Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ ordenação por repetição em c++


Posts recomendados

Olá, estou começando agora com c++ e com programação em geral e meu professor me passou o seguinte exercício:

 

"Escreva uma função que receba um vetor de números e os ordene (Bubble Sort) por ordem decrescente tendo como critério o número de vezes em que cada elemento ocorre no vetor e retorne o vetor ordenado."

 

estou a uma semana tentando pensar em algo para fazer com ele e não consigo achar uma solução se alguém puder me ajudar apenas com a ideia já agradeço muito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Negri , oi cara!

O Bubble Sort é um dos mais comuns métodos de ordenação que existe, sua lógica é fácil de aprender e tem muito matérial aqui (no fórum) e na internet para pesquisar.

 

 

"ordem decrescente tendo como critério o número de vezes em que cada elemento ocorre no vetor"

O professor propôs algo interessante. O critério do Bubble Sort é o valor dos elementos ordenados isso naturalmente da investigação de cada elemento e seu valor, porém o critério foi desviado nesse problema para número de repetências dos elementos no vetor, isso significa que, não se pode ordenar o vetor antes de se ter o seu critério de ordenação, ou seja, terá de ter um algoritmo que conte quais os elemento que repete e a classificação 1, 2, 3, 4 ... lugar de mais repetentes.

Com as classificações prontas, começa a ordena com base nesse critério classificatório.

Exm.

2 2 1 1 1 1 3 3 3 3 3 4

 O algoritmo que conta as ocorrências vai ter o seguinte conteúdo:

3 1 2 4

Ou seja, 3 em Primeiro, 1 em Segundo, 2 em Terceiro e 4 por último, quando ordenado fica desse jeito:

3 3 3 3 3 1 1 1 1 2 2 4