Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de PC novo


Ir à solução Resolvido por Encry,

Posts recomendados

Boa noite galera.

 

Estou pensando em montar um PC intermediário. Estou por fora das novidades... Estava com um.notebook já a 3anos, infelizmente ele queimou e estou de volta pensando em montar um PC. Mas aconteceu muita coisa e estou por fora... Precisava de umas dicas/ajudas para montar meu PC.

 

Uso do PC: Jogar jogos de início penso só em jogar CS:GO (jogava antes), talvez abra a mente pra outros jogos um pouco mais pesados. 

Navegar na internet, pacote office, redes sociais e etc...

 

Pontos importante: tenho um SSD 240gb que usava no note e 1hd de 1tb de note (não sei se serve pro PC, acredito que sim) então não preciso de HD. 

 

Pelo que li na Net... 

Queria montar um PC com processador *Ryzen 5 (1400 ou 1600). 

*placa-mãe... modelo 350 alguma coisa kkk.

*Memória RAM ddr4 são as atuais né? Queria sabe oqe é melhor.. 1x8 ou 2x4? (Pensando em futuros upgrades). 

*Placa de vídeo? Não tenho ideia.

*Fonte real... também não.

*Monitor.. na época ouvia falar MT bem dos 144hz. Não sei como está hoje.

*Teclado e mouse: focados em jogos de tiro.

 

Valores: Nao tenho ideia de preços, quanto menor melhor, pois não irei jogar mt. Só gostaria de comprar coisas boas e que no futuro possa fazer upgrades.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite!

Bão, vou por partes:

O SSD já vai ajudar demais no desempenho de seu PC, instalando windows nele e os programas.

O HD do Notebook dá para utilizar, mas para armazenar seus arquivos, para por Windows nele não sei se ficaria muito viavel, já que tem o SSD.

Para processador aconselho pegar um i3 ou i5.

A memoria a melhor que tem é DDR4 mesmo, para ver se compensa pegar 1x8 ou 2x4 depende da placa-mãe e a quantidade de slote que ela tiver, por mim eu pegaria 1x8, para futuramente aumentar aos poucos.

Uma placa de Video que rodara jogos de boas e tem um preço acessível é a Geforce 1050 ti.

Uma fonte de 400 a 500W da Corsair já séria o suficiente. 

Monitor esse de 144hz é ótimo mesmo, só o preço dele que não ajuda kkk, um de 75hz com 1ms já séria ***** para jogos.

Teclado e Mouse tem que ser Razer, mas o preço que é complicado nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Erick Alves_513426 disse:

Boa noite galera.

 

Estou pensando em montar um PC intermediário. Estou por fora das novidades... Estava com um.notebook já a 3anos, infelizmente ele queimou e estou de volta pensando em montar um PC. Mas aconteceu muita coisa e estou por fora... Precisava de umas dicas/ajudas para montar meu PC.

 

Uso do PC: Jogar jogos de início penso só em jogar CS:GO (jogava antes), talvez abra a mente pra outros jogos um pouco mais pesados. 

Navegar na internet, pacote office, redes sociais e etc...

 

Pontos importante: tenho um SSD 240gb que usava no note e 1hd de 1tb de note (não sei se serve pro PC, acredito que sim) então não preciso de HD. 

 

Pelo que li na Net... 

Queria montar um PC com processador *Ryzen 5 (1400 ou 1600). 

*placa-mãe... modelo 350 alguma coisa kkk.

*Memória RAM ddr4 são as atuais né? Queria sabe oqe é melhor.. 1x8 ou 2x4? (Pensando em futuros upgrades). 

*Placa de vídeo? Não tenho ideia.

*Fonte real... também não.

*Monitor.. na época ouvia falar MT bem dos 144hz. Não sei como está hoje.

*Teclado e mouse: focados em jogos de tiro.

 

Valores: Nao tenho ideia de preços, quanto menor melhor, pois não irei jogar mt. Só gostaria de comprar coisas boas e que no futuro possa fazer upgrades.

