Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gabriel_ggp

Placar Eletrônico com contador e led

Recommended Posts

Olá a todos!

Quero desenvolver o projeto de um placar eletrônico, porém não tenho muito conhecimento sobre contadores e flip flops.

Gostaria da ajuda de vocês pra saber qual tipo de contador devo usar e como ele funciona.

Segue abaixo uma imagem de como gostaria que o placar ficasse (somente o que está em vermelho são LEDs).

A quantidade de leds a ser utilizada ainda será definida de acordo com a viabilidade.

WhatsApp Image 2018-03-28 at 23.08.48.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que vai implementar em protoboard, recomendo que use circuitos integrados que já realizem as funções de contagem em década (BCD) e conversão de BCD para display de sete segmentos para não terminar com uma medusa gigantesca. Se me lembro bem você vai precisar (caso use TTL, normalmente é mais barato) do 74LS90 e do 74LS47. Para o 74LS47 temos alternativas como o 74LS48 e se me lembro bem o 4511, mas não lembro se este último é CMOS.

Este projeto também poderia ser feito com microcontroladores, mas como estes têm um número limitado de portas, teria que multiplexar. Caso use um, fique atento quanto ao consumo de corrente dos displays, para que não exceda o limite por porta nem o limite de corrente total.

Compartilhar este post

Link para o post

Pretende colocar esse projeto num ginásio de esportes? Placar do tamanho de uma caixa de fósforos só se for para campeonato de futebol de botão.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

22 horas atrás, Davi Silva Santos disse:

Já que vai implementar em protoboard, recomendo que use circuitos integrados que já realizem as funções de contagem em década (BCD) e conversão de BCD para display de sete segmentos para não terminar com uma medusa gigantesca. Se me lembro bem você vai precisar (caso use TTL, normalmente é mais barato) do 74LS90 e do 74LS47. Para o 74LS47 temos alternativas como o 74LS48 e se me lembro bem o 4511, mas não lembro se este último é CMOS.

Este projeto também poderia ser feito com microcontroladores, mas como estes têm um número limitado de portas, teria que multiplexar. Caso use um, fique atento quanto ao consumo de corrente dos displays, para que não exceda o limite por porta nem o limite de corrente total.

Pretendo fazer o circuito utilizando placa de circuito impresso.

Estava olhando aqui e achei muito interessante utilizar fita led, pois caso eu use leds a quantidade seria enorme.

Poderia por favor me explicar melhor sobre esses contadores ou enviar links úteis, qualquer ajuda é muito bem vinda :)

att: Gimenes

adicionado 2 minutos depois
17 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Pretende colocar esse projeto num ginásio de esportes? Placar do tamanho de uma caixa de fósforos só se for para campeonato de futebol de botão.

Pretendo colocar na quadra da minha escola.

você tem alguma dica de qual contador usar ?

att: Gimenes

Compartilhar este post

Link para o post
52 minutos atrás, Gabriel_ggp disse:

alguma dica de qual contador usar

Fala sério que nem deu bola pro cd4026 que te ..."indiquei"? Fala sério...

Agora off meio on ... Cheguei a ver um placar deste numa quadra. Há uns 25 anos atrás quase me deu vontade restaurá-lo. Não operara mais. Motivo: fora feito há 35 anos atrás. A (nossa) história conta que fora um major do exército que o montou. Detalhe: 100% com chaves rotativas. Cheguei a vê-las com o emaranhado de fios. Fico imaginando a inteligência/paciência/dedicação/motivação que este cara teve pra fazer isso e o impacto visual que teve a literalmente há 60 (25+35) anos atrás...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
Em 02/04/2018 às 14:58, Isadora Ferraz disse:

Fala sério que nem deu bola pro cd4026 que te ..."indiquei"? Fala sério...

Dei uma olhada nele sim!! 

Achei muito interessante e provavelmente irei utiliza-lo:)

Preciso somente estuda-lo mais e realizar alguns testes 

Muitíssimo obrigado pelo dica, irei fazer um bom proveito!!

adicionado 4 minutos depois
Em 02/04/2018 às 14:58, Isadora Ferraz disse:

Agora off meio on ... Cheguei a ver um placar deste numa quadra. Há uns 25 anos atrás quase me deu vontade restaurá-lo. Não operara mais. Motivo: fora feito há 35 anos atrás. A (nossa) história conta que fora um major do exército que o montou. Detalhe: 100% com chaves rotativas. Cheguei a vê-las com o emaranhado de fios. Fico imaginando a inteligência/paciência/dedicação/motivação que este cara teve pra fazer isso e o impacto visual que teve a literalmente há 60 (25+35) anos atrás...

Muito interessante :)

Ainda bem que hj em dia tudo ficou mais fácil e acessível, porém tenho consciência de que não será fácil a montagem desse meu placar. 

Desistir jamais!

Editado por Gabriel_ggp

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais