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Ventoinhas para WC com rgb


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Vou tentar explicar:
Já vi vários casemods (ou pelo menos mods parciais) em que o pessoal coloca ventoinhas (coolers) rgb nos radiadores dos watercoolers. Até canais de pessoal que monta umas máquinas bacanas tem esse recurso.
Bom, exceto alguns modelos da thermaltake, TODOS os outros vem com coolers "tradicionais", sem recursos de iluminação. Vi em muitos WC custom essa mesma prática de colocar coolers com led/rgb.

A grande pergunta é: que coolers esse povo anda colocando ?

Os coolers a venda por aí são descritos como coolers de gabinete, e olhando as especificações rpm, pwm, cfm alguns se aproximam bastante, porém longe dos 2100 rpm de alguns coolers de WC (corsair), porém com cfm semelhante. 

Onde encontro esses coolers específicos? Ou o que esse povo anda fazendo, colocando cooler de gabinete mesmo (com bom cfm ao menos) ?

É possível fazer esse "mod" afinal ?

 

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@cjfester o problema não é o cfm, mas a pressão estática, já que o mais importante e forçar o ar através do radiador. Então todos esses fans RGB com pressão estática de 0.8 ou 1.5 são muito fracos. Pode tentar fazer um push pull com esses fans, mas vai perder desempenho. A menos que seja um radiador custom com FPI (fins por polegada) baixo. Mas a Thermaltake tem um water cooler Premium com fans de 1.5 de pressão estática (deve ficar uma porcaria).

 

Outra coisa é que alguns water coolers vêm com fans exclusivos que você não encontra no varejo. Então o water cooler pode ter fans RGB de 2000rpm e você só encontrar modelos de 1400rpm avulso. A Corsair faz muito isso.

 

A Termaltake tem este modelo que é razoável, com 2.0 de pressão estática. A Cooler Master tem este modelo que também tem 2.14 de pressão estática e 2000rpm (mais air flow), mas talvez o da Termaltake tenha o mesmo desempenho no radiador e seja mais silencioso (mais bonito também). Se fizer um push pull desses Termaltake e deixar no máximo o tempo todo, ou então coloque uma curva bem agressiva de rpm, eu acredito que fique legal.

 

A Corsair tem este modelo com 1.78 de pressão estática, mas os outros são melhores e não sei até que ponto você vai perder desempenho.

 

Como comparativo, você tem um Akasa Piranha com 3.04 de pressão estática e 79.13 de fluxo (1900rpm). Um fan muito equilibrado para radiador, sem um rpm muito alto (mais silencioso) e uma pressão estática muito boa.

 

Mas como eu disse, os radiadores custom tem fpi mais baixo, na casa dos 14/16, enquanto esses radiadores selados tem 21 ou mais. Se for um water cooler custom, não tem tanto problema de fazer um push pull com fans de 1400-1600rpm e 1.5 de pressão estática.

 

Mas se o objetivo for estética, pode colocar esses fans mais fracos. Mas se for comprar um i7-8700K ou i5-8600K e fazer over forte, não recomendo.

 

Não vi os de 140mm, mas já dá para ter uma ideia do que procurar. A rotação dos de 140 é menor, mas se tiver pressão acima de 2.0, já dá para brincar.

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@Contiusa obrigado.

 

Era o que eu suspeitava.

 

A ideia (inicial) era um WC de 240/280mm selado mais como "garantia" de temperaturas aceitáveis e estáveis num i7 8700 (sem o K) com um overzinho eventual e leve já que esse processador é travado para dar um gás na máquina e tirar melhor proveito de todos os componentes ... com foco numa estética mais bacana.

Como disse, ideia inicial, depois de ver vários vídeos de pessoal montando máquinas bem legais (ninguém fez testes de desempenho da refrigeração depois de montar as "discotecas"). Há sempre aquela "brasilidade" de fazer uns mod nos coolers originais também kkkkkk (nem sei se dá, mas vai que ...).

Estou na fase de coletar informações dos componentes e outros detalhes, devo montar essa máquina no mês de abril.

Vou fazer os testes e posto aqui pra galera porque realmente achei interessante alguns projetos que vi (vou catar os links pra por aqui talvez), e a internet a gente sabe né, muito review e propaganda de "computador gamer" pra vender e ficar bonito, mas na hora da verdade as coisas são um pouco diferentes.

Farei o teste com um cooler original e depois com as fans "alternativas" até pra servir como algum parâmetro pra galera que esteja pensando em algo semelhante.

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  • 3 semanas depois...