 

 

 

Ryzen 5 1600 vai te dar FPS mais estáveis, mas o Ryzen 5 1400 já está de bom tamanho.

1x8 é bom para jogos, e 2x4 se tiver algum trabalho que envolva processamento (pacote office nem exige tanto assim).

Fonte Corsair CX 450

Placa de Vídeo GTX 1050 Ti.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Ryzen 5 1600 vai te dar FPS mais estáveis, mas o Ryzen 5 1400 já está de bom tamanho.

1x8 é bom para jogos, e 2x4 se tiver algum trabalho que envolva processamento (pacote office nem exige tanto assim).

Fonte Corsair CX 450

Placa de Vídeo GTX 1050 Ti.

Uso só pacotes office para trabalho e trabalhos de faculdade, não uso editores de vídeo, foto, e essas coisas pesadas e etc.

Entre os Ryzen 5.. qual seria o melhor custo benefício? Pretendo fazer o upgrade no futuro (não sei qto tempo, mas o upgrade seria pra processadores atuais do futuro) qro um processador que aguente e não precise trocar tão cedo. 

placa-mãe, qual a melhor custo benefício? Vi algumas am4 b350 gaming algo assim.. essas são boas? MSI, Asrock, gigabyte? Qual marca de placa comprar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Erick Alves_513426 disse:

Uso só pacotes office para trabalho e trabalhos de faculdade, não uso editores de vídeo, foto, e essas coisas pesadas e etc.

Entre os Ryzen 5.. qual seria o melhor custo benefício? Pretendo fazer o upgrade no futuro (não sei qto tempo, mas o upgrade seria pra processadores atuais do futuro) qro um processador que aguente e não precise trocar tão cedo. 

placa-mãe, qual a melhor custo benefício? Vi algumas am4 b350 gaming algo assim.. essas são boas? MSI, Asrock, gigabyte? Qual marca de placa comprar

Ryzen 5 1600 seria o que você quer. Só vai querer trocar por um Ryzen 7 4700 em 2020 se quiser.

Gigabyte AB350 Gaming é a melhor no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Ryzen 5 1600 seria o que você quer. Só vai querer trocar por um Ryzen 7 4700 em 2020 se quiser.

Gigabyte AB350 Gaming é a melhor no momento.

 Fui ver um comparativo entre 1400 e 1600. Vi que a diferença não eh MT... Se a diferença de preço não for MT alta eu vou de 1600..

 

Dúvida: 1050ti ou 1060? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Erick Alves_513426 disse:

 Fui ver um comparativo entre 1400 e 1600. Vi que a diferença não eh MT... Se a diferença de preço não for MT alta eu vou de 1600..

 

Dúvida: 1050ti ou 1060? 

1060 6GB.

O Ryzen 5 1600 tem frames mais estáveis em jogos que exigem demais do processador.

Sem falar que por ter 12 threads, ele vai te dar uma longevidade bem melhor que o Ryzen 5 1400.

Como você quer longevidade, por isso eu sugeri o Ryzen 5 1600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ClinkLinck disse:

1060 6GB.

O Ryzen 5 1600 tem frames mais estáveis em jogos que exigem demais do processador.

Sem falar que por ter 12 threads, ele vai te dar uma longevidade bem melhor que o Ryzen 5 1400.

Como você quer longevidade, por isso eu sugeri o Ryzen 5 1600.

Fui dar uma pesquisada rápida nos preços, me assustei com o preço da 1060 6gb kkkk 1050 ti 4gb está boa? 

 

Tô pensando de início em:

Ryzen 5 1600

Gigabyte ab350 gaming

HyperX 8gb

Gtx 1050 ti

Fonte 500w 80plus. 

 

Monitor, teclado e mouse ainda vou pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Erick Alves_513426 disse:

Fui dar uma pesquisada rápida nos preços, me assustei com o preço da 1060 6gb kkkk 1050 ti 4gb está boa? 

