Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travadas frequentes (Phenom II X3 + 9600GT)


Posts recomendados

É... ficou travado. O clock baixa de 2.8 Ghz? O Ideal é deixar o NB em 1600 mesmo e deixar o Cool n Quiet reduzir a tensão. Bora tentar habilitar o quarto núcleo.

adicionado 2 minutos depois

Vê se o Cool n Quiet está ativado no setup. Se estiver, ative o modo equilibrado no Windows nas opções de energia, eu não vejo vantagem nenhum em deixar o CPU operando com clock máximo/tensão máxima o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Roger Windberg disse:

@RobertoGB O clock não baixou porque eu não tava com o Jogo aberto será? Ou porque meus 3 núcleos estão marcados na Inicialização do Sistema?

 

5abef6ca1ad53_Semttulo.png.1be5b71d09d7c3cb04fed90a0052ae66.png

O Baboo citou uma vez essa situação de núcleos na inicialização... O Windows sempre usa tudo o que estiver disponível, essa opção só serve caso você queira, proprositalmente, reduzir o número de núcleos em uso.

adicionado 1 minuto depois

Veja o plano de energia em uso no windows no painel de controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você ativa o quarto núcleo na opção "AsRock UCC" na Bios/Setup. Se o núcleo for mesmo defeituoso, o pc vai travar na inicialização do Windows. Caso esteja defeituoso, só resta desativar o "AsRock UCC".

adicionado 1 minuto depois

Uma coisa chata que esqueci de mencionar... ao habilitar um núcleo você perde a leitura do sensor de temperatura do CPU. Esteja certo que o gabinete esteja bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB Sim, está bem ventilado. Alterei as configurações do NB de volta para Auto (pra voltar pros 1600) e habilitei o AsRock UCC. Até então tudo está normal, o Windows Instalou os Drivers do 4° Núcleo e pediu para reinciar. O PC tá iniciando agora, vou fazer mais um teste no Game pra ver se mudou alguma coisa (além de ter mudado pra Phenom II X4 nas informações kk).

adicionado 10 minutos depois
59 minutos atrás, RobertoGB disse:

@Roger Windberg Deixa ele parado um tempo com o CPU-Z aberto, vê se quando clock cai pra 800 Mhz a tensão permanece a mesma (desconsiderando a pequena variação de milivolts que sempre vai ter)

 

Percebi agora, que depois de alterar para Equilibrado e ativar o 4° Núcleo, tá tendo aquela oscilação que você mencionou. Dá uma olhada. Agora fica em 1.128 V com 800 MHz, antes ficava entre 1.288 V ~ 1.296 V com 2800 MHz.

 

5abeff0db0638_Semttulo.png.323cf15f6bbf308bb600ef3484399e88.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Roger Windberg disse:

Percebi agora, que depois de alterar para Equilibrado e ativar o 4° Núcleo, tá tendo aquela oscilação que você mencionou. Dá uma olhada. Agora fica em 1.128 V com 800 MHz, antes ficava entre 1.288 V ~ 1.296 V com 2800 MHz.

 

5abeff0db0638_Semttulo.png.323cf15f6bbf308bb600ef3484399e88.png

Sim, quando for necessário o clock vai p/ máximo. Enquanto isso ele "descansa".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, então é a GPU pedindo água mesmo, o jeito é comprar outra. Daria pra tentar tirar um pouco mais dela pelo afterburner, mas eu duvido que seja o bastante pra resolver o problema.

adicionado 2 minutos depois

Experimenta reduzir a resolução do jogo

adicionado 2 minutos depois

só pra tirar a dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roger Windberg Seria overclock, eu perdi uma HD4670 ano passado "brincando" no afterburner. Era uma placa de 9 anos, mas ela poderia estar viva ainda. Você teria que estar ciente dos riscos.

adicionado 5 minutos depois

Tenta reduzir a resolução do jogo, mesmo que seja jogar em janela. Isso deve reduzir a carga na GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roger Windberg Só do jogo. Mesmo que você tenha que jogar em janela, só pra tirar a dúvida mesmo. Se for mesmo a GPU vai dar menos stutterings ou até parar.

adicionado 1 minuto depois

Qual a resolução que você está jogando no momento enquanto gravava os videos/tirava as fotos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB A resolução que utilizei foi 1360x768 (mesma do meu monitor). Agora nos testes que fiz aqui, coloquei tanto na resolução mínima, como em Modo Janela e os stutterings continuaram, porém o uso da GPU quase nem subiu, e o culpado agora foi o processador que chegou à 80% no Core¹ e 70% no Core² durante os stutterings.

 

5abf10f18c05f_Semttulo.png.57d9c6ebe784038fad5fd26d73a537ec.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muita pesquisa resolvi me arriscar à fazer um Over "seguro" nela, apenas estou na dúvida de que programa utilizar pois alguns utilizam o RivaTuner (antigo, que não funcionou comigo), MSI Afterburner, EVGA Precision, entre outros. Desses citados, somente  RivaTuner e o EVGA Precision mostram o Shader Clock para alterar, o MSI Afterburner não. Tem alguma diferença em fazer Overclock com o MSI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...