Demorei muito pra achar este post...:lol: Eu estava agora mesmo com essa dúvida porque comprei um jogo da Corsair HD120 RGB, 6 no total com 1 controlador, que vou usar pra colocar tanto no gabinete como no WC H80i V2 em Push/Pull. Mas fica as dúvidas: Será que o HD120 da Corsair vai dar conta do recado? Será que o WC vai controlar os fans? Será que apenas o controlador que vem junto irá controlar os fans? Ou os dois(WC e controlador) vão controlar ao mesmo tempo e um interferir na configuração do outro? Esse HD foi o fan RGB com maior RPM que achei sendo da Corsair.

 

Me admira a Corsair não ter feito uma versão para seus water coolers neste estilo RGB, já que vendem kits para gabinetes e controladores. Se esse HD120 der conta do recado está valendo, se não... Vou ter que ficar com os originais(barulhentos). Pois comprar outro fan RGB de marca diferente específico para radiadores de WC vai ficar horrível esteticamente, as cores nunca vão sincronizar. Bom... Agora é testar e ver se esse fan RGB aguenta a pressão do i7 7700k hahahaha. :tw_grimace:

HD120 RGB LED

Speed

800 - 1725 +/- 10%

 

Sound Level

30 dBA

 

Power Draw

0.3 A

 

Static Pressure

2.25 mmH20

 

Fan Airflow

54.4 CFM

 

https://www.corsair.com/us/en/LED-Color/Fan-Size/Package-Quantity/hd-series-rgb-led-config/p/CO-9050065-WW

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@Leonardo2k Dependendo do valor das fitas rgb pode mesmo sair mais barato. Único problema é o trabalho pra fazer a gambiarra. Mas no meu caso eu quero é me livrar dos fans barulhentos mesmo. Em alta performance é de irritar, só de headset pro barulho "sumir" e pra conseguir se concentrar em algum jogo, trabalho ou filme. Como eu já ia trocar os fans do gabinete que são 4 no total resolvi aproveitar e trocar também os 2 fans do H80i v2. Pra ficar todos do mesmo modelo.

 

Mas to achando estranho ver nos vídeos da própria Corsair os HD120 RGB instalados em radiadores Corsair tendo especificações inferiores aos originais.(Mandei mensagem pro RMA da Corsair pra ver se me tiram essa dúvida com relação ao desempenho). Dos 4 fans do gabinete, 2 são originais bem fraquinhos de led azul bem simples e 2 são da Cooler Master que conseguem ser mais barulhentos que os da Corsair em full load. Ao ligar o pc eu não sei se é mesmo mesmo um pc ou um avião decolando. rs

 

Obs.: Fan da Cooler Master eu não compro nunca mais, os parafusos são diferentes do padrão. Entrando em contato com a Cooler Master pra pedir novos parafusos, eles disseram que não tem. Não se acha em lugar nenhum esses modelos! O fan tem borrachas nas pontas pra tirar a vibração mas a ventoinha é que faz todo o barulho. Vai entender...

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@Ademir M Carvalho esse HD120 RGB LED já é decente. 1750 é uma boa rotação para water cooler, ainda que 2.5 de pressão não seja nenhuma maravilha, mas já é bem mais do que 1.5.

 

Pode comprar. Só não sei como seria o controle do RGB ou se até vai funcionar. Estou meio por fora dessas tecnologias mais novas. Mas eu acho que o controle do RGB depende da placa-mãe (modelos especiais) ou do próprio controlador do water cooler (quando tem).

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@Contiusa Obrigado pela resposta. Eu consegui descobrir através de um vídeo que o controle de leds do corsair Hd120 serve apenas para o led(Controla modo, cor e velocidade DO led), não controla os rpms dos fans. Pra isso eu já providenciei um controlador de fans porque minha mobo suporta apenas 2 fans de chassis e eu preciso ter controle de pelo menos 4 deles. Os outros 2 do wc vão no conector do cpu direto e será controlado pelo wc/corsair link.

 

O controlador que vou adquirir é um NZXT Sentry 3. Outros controladores que pesquisei achei exagerados nos muitos cabos que possuíam e coisas desnecessárias, como por exemplo, um sensor de temperatura pra cada fan, cabos USB 2 e 3.0, etc. Haja espaço pra isso tudo de cabo.... Pra mim basta um sensor para o gabinete e ter controle individual, em grupo e automático dos fans que o NZXT Sentry 3 faz de boas.

