Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ismael Zaccah Da S. Vieira

2 Provedores para 2 Roteadores nas mesmas maquinas.

Recommended Posts

Bom dia/noite meu povo, minha situação é a seguinte:
Meu amigo ta tendo problemas com queda na internet dele, seu provedor é gvt 50mb,

o vizinho também tem problema de queda e ambos não podem ficar sem internet, seu provedor é NET Fibra 50mb.

X com GVT e Y com NET

Eles querem mandar um cabo de X para Y.
Pra quando a GVT cair, assumir a NET e vice-versa.

Na Imagem abaixo eu tento ilustrar sendo Azul o cabo da internet,
Preto a Rede Local deles (é uma empresa e eles tem uns 4 pcs em cada rede, com compartilhamento de arquivos e impressoras),
e VERMELHO a possível conexão entre os Routers.
Minha duvida seria como fazer isso para que os roteadores usem sua Internet e quando tiver a queda usar a outra?
*preciso manter a estrutura da rede de PCS e impressoras em cada local.
Obrigado desde já.

image.thumb.png.38c37c55e80d62e735a12a448ac4c013.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ismael Zaccah Da S. Vieira Particularmente, desconheço como montar uma rede dessa maneira utilizando dois roteadores pois aconteceria um conflito de gateway.

Como o @T1000_2015 informou, o correto seria usar um roteador dual wan

Compartilhar este post

Link para o post
52 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Amigo,

Acredito que seja possível; tem um artigo do CDH que fala exatamente disso.

Dê uma olhada:

https://www.hardware.com.br/dicas/dual-wan-routers.html

Andei dando uma olhada, mas n teria uma forma de fazer sem ter que trocar o hardware, sendo que eles ja tem estrutura de rede.
Se eu simplesmente puxasse uma cabo de da LAN do Switch 1 pra LAN do Switch 2?
Em teoria o Switch n precisa de configuração, nesse caso pelo menos teria internet nos cabos mas sem internet nos routers tendo em vista que os routers vão conflitar.
Poderia ser assim ou é melhor deixar as pontas de cabo pra cada um, pra quando a internet cair eles trocarem o cabo na porta WAN e preservar a estrutura da rede?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Se eu simplesmente puxasse uma cabo de da LAN do Switch 1 pra LAN do Switch 2?

Já foi informado pelos colegas que isso não é possível. Para que funcione você vai precisar de um load balance nas duas pontas.

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Ismael Zaccah Da S. Vieira disse:

Andei dando uma olhada, mas n teria uma forma de fazer sem ter que trocar o hardware, sendo que eles ja tem estrutura de rede.

Não, não tem.

Neste caso, só pondo a mão no bolso, mas vem cá, nem deve ser tão caro, barateou muito o hardware. Aposto que 1 mês de internet de vocês já paga o roteador.

Compartilhar este post

Link para o post

Refazendo sua frase: Cada usuário terá um aparelho onde receberá as duas WAN para uso e disponibilizará para a rede.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Ao invés de um switch na saída de cada provedor; você pode tentar 2 outras opções:

Usa 1 roteador dual lan, nas wans você conecta os provedores e as 2 saídas vão para cada 1 dos roteadores já existentes. Esse é certeza que funciona.

ou

Usa 2 roteadores dual lan, onde 1 wan de cada um recebe o sinal do respectivo provedor e 1 wan de cada 1 recebe a saída do outro roteador. Na prática não sei se funciona, precisa testar.

Editado por T1000_2015

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais