Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe reiniciando sozinha toda hora.


Ir à solução Resolvido por Bassmind97,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, 

Primeiramente peço desculpas caso esteja postando no tópico errado, sou novato por aqui e esse é meu primeiro post, então lá vai:

 

Eu montei um computador com as seguintes configurações: placa-mãe Gigabyte H61M DS1 (1.0)

Processador core i3 - 3210mhz

Memoria RAM: Corsair 16gb ( é válido ressaltar que só consigo utilizar 8gb desse pente pois os slots da placa suportam no maximo 8gb em cada slot)

HD samsung 320gb

HD Hitachi 750gb

Placa de vídeo Zotac GeForce GT 520 Synergy Edition

Fonte Allied ATX 400w

 

Após 3/4 semanas de uso a entrada PCI-E parou de funcionar da noite pro dia, eu testei a placa de vídeo onboard e estava ok, e novamente da noite pro dia a entrada DVI da onboard parou de funcionar, a VGA seguiu funcionando. Troquei a placa por uma sobressalente que tinha do mesmo modelo e funcionou normalmente, mas novamente após 3-4 semanas, da noite pro dia a placa parou de funcionar, a placa liga e desliga, o cooler da cpu roda e para, até que depois de um tempo deixando ligado o cooler roda sem parar mas o computador não liga, não dá vídeo nem bipa, e também não bipa pra avisar que está sem memória, creio que a placa-mãe já era... porém eu vou comprar uma nova mas queria saber onde está o problema pra que isso não se repita. também é válido ressaltar que da noite pro dia um dos slots de memória parou de funcionar, eu imaginei que fosse sujeitas ou algo do tipo e ia limpar a placa com álcool isopropílico. Eu suspeito da fonte estar "matando" os componentes internos, mas também suspeito de ter sido alguma carga eletrostáticas por conta do computador estar no chão e aqui não tem fio terra. Obrigado pela atenção, por favor se alguém puder me dar uma luz eu ficarei muito grato!

 

PS: Eu li aqui mesmo sobre um procedimento chamado curto de hardman, é aconselhável fazer? Corro algum risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira o estabilizador. Hoje em dia estabilizadores são mais um risco que uma solução para pcs.

Pode ser ele o culpado do seu problema. Sua fonte também pode ser a culpada, e até a conjunção dos dois. Uma fonte de boa qualidade é essencial para fornecer corrente sem variações, sem surtos, etc...

você disse:

"Eu suspeito da fonte estar "matando" os componentes internos, mas também suspeito de ter sido alguma carga eletrostáticas por conta do computador estar no chão e aqui não tem fio terra."

Fonte e estabilizador sim. Carga eletrostática por estar no chão muito difícil. Precisaria o pc estar de verdade no chão (sem gabinete rssss), ou ter o gabinete aberto e um carpete muito alto pra invadir o pc ou estar com uma quantidade de poeira e pelos acumulada fenomenal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Fiz o teste com o estabilizador direto na tomada e nada mudou, ai me veio um estalo: eu ja tinha tentado um clear CMOS pelo jumper, porém sem sucesso, dessa vez tentei pela bateria, e não é que a bicha pegou depois? Agora tenho certeza que o problema é a fonte que estou usando, ela é de 400w e eu calculei o consumo do meu PC no Extreme e deu que meu PC consome 435w, a fonte não da conta, eu só não entendo porque parou de funcionar depois de praticamente 1 mês, e vale ressaltar que o slot pra memória ram que eu citei que tinha parado de funcionar, voltou a funcionar logo após o clear CMOS pela bateria, a placa de vídeo também está funcionando, mas não vou usar mais ela até comprar uma nova pois não quero correr mais riscos e assim terei certeza se realmente é a fonte que não está dando conta. Obrigado @GabrielLP14 e @Arutha pela ajuda e atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bassmind que bom que resolveu.

Mas só pra esclarecer, de uma maneira leiga, porque eu não sou expert em elétrica: uma fonte fraca ou ruim provoca variações que vão prejudicando o computador com o tempo (ou de uma vez, se for muuuuito ruim), portanto é normal começar funcionando razoável, depois dar uns problemas de reiniciar ou travar e, por fim, nem ligar ou estragar algum componente. Por isso acontece esse sintoma de funcionar durante algum tempo e, na nossa percepção, parar de funcionar "do nada", de repente. Na verdade já estava funcionando mal, mas um pc tem mais flexibilidade do que a gente pensa e às vezes demora pro estrago ficar óbvio. Acho que dá pra considerar como um problema cumulativo.

Sobre o estabilizador, não é que seja o dragão da maldade nem muito menos, há muitas circunstâncias em que ele é bom, mas não nos pcs modernos. você pode ir lá no fórum sobre fontes e ver as explicações certinhas, mas num resumo leigo: uma fonte moderna (desde que boa) já tem uma espécie de estabilizador dentro. Dois estabilizadores brigam um com o outro e provocam interrupções e variações de energia (às vezes por microssegundos) que prejudicam o pc ao longo do tempo, e principalmente desgastam a fonte. Ou seja, a vantagem do estabilizador nos pcs antigos virou uma desvantagem nos atuais, entende? Hoje em dia o recomendado é ter uma boa fonte e uma boa régua, com fusível para proteger de surtos,  com a régua ligada na tomada e os equipamentos ligados nela. Lembrando que também não pode lotar a régua de coisas, rsss.

Expliquei para não parecer que é mania do pessoal do fórum acusar o estabilizador de tudo rsss

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...