Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Anderson Duarte

Ponte H com pwm perde torque e rendimento do motor?

Recommended Posts

Boa tarde galera, vou montar um robo sumo para competição faculdade  ,porém nao tenho muito conhecimento na área,  irei usar motores DC , a princípio usaria caixa de redução para diminuir a rotação, mas vi na internet que existe ponte h com controle de pwm, achei no meu ponto de vista bem mais pratico , gostaria de saber se vou perder torque e rendimento do motor usando essa ponte h com pwm, o q vcs acham?

 

Obrigado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que precisa dos dois. 

A caixa de redução para ter força e o controle de pwm para regular a velocidade. 

Somente com o pwm não conseguirá baixas rotações na casa das dezenas de rpm. 

Editado por Mestre88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até consegue reduzir a velocidade com PWM, mas perderia força. 

 

Existe meios de se monitorar o eixo do motor e realimentar o sinal monitorado no controle PWM, criando assim um servomotor. 

O ajuste ficaria muito fino e o controle de velocidade ficaria perfeito. 

Mas a força ficaria limitada ao nível do eixo do motor em condição de travado. Só isso e nada mais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Anderson Duarte , de nada adianta ter vários conhecimentos se não souber ordenar seus pensamentos. Olhando para o seu caso:

- tens um movimento a ser gerado que exigirá torque e velocidade.

- tens um motor que te dará torque constante de zero a RPM nominal.

- potência = torque x velocidade

- um controle para dominar o conjunto.

Supondo que os cálculos venha a exigir 5W x 150RPM sua situação será:

- os motores DC possuem uma rotação típica de 3000RPM. Se utilizar apenas 5% da rotação nominal, será necessário uma máquina de 100W para se usar apenas 5W. Utilizando um redutor de 1:20 de engrenagens e considerando as perdas deste, com uma máquina de 5,5W conseguirá seu intento. A redutora de rosca sem fim (worm) tem um rendimento mais baixo, será necessário um motor de 8W a 10W para se ter 5W na saída mas apresenta 2 fatores interessantes: custo muito menor e unidirecionalidade, isto é, age como um freio quando o motor não está excitado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×