Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar um cooler de 12v com um potenciômetro?


Posts recomendados

Olá para todos!
olhando pela internet acabei achando alguns projetos "esquemas" de ligações para coolers, gostaria de saber se vocês podem me ajudar a entender melhor como achar corretamente o transistor que vai realizar o trabalho de variar a tensão.

eu sei que a alimentação do potenciômetro é o regulador, mas tenho dúvidas entre os transistores pnp npn não sei exatamente qual deles usar e suas diferenças.
e acho que a maior duvida é tentar achar um transistor acessível que suporte alguns coolers ligados e entender o seu limite.
e a resistência correta do potenciômetro, devo pegar um potenciômetro linear ou logarítmico?

vou mandar duas fotos que achei na internet.

sempre quando procuro um transistor desses pra comprar em alguma loja virtual, eu sempre encontro uma variação, e acabo não sabendo se é a mesma coisa.
se puderem postar o link da loja eu aceito!

obrigado a todos!

esquema1.gif

esquema2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

TIP41 com um bom dissipador você pode ligar alguns coolers de boa. Eu colocaria um R duns 100R em série com a base. E usaria pot 2k...1K linear ou o que tiver na reta.


gostaria da sua ajuda.

http://www.baudaeletronica.com.br/transistor-npn-tip41c-3286.html?gclid=Cj0KCQjwqYfWBRDPARIsABjQRYx4wvGvWHxObGYJMl265WwqtOroix7beOaFWCo0ULzsOUKiSMEyqf4aAmvvEALw_wcB

ou

http://www.baudaeletronica.com.br/transistor-npn-tip41c.html?gclid=Cj0KCQjwqYfWBRDPARIsABjQRYwzG88b3VEZlqz78m60s2ekAjpDwLvihtit2apirmKEAzHUc1JU_14aAm9QEALw_wcB

esse é 12v?   quantos amperes esse aguenta?  qual eu devo usar?


queria perguntar se você poderia me explicar sobre pnp npn tentar explicar para um leigo....
esse tipo de transistor usado nestes esquemas são de potencia correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-O isolado não precisa isolar o contato (que é o coletor) com dissipador. Ele é plástico como percebeste.

-sim, suporta 12V. Aguenta 6A mas o dado importante é sua potência =65W que não deve ser usada no máximo. Eu recomendo no máximo 50% de potência, tensão e corrente. A potência é a V x A. V que fica sobre ele e não a que ele fornece. Algo como 12 na entrada e 5 na saída = 7V. 3A * 7V=21W... tá de bom tamanho.

-npn a grossíssimo modo : algo como entra no coletor, sai no emissor. pnp o contrário

-sim são de média potência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

-O isolado não precisa isolar o contato (que é o coletor) com dissipador. Ele é plástico como percebeste.

-sim, suporta 12V. Aguenta 6A mas o dado importante é sua potência =65W que não deve ser usada no máximo. Eu recomendo no máximo 50% de potência, tensão e corrente. A potência é a V x A. V que fica sobre ele e não a que ele fornece. Algo como 12 na entrada e 5 na saída = 7V. 3A * 7V=21W... tá de bom tamanho.

-npn a grossíssimo modo : algo como entra no coletor, sai no emissor. pnp o contrário

-sim são de média potência

poderia me ajudar a identificar nos 2 esquemas o coletor base emissor???
estou tentando entender tudo isso melhor.
NPN ???
PNP ???

então se eu comprar esse transistor e um potenciômetro de 10k ou 5k fazendo esse esquema do npn eu consigo variar os 12v de entrada do cooler corretamente?
não necessito de resistores ou qualquer outra coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

TIP41_TIP_41_TIP_41C_TIP41C_NPN_Epitaxia

tip41=npn, 42=pnp

 

art0139_0002.jpg

Com motor dc funciona. Mas dizem que este de cooler que é brushless também dá

eu notei que a pessoa colocou um resistor de 330 ohms, será que no meu projeto teria que colocar tb eu tenho que fazer alguma conta para limitar a corrente do potenciômetro? 
ou este potenciômetro tem uma tensão menor que 12v?
não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma alternativa bem simples mas que pode ser testada é usar um simples potenciômetro de fio de 30 Ohms x 4 Watts.

É possível se controlar a velocidade de um fan, desde que sua corrente de trabalho seja inferior a 300 mA ou 0,3A usando somente esse potenciômetro na configuração de divisão de tensão, como mostra ai:

Usei um desenho já pronto para não ter de desenhar de novo. No lugar do alto falante coloque o fan e aonde diz entrada de áudio ligue a fonte de 12 Volts..

Ajustedevolumecompotenciometrodefio.jpg

 

Quanto ao potenciômetro de fio 30 Ohms veja ai, como exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752715177-potenciometro-de-fio-4w-30r-10-_JM

Só não invente de usar potenciômetro comum, de carvão.. Queima na hora...