 

Tô pensando de início em:

Ryzen 5 1600

Gigabyte ab350 gaming

HyperX 8gb

Gtx 1050 ti

Fonte 500w 80plus. 

 

Monitor, teclado e mouse ainda vou pesquisar.

Para CS:Go está ótimo. Mas quando for jogar jogos mais pesados você vai ter que abaixar um pouco as qualidades gráficas, mas nada que um upgrade futuro de placa de vídeo resolva (não muito longe mas não muito perto).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compra agora não, espera até dia 19 que vai sair a nova geração dos ryzen e as placas mãe de entrada da 8a gen da Intel até la já irão ter saído também...  Como você disse que que não vai usar o pc pra renderização ou programas que vão usar processador com muitos threads em geral e tem interesse em monitor 144hz (excelente pra cs:go) eu iria de i5 8400+h310+8gb ddr4 2666+1050ti/1060 6gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LISMAO disse:

Não compra agora não, espera até dia 19 que vai sair a nova geração dos ryzen e as placas mãe de entrada da 8a gen da Intel até la já irão ter saído também...  Como você disse que que não vai usar o pc pra renderização ou programas que vão usar processador com muitos threads em geral e tem interesse em monitor 144hz (excelente pra cs:go) eu iria de i5 8400+h310+8gb ddr4 2666+1050ti/1060 6gb

 

Eu posso já ir adiantando e comprando o gabinete mouse teclado e etc... Ou você's acham que até dia 19 essas coisas também baixaram os preços?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2018 às 00:29, LISMAO disse:

Não compra agora não, espera até dia 19 que vai sair a nova geração dos ryzen e as placas mãe de entrada da 8a gen da Intel até la já irão ter saído também...  Como você disse que que não vai usar o pc pra renderização ou programas que vão usar processador com muitos threads em geral e tem interesse em monitor 144hz (excelente pra cs:go) eu iria de i5 8400+h310+8gb ddr4 2666+1050ti/1060 6gb

A nova geração dos Ryzen não é a Ryzen 2200/2400G?  Achei que fosse... 
Vi em algum vídeo no youtube que sairia nova geração de placa de vídeo. Verdade? Se for pra sair dia 19 ... novos processadores, placa-mãe e de vídeo... porque os preços ainda continuam altos? 
Estava dando uma pesquisada em Placas de Vídeo... estão muito caras, pensei em montar o pc (Ryzen 5 1600) sem a placa de video de primeiro momento. Dessa forma daria pra jogar? E em 2~3 meses poderia comprar a placa de video .. poderia já até fazer um esforço e comprar uma melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre mouse/teclado, não vá de Razer como o amigo disse, vai pagar por marca em 90% dos casos.

 

Pra mouse você tem que pesquisar como é a sua pegada(procura por "mouse grips") e pesquisar qual são os mais aconselháveis pra sua, isso é o mais importante. Não pague mais de R$250 em um mouse se você quiser custo x benefício. Apostei no HyperX Pulsefire por R$200 na loja que explode e fiquei satisfeito(adorava o DeathAdder da Razer mas só dava problema rápido, tive 2).

 

Sobre teclado vá de mecânico, é bom para jogos e principalmente digitação. Pesquise sobre os switchs, isso é o mais importante. Tem switch silencioso, com feedback tátil e também auditivo. Aqui você consegue um bom com led(Redragon Kumara, sem numpad) na faixa dos R$170+. Tenho um HyperX Alloy FPS(switch blue) que é muito bom pra CS mas só aconselho comprar na promoção, não vale os R$500+ que pedem, comprei por R$380. Se puder investir num RGB é satisfação garantida, tenho um Blackwidow Chroma v2(switch green) que paguei R$445 e os leds fazem diferença.

