Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcador de truco com leds


Posts recomendados

boa tarde. estou fazendo um marcador de truco com ci4026 porém não estou conseguindo fazer a logica para dar reset quando passar para o 12 alguém poderia me ajudar?

 

adicionado 13 minutos depois

e gostaria de colocar os leds funcionando de acordo com o display cada numero com seus respectivos leds, até o dez consegui fazer porém no 11 não consegui fazer ele passar para o mesmo sem ter que começar a contagem novamente, do dez volta pro inicio.como fazer os leds passar do dez para o onze sem reiniciar?

adicionado 15 minutos depois

estou usando ci 4017 para os leds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Mestre88 disse:

somente o segmento A não dá certo

pior. Esqueci que A acende no 0 e 2.

 

3 horas atrás, daniel godinho de moraes disse:

alguma ideia de fazer isso

ndisplay.gif

 

No 'ônzimo` vai acender Q0 de U2. Pra voltar a 0 no doze, Ligue Q1 de U2 no reset e no reset também do display

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, daniel godinho de moraes disse:

estou usando os dois cis 4017 porém não esta dando certo

adicionado 8 minutos depois

teria alguma ideia de fazer isso

Aqui uma outra solução:

imagem455.GIF.a222ea0ea6fb8edefeae83909f647eeb.GIF

Dessa forma os dois 4017 formam uma contagem única limitada até 12. O pino 3 do 4017 de baixo fica desligado. O clock vai ao botâo que aciona a contagem.

 

Já no exemplo dado pela @Isadora Ferraz temos um 4017 para dezenas e outro para unidade, formando um número de dois dígitos com leds.

adicionado 19 minutos depois

E aqui segue o circuito de lógica para limitar a contagem ao número 12. Consiste de uma porta inversora e uma porta E construida com resistores, diodo e transistor.

Deve ser ligada aos pinos dos segmentos indicados e a saída aos Resets dos contadores:

imagem455.GIF.ccfac7a1db50b17d062b04ba5e9d32aa.GIF

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pessoal pela dica consegui montar o circuito valeu!!!

 

pessoal surgiu mais um prolema o circuito funciona perfeitamente porém copiei o mesmo circuito pra virar dois placares distintos tipo A e B porém não estou conseguindo fazer dar reset nos dois quando um deles chegar ao doze se coloco no Q4 como exemplo acima o mesmo não reseta e ainda continua a contagem sem limitar. do 12 vai 13,14..... e assim vai. o que da para ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, daniel godinho de moraes disse:

obrigado pessoal pela dica consegui montar o circuito valeu!!!

 

pessoal surgiu mais um prolema o circuito funciona perfeitamente porém copiei o mesmo circuito pra virar dois placares distintos tipo A e B porém não estou conseguindo fazer dar reset nos dois quando um deles chegar ao doze se coloco no Q4 como exemplo acima o mesmo não reseta e ainda continua a contagem sem limitar. do 12 vai 13,14..... e assim vai. o que da para ser feito?

 

Esse circuito só funciona pra um único contador, no caso com dois dígitos. 

Se fizer dois contadores e quiser que um deles zere o outro precisa de outra lógica pra fazer com que um não atrapalhe o outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Mestre88 disse:

 

Esse circuito só funciona pra um único contador, no caso com dois dígitos. 

Se fizer dois contadores e quiser que um deles zere o outro precisa de outra lógica pra fazer com que um não atrapalhe o outro. 

alguem sabe essa logica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...