 

São alternativas....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, faller disse:

Uma alternativa bem simples mas que pode ser testada é usar um simples potenciômetro de fio de 30 Ohms x 4 Watts.

É possível se controlar a velocidade de um fan, desde que sua corrente de trabalho seja inferior a 300 mA ou 0,3A usando somente esse potenciômetro na configuração de divisão de tensão, como mostra ai:

Usei um desenho já pronto para não ter de desenhar de novo. No lugar do alto falante coloque o fan e aonde diz entrada de áudio ligue a fonte de 12 Volts..

Ajustedevolumecompotenciometrodefio.jpg

 

Quanto ao potenciômetro de fio 30 Ohms veja ai, como exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752715177-potenciometro-de-fio-4w-30r-10-_JM

Só não invente de usar potenciômetro comum, de carvão.. Queima na hora...

 

São alternativas....

agradeço a sua ajuda mas infelizmente eu vou ter que ligar com uma corrente um pouco maior :(
acho que no total  são 3*0,14+0,16 = 0.58A 4 coolers.
você saberia me dizer se eu tenho que usar algum resistor no meu potenciômetro na imagem inicial que eu coloquei do npn? 

pelo que eu entendi eu tenho que olhar para quanto a saturação da base do transistor consome, correto?
no caso este transistor aqui.

http://www.baudaeletronica.com.br/transistor-npn-tip41c.html?gclid=Cj0KCQjwqYfWBRDPARIsABjQRYwzG88b3VEZlqz78m60s2ekAjpDwLvihtit2apirmKEAzHUc1JU_14aAm9QEALw_wcB

estou errado ?
se estiver correto, pode me dizer quanto ele consome?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, guialtran disse:

fazer alguma conta

sim existem contas mas já passei deste momento e penso que não é o teu. Penso que apenas tenha ter fé.

 

11 horas atrás, guialtran disse:

este potenciômetro tem uma tensão menor que 12v?

 

11 horas atrás, guialtran disse:

não entendi.

nem eu. Mas este pot suporta 12V. E (teoricamente) vai controlar a corrente no motor (essencialmente: sua velocidade). Se não der, coloque o outro lado do pot no gnd (-) tipo isso...

esquema1.gif

o R (opcional mas eu gostava de colocar) vai no lugar do fio rosa (ou sei lá que cor que é aquela).

 

Não te esqueças do dissipador (ou qualquer peça de alumínio)

12to6_6.jpg

de médio a grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

sim existem contas mas já passei deste momento e penso que não é o teu. Penso que apenas tenha ter fé.

 

 

nem eu. Mas este pot suporta 12V. E (teoricamente) vai controlar a corrente no motor (essencialmente: sua velocidade). Se não der, coloque o outro lado do pot no gnd (-) tipo isso...

esquema1.gif

o R (opcional mas eu gostava de colocar) vai no lugar do fio rosa (ou sei lá que cor que é aquela).

 

Não te esqueças do dissipador (ou qualquer peça de alumínio)

12to6_6.jpg

de médio a grande.

o que eu estou perguntando é isso
 


eu gostaria de saber identificar esses elementos no transistor que eu vou usar.
https://www.baudaeletronica.com.br/Documentos/TIP41C-42C.pdf
será que você poderia me ajudar a entender esta informação?

ou seja se eu utilizar este potenciômetro.
http://www.baudaeletronica.com.br/potenciometro-linear-de-10k-10000.html

em uma fonte de 12v de 1A
TIP41C-42C
e um potenciômetro de 10k  de Potência máxima 0,2W

quais são os cálculos para podermos identificar e calibrar corretamente a corrente da base do TIP41C-42C no intervalo de resistência do potenciômetro citado acima?

eu não tenho conhecimento para entender os vários valores deste Datasheet, se você puder me orientar a entender, eu ficaria grato.

como sou ignorante nesse assunto, o que eu estou imaginando é o seguinte.
se eu fornecer uma corrente X para a base desse transistor, ele vai liberar o coletor e o emissor dele conforme descritos em sua especificação, porém e se eu fornecer mais corrente na base do que ele necessita? na minha cabeça eu acho que isso seria algo ruim, eu não sei se ele só vai consumir o que ele necessita para ser saturado ou permitir a passagem. C E

dai eu volto a pergunta inicial. :/
qual é a corrente que eu devo aplicar na base para que o transistor possa ser aberto no seu limite de passagem de corrente C E?




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdão mas acho que não nos estamos entendendo. ... Enfim... Cálculos não me pertencem mais. Neste caso sinto não poder te ajudar. Mas o transistor tem um tal de hfe que é a corrente de coletor dividida pela da base. Ele por si pode te ajudar um pouco nesta tua ânsia teórica.

Agora na prática: não tem problema se você exceder um pouco a corrente na base quando quer o transistor trabalhe como chave. Daí o nome fonte 'chaveada' que se conecta ao circuito pwm. Em algum momento no futuro, quando as coisas começarem a esquentar, vais se interessar por ele.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...