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  • 2 semanas depois...
Em 15/04/2018 às 23:40, Ademir M Carvalho disse:

@Contiusa Obrigado pela resposta. Eu consegui descobrir através de um vídeo que o controle de leds do corsair Hd120 serve apenas para o led(Controla modo, cor e velocidade DO led), não controla os rpms dos fans. Pra isso eu já providenciei um controlador de fans porque minha mobo suporta apenas 2 fans de chassis e eu preciso ter controle de pelo menos 4 deles. Os outros 2 do wc vão no conector do cpu direto e será controlado pelo wc/corsair link.

 

O controlador que vou adquirir é um NZXT Sentry 3. Outros controladores que pesquisei achei exagerados nos muitos cabos que possuíam e coisas desnecessárias, como por exemplo, um sensor de temperatura pra cada fan, cabos USB 2 e 3.0, etc. Haja espaço pra isso tudo de cabo.... Pra mim basta um sensor para o gabinete e ter controle individual, em grupo e automático dos fans que o NZXT Sentry 3 faz de boas.

 

Não achei a opção de editar, mas gostaria de deixar aqui meu feedback com respeito as ventoinhas hd120 da Corsair para radiador. Apesar dessa ventoinha da Corsair ser a mais potente entre as RGBs e muito bonita esteticamente, deixa e muito a desejar no quesito desempenho quando se trata de radiadores Watercoolers. As temperaturas subiram mais de 20°c em full load batendo os 100°c(i7 7700k), mesmo sem Overclock em um simples teste de stress.

 

Por esse motivo não recomendo essas ventoinhas para radiadores, elas devem ser utilizadas apenas para refrigeração do gabinete, apesar de ter imagens no próprio site da Corsair destes fans rgbs instalados em radiadores, vai entender... Infelizmente a Corsair deu uma escorregada feia nessa parte, poderiam fabricar ventoinhas dos mesmos modelos rgbs HD LL ML com o mesmo desempenho dos fans originais para radiadores. Se alguém quiser estilizar seu pc com todos os fans rgbs iguais, incluindo os fans do radiador, já sabe! Vai perder muito desempenho, então é melhor trocar apenas os fans do gabinete.

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@Contiusa Pior que não tem nada errado na instalação, mas o i7 7700k é bem quente. Troquei para o fan original novamente e as temperaturas estão ok e com overclock a 4.6ghz. A verdade é que para o h80i v2 segurar o i7 7700k em uma temperatura razoável precisa de uma rotação mínima de 1800 a 2100 rpms em idle. Em full load precisa de ainda mais rotação, por isso os fans rgbs não deram conta do recado. Sem contar que os fans originais tem 70.69 CFM e 4.65 mm-H2O contra 54.4 CFM e 2.25 mmH20 dos rgbs. Eu também achei que não daria muita diferença por isso comprei, mas mudou muito.

 

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@Ademir M Carvalho impossível dar uma diferença de 20ºC com o push pull dos RGB que não são ruins. 

 

Você deve está fazendo overclock errado e o i7 está no limite.  2100rpm em idle indica que a CPU está fervendo, já que são fans de 2450rpm. É como se você tivesse rudando um Prime95 sem fazer nada com a CPU. Estranho isso aí.

 

Recomendo refazer tudo: desde o overclock (estudar vários tutoriais de overclock) até a instalação do water cooler.

 

 

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20 horas atrás, Ademir M Carvalho disse:

 

Não achei a opção de editar, mas gostaria de deixar aqui meu feedback com respeito as ventoinhas hd120 da Corsair para radiador. Apesar dessa ventoinha da Corsair ser a mais potente entre as RGBs e muito bonita esteticamente, deixa e muito a desejar no quesito desempenho quando se trata de radiadores Watercoolers. As temperaturas subiram mais de 20°c em full load batendo os 100°c(i7 7700k), mesmo sem Overclock em um simples teste de stress.

 

Por esse motivo não recomendo essas ventoinhas para radiadores, elas devem ser utilizadas apenas para refrigeração do gabinete, apesar de ter imagens no próprio site da Corsair destes fans rgbs instalados em radiadores, vai entender... Infelizmente a Corsair deu uma escorregada feia nessa parte, poderiam fabricar ventoinhas dos mesmos modelos rgbs HD LL ML com o mesmo desempenho dos fans originais para radiadores. Se alguém quiser estilizar seu pc com todos os fans rgbs iguais, incluindo os fans do radiador, já sabe! Vai perder muito desempenho, então é melhor trocar apenas os fans do gabinete.

 

Galera dos reviews (e unboxing) faz essas coisas somente pela estética, pra tirar foto e fazer vídeo e postar no youtube, pelo menos é o que tenho visto.
Raramente alguém faz um review mais técnico comparando antes e depois, original x novo (com leds e tal), compatibilidade, desempenho, macetes, etc.