Se quiser economizar, já ouvi falarem bem de uns semi-mecânicos mas não posso opinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena comprar no Mercado Livre?
Dei uma pesquisada em preços... o mercado livre as vezes tem uma diferença pequena (maior ou menos) Mas pelo mercado livre eu não pago frete... Em algumas pesquisas que fiz. vale + a pena pegar pelo mercado livre

Como por ex: Memoria ddr4 8gb 2400Mhz Kingston HyperX a $450 (Frete grátis) e Fonte 550w Corsair 80plus a 280$ 10x sem juros (Na Kabum esta 250 a vista no boleto, mas tem 35 de frete).

 

 

Minha duvida é: Vale a pena comprar no Mercado livre, ou comprar tudo em 1 lugar (Kabum) e pagar o 1 frete um pouco + salgado...
Quais lojas você's me indicariam de procurar as peças? 

Estou decidido de comprar um: 
R5 1600.
placa-mãe AB350 (Não sei qual marca e modelo ainda, poderiam me indicar uma? com link).
DDR4 2400Mhz Kingston HyperX.
Fonte Corsair 550w 80plus.

GTX 1050ti 4gb.

Poderiam me ajudar com links de lojas com preço bom?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LiOoN disse:

Sobre mouse/teclado, não vá de Razer como o amigo disse, vai pagar por marca em 90% dos casos.

 

Pra mouse você tem que pesquisar como é a sua pegada(procura por "mouse grips") e pesquisar qual são os mais aconselháveis pra sua, isso é o mais importante. Não pague mais de R$250 em um mouse se você quiser custo x benefício. Apostei no HyperX Pulsefire por R$200 na loja que explode e fiquei satisfeito(adorava o DeathAdder da Razer mas só dava problema rápido, tive 2).

 

Sobre teclado vá de mecânico, é bom para jogos e principalmente digitação. Pesquise sobre os switchs, isso é o mais importante. Tem switch silencioso, com feedback tátil e também auditivo. Aqui você consegue um bom com led(Redragon Kumara, sem numpad) na faixa dos R$170+. Tenho um HyperX Alloy FPS(switch blue) que é muito bom pra CS mas só aconselho comprar na promoção, não vale os R$500+ que pedem, comprei por R$380. Se puder investir num RGB é satisfação garantida, tenho um Blackwidow Chroma v2(switch green) que paguei R$445 e os leds fazem diferença.

Se quiser economizar, já ouvi falarem bem de uns semi-mecânicos mas não posso opinar.

O Teclado que você tem é esse:  https://www.cissamagazine.com.br/teclado-hyperx-gamer-mecanico-alloy-fps-hxkb1bl1naa4-?utm_source=google&utm_medium=Shopping&utm_campaign=teclado-hyperx-gamer-mecanico-alloy-fps-hxkb1bl1naa4-&inStock&gclid=Cj0KCQjwqYfWBRDPARIsABjQRYz2U7fE-dGfCE7MAZ8xJtvMEXTQJRl-7g8ma7AHIZ9y7MtJL5f0-AIaAskZEALw_wcB 

Mouse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-967066062-mouse-hyperx-gamer-pulsefire-fps-3200-dpi-preto-hx-mc001aam-_JM  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Erick Alves_513426 disse:

Eles mesmo. Completando, ja que você tem interesse no CS, com o headset HyperX Cloud Core que eh um excelente fone =), kitzin custo beneficio show de bola pra setup preto/vermelho.

Nao, nao sou patrocinado da hyperx mas tenho que reconhecer a qualidade, uso o fone tem 1 ano+ e teclado e mouse desde a black friday, muito bons.

 

só recomendaria você levar em consideracao o switch red q tem o tempo de resposta melhor do que o blue se você for full competitivo, mas nada gritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LiOoN disse:

Eles mesmo. Completando, ja que você tem interesse no CS, com o headset HyperX Cloud Core que eh um excelente fone =), kitzin custo beneficio show de bola pra setup preto/vermelho.

