Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Seguinte comunidade linda: inventei de fazer dual boot de novo. N sei porque faço essas porcaria ainda.
Tinha Windows 10 num Acer Aspire F 15, e resolvi colocar Fedora 27. Particionei certinho 100GB pra ele. A partição com Windows ficou intocada.
Fiz a instalação do Fedora em Legacy por que no UEFI o PC n reconhecia o USB pra eu aumentar a prioridade na hora do Boot.
Quando fui reiniciar, não havia a opção do Windows pra eu selecionar. Perfeito. Aí tentei entrar em Legacy, UEFI, mudei ordem de boot. Enfim. 
Quando colocava UEFI, "No Bootable Device"
Quando em Legacy, apenas Fedora.
Aí criei um pendrive bootavel com GParted e formatei a partição do Fedora e a partição em que estava o Grub(me arrependo levemente).
Agora ao iniciar em Legacy, aparece no such partition. Deve ser porque a jumenta aqui apagou o Grub.....
Na minha situação atual n consigo usar nem Windows 10 nem Fedora. Isso porque eu estou fazendo Ciência da Computação. Da ate vergonha. 

Estou bem desesperado, se vcs puderem ajudar fico grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

refaça a instalação do fedora (caso deseje continuar utilizando o mesmo) com sistema em modo uefi...

 

O pendrive não é reconhecido ? regrave a iso no mesmo usando o Rufus  (observe a opção correspondente para uefi)

 

na instalação do fedora será necessário criar uma partição fat32 (com uns 40 mb + ou -) montada em /boot/efi antes da partção raíz ( / )

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se entendi sua placa está no modo UEFI e o disco no formato GPT logo o Windows está instalado no modo UEFI, tendo a partição EFI (100MB) responsável pelo boot do Windows (Windows Boot Manager).


Eu faria primeiro a recuperação da partição EFI para normalizar o boot do Windows e depois prepararia um pendrive com o Rufus de instalação do Lnux no modo 'Partição GPT para modo UEFI'


Tutorial para recuperar a partição EFI para normalizar o boot do Windows:
Recuperar Boot (EFI) do Windows - Modo Boot DVD Instalação

 

Tutorial para preparar um pendrive com o Rufus no modo Partição GPT para UEFI, vá na Opção 02:
USB bootável com o Rufus (MBR / GPT)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@f_neto parceiro muito obrigado. estou fazendo isso no momento. Se der certo aviso aqui parceiro ; )

adicionado 35 minutos depois

Gente seguinte recuperei o windows agr que reinstalei o fedora. PORÉM não aparece pra mim como escolher entre fedora e windows, ele booa automatico no windows. ALguma ideia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na instalação do Fedora onde você indicou para gravar o Grub? 

Eu estou usando o ElementaryOS e indiquei para gravar o Grub na partição EFI (Windows Boot Manager) mas acho que indicando a raiz do Sda também deveria dar certo.

Eu não crio a partição /boot/efi para o Linux.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, f_neto disse:

Eu não crio a partição /boot/efi para o Linux.

 

  Mas que ela existe... existe.....!! :D

 

  depende da distro a ser instalada., para algumas seleciona-se a opção partição sistema Efi (fat32) , já em outras cria-se a partição Fat32  montada em /boot/efi.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Black Fox Eu não neguei a existência dela, somente que nas distribuições que uso que são sempre baseadas no Debian devido aos pacotes .deb nunca crio a partição de boot e muito menos a EFI. E um aviso para quem usa distros baseadas no Ubuntu a partir da versão 17, não precisam criar nem a partição Swap pois o Ubuntu está vindo com o Ramdisk nativo no sistema.

Mas como voce citou, depende da distribuição e o pessoal não gosta muito de pesquisar.....

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×