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Esse caso dos rgb é complicado, os fabricantes propositalmente (pra vender dois modelos ao invés de apenas um) os tornam incompatíveis entre as finalidades (e entre outros fabricantes/produtos). 
Estou com esse abacaxi também, os coolers e leds do gabinete são controlado manualmente por botão no gabinete. Os fans do watercooler são estáticos, não tem controle. 
Solução: comprei fitas de led e vou fazer um "casemod" no sistema "é o que tem pra hoje". Substituir os leds do gabinete e dos fans do water cooler e integrá-los para controle pela placa-mãe.
Gostei do desempenho do watercooler gamemax iceberg 240 (fans silenciosos), suportou 10 min de stress test com máximo de temperatura do processador em 58º, idle fica entre 29 e 34º.
Já na corsair e seus watercoolers com fans pretos o mod teria que ser bem mais agressivo, ou perder desempenho de refrigeração. Os dois aparentemente não dá, por isso, inclusive, optei por esse watercooler que posso fazer um mod mais modesto com resultado bacana (expectativa - só fazendo pra ver kkk). Embora não tenha achado nenhuma especificação técnica dos fans do watercooler, não arrisquei substituí-los.

E o gabinete, olha o festival de cores ... por isso vou trocar e deixar ao menos mais homogêneo e com controle centralizado a partir da placa-mãe. Depois posto aqui como ficou.

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@Contiusa  Sim meu cpu está em overclock com 1.185 de vcore. Já tentei baixar mais o vcore, mas da crash em alguns jogos depois de um tempo jogando. Se essa temperatura está muito alta eu não sei o que pode ser pois o over é manual. Ela não passa de 85 graus em stress. Muito louca as temps desse i7 7700k. Muitas pessoas relataram temps acima de 90 graus sem over desse processador e com water coolers até melhores como o h100i.

 

 

@cjfester Muito show teu pc cara. Parabéns. Eu também fiquei desapontado com os fans rgbs. Eles deveriam ter feito jogos de fans para gabinete e radiadores que necessitam de pressão de ar diferentes. Mas resolveram fazer uma coisa só e no meu caso também não serviu. Deixei eles pro gabinete e voltei com os originais pro radiador.

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@Ademir M Carvalho está baixo o Vcore. O meu i7 com 1.332V (coloquei alto para os testes) bateria hoje em 82ºC com um H45 rodando a 4.6Ghz.

 

Com 1.185V ele provavelmente ficaria ali nos 70ºC no teste do OCCT de CPU, que é a temperatura que você está pegando com a CPU rodando apenas a 50%.

 

Está usando pasta térmica de qualidade? Gabinete bem refrigerado? Já reparou se a pasta térmica espalha no bloco do H80i? 

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@Contiusa Obrigado pelas respostas... Rapaz agora fiquei intrigado. pra mim essas temperaturas estavam dentro da normalidade desse processador. Haja visto que todos os relatos que li a respeito do 7700k falavam de temperaturas bem altas. Cheguei até a falar com o suporte da Intel sobre as temps altas, em resposta disse que tanto a temperatura como a oscilação na temp estavam dentro do padrão deste cpu. Qual programa você usou para teste? Você usa cpu load line calibration ativo no over?|Meu está setado no 5. Talvez se eu usar aqui o programa fique mais fácil ter uma ideia da diferença de temperatura.

 

Quanto a pasta térmica é uma Arctic Silver 5. Eu a espalhei sobre toda superfície do CPU com uma camada fina. Já testei com um pingo no meio e tinha núcleos que esquentavam bem mais que os outros. Quanto ao bloco do h80i v2 eu tomei o maior cuidado para colocar o mais reto possível e segurando o seu centro apertei os parafusos em forma de X. Esse processador chegou no mínimo a 33 graus em stock sem overclock, nunca consegui em idle chegar nos 30 graus nele. O mais bizarro que quando eu jogo por exemplo as temperaturas ficam em torno de 40 a 60 graus, mas 60 graus é muito difícil de dar. A média é 50~54 graus. Se bem que fiz a troca dos fans e tive que tirar o h80i e não testei mais as temps em jogos. Olha as fotos do meu PC/Gabinete.

 

 

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@Ademir M Carvalho mas como está batendo 60ºC em jogos se aquele print ele está passando de 70ºC com a CPU ali nos 55%?

 

O Vcore você tem que ver pelo CPU-Z, porque dá diferença do setup do BIOS justamente pelo LLC e outros breguetes. O que importa não é como está setando, mas quanto está batendo no CPU-Z. Como eu falei, o meu bate nos 1.332V. Acho que no BIOS está setado como 1.305V ou 1.310V, mas o LLC está alto, então ele bate nos 1.332V no teste do OCCT.

