espera até ele ser "inserido" nas configurações dos PCs montados e tudo mais.

 

Lembrando que não estou preso a FPS e jogos! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Atretador disse:

R5 2600 provavelmente vai chegar a uns R$1000

 

O 2400G era para ser R$650~750, chegou a R$1050,00 hoje esta a R$820 em media.

 

Digamos que o R5 2600 chegue por R$1.000 e a 2400G custe R$820, valeria esperar pelo R5 2600 e pagar essa diferença?

Será que vai demorar, após ser lançado, para que o R5 2600 seja "inserido" nas configurações dos PCs montados e tudo mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Assumpção Vou chutar que vai vir a R$1100, sobre tempo de integração, deve demorar quase um mes :v

Primeiro o Kabum recebe, exclusivo, depois Terabyte e Pichau tem acesso, e são eles que montam. Kabum só vende peça separada, e um montados super caros.

 

2400G nao vale 820 podendo pegar o R5 1400 a R$600 no Mercado Livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

@Leonardo Assumpção Vou chutar que vai vir a R$1100, sobre tempo de integração, deve demorar quase um mes :v

Primeiro o Kabum recebe, exclusivo, depois Terabyte e Pichau tem acesso, e são eles que montam. Kabum só vende peça separada, e um montados super caros.

 

2400G nao vale 820 podendo pegar o R5 1400 a R$600 no Mercado Livre.

 

Puts, ainda vai demorar uns 2 meses então.

O problema é que não sei montar, aí prefiro comprar um montado em uma loja de confiança (como Pichai, Terabyte).

 

A perfomance do r5 2600 vai ser muito superior ao r5 2400g ou do que o r5 1500X?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Assumpção As peças literalmente só entram onde foram projetadas para entrar. A não ser que você não force a entrada de algo em um "buraco" onde não deveria entrar, não vai ter problemas.

 

R5 2600 deve ser uns 15% melhor que um R5 1600, que tem 50% mais threads que um R5 2400g\1500X(estes são praticamente a mesma coisa em performance).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 30/03/2018 às 18:34, Atretador disse:

@Leonardo Assumpção As peças literalmente só entram onde foram projetadas para entrar. A não ser que você não force a entrada de algo em um "buraco" onde não deveria entrar, não vai ter problemas.

 

R5 2600 deve ser uns 15% melhor que um R5 1600, que tem 50% mais threads que um R5 2400g\1500X(estes são praticamente a mesma coisa em performance).

Eu nunca tive problemas para montar computadores, mas dessa vez o investimento vai ser alto e prefiro evitar qualquer coisa. Principalmente por causa das garantias, etc. Hahahaha.

 

Já se passaram alguns dias e está quase no dia do lançamento dos novos Ryzen's. Por isso, andei procurando pelos sites de "montados" e vi que já estão em pré-venda, encontrei este PC na Terabyteshop: PC GAMER T-CAPTAIN LVL-1 AMD RYZEN 5 2600 3.4GHZ / GEFORCE GTX 1060 6GB / 8GB DDR4 / HD 1TB / GAB AEROCOOL AERO 500

 

No final, eu coloquei o preço BASE e o preço após as alterações. As minhas escolhas são as que estão em NEGRITO e no final de cada "categoria" possui uma pequena explicação sobre a escolhe.

 

1. A configuração escolhida (em NEGRITO) está BOA?

2. Quais alterações vocês fariam com o melhor C/B?

3. O preço está bom?

 

Sintam-se livres para indicar alterações, etc. 


Processador:
AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz / 3.9GHz Max Turbo Six Core 19MB Cooler Wraith Stealth

 

Placa de Vídeo:
MSI GeForce GTX 1060 IGAMER OC 6GB GDDR5 (Padrão)
GeForce Galax GTX 1060 6GB OC GDDR5 (+ R$ 30,00)
MSI Geforce GTX 1060 DUAL FAN 6GT OCV1 6GB PCI-EXP (+ R$ 40,00)
Explicação da escolha: O primeiro modelo possui apenas uma FAN, então estou entre a segunda e a terceira placa que tem diferença de apenas R$10,00 entre elas.