Nao, nao sou patrocinado da hyperx mas tenho que reconhecer a qualidade, uso o fone tem 1 ano+ e teclado e mouse desde a black friday, muito bons.

 

só recomendaria você levar em consideracao o switch red q tem o tempo de resposta melhor do que o blue se você for full competitivo, mas nada gritante.

Legal... O da Cissa magazine. Tinha 30$ de frete.. achei um no MercadoLivre switch red por 433$ (na Cissa iria sair por 410 com frete) por 23$ a +.. comprei no mercado livre mesmo.. aproveitei que o frete era grátis. Comprei o mouse também kkk

 

queria saber se essa fonte aqui é boa.. : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749792063-fonte-80plus-bronze-corsair-cp-9020121-ww-cx550-atx-550w-pfc-_JM

 

Tô pensando em compra-la a marca é boa.. mas fiquei na dúvida sobre esse selo bronze, já que vi que tem umas que são Gold. Queria entender a diferença e se vale a pena pegar essa bronze, ou uma menor com selo Gold.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/3/2018 às 00:53, Erick Alves_513426 disse:

queria saber se essa fonte aqui é boa.. : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749792063-fonte-80plus-bronze-corsair-cp-9020121-ww-cx550-atx-550w-pfc-_JM

 

Tô pensando em compra-la a marca é boa.. mas fiquei na dúvida sobre esse selo bronze, já que vi que tem umas que são Gold. Queria entender a diferença e se vale a pena pegar essa bronze, ou uma menor com selo Gold.

É boa sim, bronze é o suficiente. Tem um cara que postou as vantagem da gold em cima da bronze num tópico aqui do fórum. Basicamente é mais eficiente e economiza energia.

 

Estou acompanhando aqui sobre as mb. Na dúvida entre a asus prime e a gigabyte. 

Achei isso no fórum da adrena:

"*Se não vai fazer over: Gigabyte AB350 G3
*Se vai fazer over num R5: Gigabyte AB350 G3
*Se não dá a mínima pra áudio e 100 reais a mais numa placa vai pesar no orçamento e/ou quer fazer um over leve até 3.7ghz: Asus Prime Plus"

 

Acho que vou de Gigabyte AB350 G3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, tomtit0 disse:

É boa sim, bronze é o suficiente. Tem um cara que postou as vantagem da gold em cima da bronze num tópico aqui do fórum. Basicamente é mais eficiente e economiza energia.

 

Estou acompanhando aqui sobre as mb. Na dúvida entre a asus prime e a gigabyte. 

Achei isso no fórum da adrena:

"*Se não vai fazer over: Gigabyte AB350 G3
*Se vai fazer over num R5: Gigabyte AB350 G3
*Se não dá a mínima pra áudio e 100 reais a mais numa placa vai pesar no orçamento e/ou quer fazer um over leve até 3.7ghz: Asus Prime Plus"

 

Acho que vou de Gigabyte AB350 G3.

valeu cara.

Já fiz a compra da fonte :D e vou já tenho certeza da placa agora... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2018 às 00:53, Erick Alves_513426 disse:

Legal... O da Cissa magazine. Tinha 30$ de frete.. achei um no MercadoLivre switch red por 433$ (na Cissa iria sair por 410 com frete) por 23$ a +.. comprei no mercado livre mesmo.. aproveitei que o frete era grátis. Comprei o mouse também kkk

Boa! Tenho certeza que tu vai curtir, depois dá o feedback do que achou do switch red.

Tenho dois teclados mecânicos com switch blue por motivos de promoção(e gosto pelo switch) mas tenho vontade de pegar um silencioso pra algumas ocasiões(que o som é incômodo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LiOoN disse:

Boa! Tenho certeza que tu vai curtir, depois dá o feedback do que achou do switch red.

Tenho dois teclados mecânicos com switch blue por motivos de promoção(e gosto pelo switch) mas tenho vontade de pegar um silencioso pra algumas ocasiões(que o som é incômodo).

