Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No Bootable Device Fedora 27


Posts recomendados

Seguinte comunidade linda: inventei de fazer dual boot de novo. N sei porque faço essas porcaria ainda.
Tinha Windows 10 num Acer Aspire F 15, e resolvi colocar Fedora 27. Particionei certinho 100GB pra ele. A partição com Windows ficou intocada.
Fiz a instalação do Fedora em Legacy por que no UEFI o PC n reconhecia o USB pra eu aumentar a prioridade na hora do Boot.
Quando fui reiniciar, não havia a opção do Windows pra eu selecionar. Perfeito. Aí tentei entrar em Legacy, UEFI, mudei ordem de boot. Enfim. 
Quando colocava UEFI, "No Bootable Device"
Quando em Legacy, apenas Fedora.
Aí criei um pendrive bootavel com GParted e formatei a partição do Fedora e a partição em que estava o Grub(me arrependo levemente).
Agora ao iniciar em Legacy, aparece no such partition. Deve ser porque a jumenta aqui apagou o Grub.....
Na minha situação atual n consigo usar nem Windows 10 nem Fedora. Isso porque eu estou fazendo Ciência da Computação. Da ate vergonha. 

Estou bem desesperado, se vcs puderem ajudar fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

refaça a instalação do fedora (caso deseje continuar utilizando o mesmo) com sistema em modo uefi...

 

O pendrive não é reconhecido ? regrave a iso no mesmo usando o Rufus  (observe a opção correspondente para uefi)

 

na instalação do fedora será necessário criar uma partição fat32 (com uns 40 mb + ou -) montada em /boot/efi antes da partção raíz ( / )

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entendi sua placa está no modo UEFI e o disco no formato GPT logo o Windows está instalado no modo UEFI, tendo a partição EFI (100MB) responsável pelo boot do Windows (Windows Boot Manager).


Eu faria primeiro a recuperação da partição EFI para normalizar o boot do Windows e depois prepararia um pendrive com o Rufus de instalação do Lnux no modo 'Partição GPT para modo UEFI'


Tutorial para recuperar a partição EFI para normalizar o boot do Windows:
Recuperar Boot (EFI) do Windows - Modo Boot DVD Instalação

 

Tutorial para preparar um pendrive com o Rufus no modo Partição GPT para UEFI, vá na Opção 02:
USB bootável com o Rufus (MBR / GPT)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto parceiro muito obrigado. estou fazendo isso no momento. Se der certo aviso aqui parceiro ; )

adicionado 35 minutos depois

Gente seguinte recuperei o windows agr que reinstalei o fedora. PORÉM não aparece pra mim como escolher entre fedora e windows, ele booa automatico no windows. ALguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na instalação do Fedora onde você indicou para gravar o Grub? 

Eu estou usando o ElementaryOS e indiquei para gravar o Grub na partição EFI (Windows Boot Manager) mas acho que indicando a raiz do Sda também deveria dar certo.

Eu não crio a partição /boot/efi para o Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, f_neto disse:

Eu não crio a partição /boot/efi para o Linux.

 

  Mas que ela existe... existe.....!! :D

 

  depende da distro a ser instalada., para algumas seleciona-se a opção partição sistema Efi (fat32) , já em outras cria-se a partição Fat32  montada em /boot/efi.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Fox Eu não neguei a existência dela, somente que nas distribuições que uso que são sempre baseadas no Debian devido aos pacotes .deb nunca crio a partição de boot e muito menos a EFI. E um aviso para quem usa distros baseadas no Ubuntu a partir da versão 17, não precisam criar nem a partição Swap pois o Ubuntu está vindo com o Ramdisk nativo no sistema.

Mas como voce citou, depende da distribuição e o pessoal não gosta muito de pesquisar.....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...