 

placa-mãe
PRIME A320M-C R2.0 DDR4 USB 3.1 AM4 (Padrão)
placa-mãe Asus Prime B350-Plus DDR4 LED USB 3.1 FULL ATX AM4 (+ R$ 219,10)
Biostar Racing X370GT3 DDR4 AMD AM4 (+ R$ 230,00)
Explicação da escolha: Escolhi a B350 por recomendação de vocês, não sei se a X370GT3 seria uma boa, embora as pessoas me recomendem ficar longe da ASUS por causa do RMA.

 

Memória DDR4
Memória DDR4 XPG Series 8GB 2400MHz (Padrão)
Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400MHz (+ R$ 10,00)
Explicação da escolha: Não conheço a XPG por isso optei pela Crucial Ballistix. Também porque parece ser mais bonita rs

 

HD
HD Seagate Barracuda ST1000DM010 1TB 7200RPM 64MB Sata III (Padrão)
Explicação da escolha: Eu já possuo um SSD 240 GB, com 4 meses de uso e funcionando perfeitamente, então não tem motivos para comprar outro.

 

Fonte
Fonte Thermaltake 600W Smart 80 Plus PFC Ativo Bivolt Automático (Padrão)
Fonte Corsair 600W VS600 80 Plus PFC Ativo Bivolt Automático (+ R$ 30,90)
Explicação da escolha: A maior dúvida. Sempre recomendam as fontes Corsair CX, mas não possui opção com a CX. Ambas são boas? Qual escolher?


Preço
Eu consegui um desconto de 2-3%, por isso vai abater uns 85-90 reais do preço final.

BASE: R$ 3.698,11 (à vista) ou R$3.613,10 (à vista e com desconto)
CUSTOMIZADO: R$ 3.923,53 (à vista) ou R$3.833,33 (à vista e com desconto)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Assumpção Como diria Jack Estripador, vamos por partes, heheh.

VGA: Pega MSI, são 3 anos de garantia contra 2 da Galax, a diferença de preço é pequena. Se der zica e a MSI não conseguir consertar, eles te dão uma nova ou te reembolsam o valor da nota fiscal, leia o relato de um colega que ajudamos aqui no fórum nesse tópico. Veja outro caso aqui. A sua maior duvida seria entre pegar a MSI 1 fan ou a MSI 2 fans. Se você n tá tão apertado e tem os 40 pila pra dar, pega a 2 fan logo.


Placa-mãe: Olha, essa é difícil. A Asus B350 Prime Plus é uma excelente placa e tb acho o melhor custo/benefício de todas as B350, mas realmente tem pipocado de gente xingando o RMA da Asus aqui no Brasil. O problema é q a outra opção é uma Biostar, sinceramente, não conheço ninguém q usa essa marca, é meio obscura pra mim. Até pelo baixo custo delas, parece ser uma marca mais fraquinha, mas posso estar errado.

 

RAM: por 10 pila é melhor BallistiX mesmo. Mas independente da marca, é sempre bom ver se a RAM escolhida está na QVL da placa-mãe selecionada. 

 

HD: Se tiver o HD do PC velho, nem precisa comprar um novo, já que já tem SSD tb. Se for pegar um novo, sugiro o Caviar Blue, Seagate já passei muito aperreio.

 

Fonte: Esse é o problema que o amigo @Atretador chamou atenção, é melhor e + barato você mesmo montar. PC montado é muito ruim por causa disso, eles não te dão todas as opções no configurador. Mas eu conferi aqui e vi que a Terabyte tem os modelos CX em estoque, a CX450 é o ideal pro teu sistema. Veja no chat da terabyte se eles colocam essa fonte pra você, é bem provável q façam a mudança. Na verdade talvez seja melhor você montar o PC no configurador Ryzen FULL CUSTOM que tem no site deles... Tem muito mais opções lá, inclusive de placa-mãe... Só não tem o R5 2600 porque ele tá em pré venda teoricamente, mas assim q entrar no sistema eles vão colocar lá..


Eu fiz um orçamento no Full Custom usando o R5 1600 e ficou assim, deu 3870 à vista (eu não conferi se a RAM está na QVL):

image.png.74d28037c7272588d49d9bab32eaee7c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...