 

Faz aí o teste do OCCT na aba CPU (o Linpack é mais fraco e não vai dar para comparar com o meu). Pode rodar apenas 10min. Se passar de 85ºC e chegar perto dos 90ºC, pare o teste.

 

Sobre o i7-7700K ser quente, isso é conversa. Todos esses processadores são mais ou menos parecidos. O problema do i7-7700K é o clock alto. Em stock ele já é uma CPU overclocada. O meu i7-3770K em teste de estresse chega aos 3.7Ghz em todos os núcleos no OCCT. Então não é porque a minha CPU é mais fria, é porque a sua CPU que tem o clock mais alto. Por conseguinte, o Vcore vai ser mais alto, etc.

 

Vê aí como fica no teste, mas pode ser que ele não passe com Vcore de 1.185V.

OCCT2.jpg

 

 

Edit: Arctic Silver é uma pasta térmica muito falsificada e antiga / ultrapassada. Hoje em dia tem várias opções no mercado melhores, como a MX-4 (embalagem azul marinho), MasterGel Nano (não gosto da consistência / mais difícil de espalhar) e GC-Extreme (a PCyes vende OEM como OCX). A melhor delas em minha opinião é a GC-Extreme (OCX). Qualquer uma das três vai ser melhor do que a AS5.

 

Espalhar a pasta antes de colocar o bloco também costuma criar bolha / desníveis. O melhor método é comprar uma pasta térmica com boa viscosidade (MX-4, GC-Extreme), aplicar a gota e deixar que a pasta espalhe ao fixar o bloco. 

 

Eu pessoalmente me desfazia da sua Arctic Silver. Se for falsificada, você pode estar no prejuízo. Mas se for da Kabum ou da Pichau, Terabyte, acho que dá para confiar.

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@Contiusa Olá interessante, a minha pasta é a AS5 comprada na Kabum... Bom, vamos por partes..

 

Os 70 graus mostrados no HWmonitor são os picos de temperatura, pois eu abri o monitor logo após iniciar o PC e ele estava carregando os programas e drivers ainda. Ele geralmente faz isso, dá um pico de temperatura e já baixa de novo, não fica naquela temperatura. É coisa de milésimos de segundo.

 

Fiquei pensando a respeito da instalação do H80i V2 e resolvi checar se de fato estava corretamente posicionado. O bloco do h80i estava ok e a pasta térmica estava uniforme no bloco e cpu. Eu me lembrei do manual do h80i que tem uma recomendação para deixar os fans como ventilador, o meu estava como exaustor. Fiz a remoção da pasta, repassei e reinstalei conforme recomendação da Corsair os fans como ventilador. Faz todo sentido já que o radiador precisa estar frio para refrigerar o líquido e por consequência resfriar o cpu, jogando ar frio de fora para dentro. Olha as imagens abaixo...

 

Estarei fazendo os testes no OCCT como citado por você acima, vamos ver o que ele nos diz. Assim que tiver o resultado vou postar aqui.

teste h80i.png

teste h80i2.png

 

Edit: Deu erro no OCCT, acredito que seja a temp que passou de 85 graus:

 

OCCT.thumb.png.1a0aa2e82752a480892899e4ec371808.png

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@Ademir M Carvalho fica olhando a temperatura. Mas pode ser erro por Vcore baixo. Tanto o Prime como o OCCT não deixam passar qualquer vcore. Por isso que os overclocks oficiais em fóruns só com Prime, OCCT e esses programas mais parrudos. AIDA não é usado porque é muito fraco. 

 

Ah, sobre inverter os fans, você precisa colocar os fans do teto como exaustores. Mas fazer teste do OCCT com os fans para dentro ou para fora vai dar uma diferença pequena. Em jogos que ajuda, porque ele não vai pegar a o calor da placa de vídeo.

 

Se está dando picos acima de 70ºC só no Windows sem fazer nada, é sinal de que algo está mal instalado, ou com defeito, etc.

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@cjfester O maior inimigo do overclock é o teste de stress kkk Eu fiz um overclock automático pra ver o que a placa-mãe ia fazer e a mobo jogou o vcore a 1.402 e o clock a 4.8Ghz. Temperatura bateu 93 graus e caiu pra 40 graus muito rápido. Lógico que nem vou testar isso e já voltei ao defaut hahaha. Vou ter que passar trabalho de novo pra achar uma configuração que segure no máximo a 80 graus em stress a 4.6ghz. Sei que acima disso não é confiável em termos de temperaturas.

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