Pode deixar ... Mas acho qe vou demorar um pouco, to vendo gabinete agora pra comprar (Acho que é a parte + difícil de comprar... escolher 1 kkk)
Quanto ao fone... eu tenho um HD202 Sennheiser... só tem audio... eu coloquei na OLX pra vender... pra juntar uma graninha a + .. e nao deixar o meu fone jogado... Assim que vender meu sennheiser pretendo pegar o fone que você indicou, vi algumas reviews.. ele parece bom mesmo. E vai me ajudar com fone + microfone pra jogar... se for jogar de Senheiser.. teria que comprar um fone a parte..

 

placa-mãe, video e processador.. vou esperar lançarem os Ryzen 2000 pra ver se baixa o preço... pra sobrar uma graninha a + .. pra colocar no monitor ou em um futuro upgrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Erick Alves_513426 disse:

Pode deixar ... Mas acho qe vou demorar um pouco, to vendo gabinete agora pra comprar (Acho que é a parte + difícil de comprar... escolher 1 kkk)
Quanto ao fone... eu tenho um HD202 Sennheiser... só tem audio... eu coloquei na OLX pra vender... pra juntar uma graninha a + .. e nao deixar o meu fone jogado... Assim que vender meu sennheiser pretendo pegar o fone que você indicou, vi algumas reviews.. ele parece bom mesmo. E vai me ajudar com fone + microfone pra jogar... se for jogar de Senheiser.. teria que comprar um fone a parte..

 

placa-mãe, video e processador.. vou esperar lançarem os Ryzen 2000 pra ver se baixa o preço... pra sobrar uma graninha a + .. pra colocar no monitor ou em um futuro upgrade

Se quiser economizar no headset tem o Stinger que tb tem um custo benefício muito bom mas a diferença de preço pro Cloud Core não é grande, que é um dos headsets mais usados pelos profissionais de CS.

 

E com certeza, se tu quer jogar CS GO(ou outros FPS com bastante movimento tipo Overwatch) monitor 144hz é MUITO bem vindo, a diferença é absurda comparada ao 60hz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erick Alves_513426 Pelo que li vi que você vai abrir mão de uma placa de vídeo no momento?
Esse R5 1600 não tem gpu. Os Ryzen que possuem GPU integrada são os da linha 2000. Não entendo muito (nada) de hardware, mas com certeza você vai precisar de uma placa de vídeo, ou espera o lançamento dos novos ryzen 2000. Portanto cuidado, se não for utilizar os ryzen 2000, você necessita de uma placa de vídeo off-board.

Obs: Ryzen que possuem placa de vídeo integrado no momento são os R3 2200G e o R5 2400G.

Me corrijam caso eu esteja errado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Comino disse:

@Erick Alves_513426 Pelo que li vi que você vai abrir mão de uma placa de vídeo no momento?
Esse R5 1600 não tem gpu. Os Ryzen que possuem GPU integrada são os da linha 2000. Não entendo muito (nada) de hardware, mas com certeza você vai precisar de uma placa de vídeo, ou espera o lançamento dos novos ryzen 2000. Portanto cuidado, se não for utilizar os ryzen 2000, você necessita de uma placa de vídeo off-board.

Obs: Ryzen que possuem placa de vídeo integrado no momento são os R3 2200G e o R5 2400G.

Me corrijam caso eu esteja errado.
 

Eu não vou conseguir rodar nada sem a placa? Obrigatoriamente preciso de uma placa de video pra rodar o R5 1600? 
Eu estava pensando em adiar um pouco, mas no caso, eu pretendo comprar o R5 1600 assim qe lançar os Ryzen 2000 novos.. ou se o preço vir bom eu ja aproveito e compro os R's 2000. Estou pensando em comprar a placa-mãe, processador, memoria e placa de video de 1x só... assim que cair um pouco o preço, ou seja, quando lançarem a nova geração. 
No momento, já estou adiantando a compra do: teclado, mouse, fonte, gabinete e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...