Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Carlão CG

Fonte CX600 - Comportamento estranho

Recommended Posts

Boa tarde amigos,

Sou novo de cadastro, mas uso o fórum a muuuuitos anos. Clube do Hardware deve ser eternizado! Salva demais! Rs...

 

Bom, vamos a minha dúvida:

 

     Tenho uma fonte Corsair CX600 que adquiri a 4 anos junto com um cpu gamer de entrada (Processador AMD Fx-4300 Quad, Radeon Sapphire R7 350 ,8Gb Ram GSkill e HDzin de 1TB Seagate). Ela sempre funcionou normal, mas de uns meses para cá, ela apresenta o seguinte comportamento (não sei se é exatamente a fonte, mas tenho convicção que sim):

Para ligar o micro, deve-se tirar o cabo de alimentação 110/220v da fonte por uns 20 ou 30 segundos e recolocá-lo na fonte. Ao fazer isso, pode-se apertar o botão do power que a fonte liga. Dá pra ouvir o som do micro ligando.

No micro ligar, que é após ter sido feito esse tira/põe no cabo da fonte, ele apresenta o monitor ainda em standby, piscando somente a luz que fica no botão liga/desliga do monitor (monitor Samsung 931BW). Durante esse período de "standby", você continua escutando o som das ventoinhas todas ligadas. Isso dura (esse lance do monitor) de 10 segundos a 1 minuto. O monitor está ok, pois funciona normal na outra máquina que tenho.

Depois desse prazo de 1 minuto mais ou menos, o monitor liga definitivamente e a maquina aí sim começa a subir (bios, tela de boot, windows, etc), sem nenhum sinal, pelo menos de barulho ou visual de ter feito reboot automático após esse 1 minuto ou menos de espera. Parece que a máquina fica "hibernada" nesse período inicial e depois sobe de verdade.

     O mais impressionante é que depois de a máquina estar toda carregada, ela funciona normalmente. Pode-se reiniciar a máquina mormalmente que não dá mais aquele problema. Mas se tu desligar o micro e deixar ele um pouco desligado, ao ligar novamente tem que fazer o "truquinho" na fonte pro micro ligar.

 

 

    Alguém já teve esse problema? Alguma sugestão?

 

 

P.S.: Não vale dizer que tem que comprar outra fonte ou mobo... tô duro demais agora pra isso... rsrs....

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Carlão CG

 

Teria de testar algumas peças em separado, como a fonte e a placa-mãe.. Não é um comportamento usual não, mas não creio que seja fonte não..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Carlão CG Você liga a fonte direto na tomada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais alguma ideia, amigos? Poderia ser, por exemplo, problema no circuito de standby da fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz, você deve é testar todo o pc retirando algumas pecas para ter a certeza de q é a fonte ou outro componente.. nao dá pra advinhar o que se passa ai..

 

você ja verificou o cabo de energia q liga na fonte? ja testou com outro?

 

ja tentou ligar o pc sem as memorias? testando pente por pente?

 

ja ligou ele fora desse filtro de linha, direto na tomada? é aterrada?

 

 

diagnostico em computador ainda mais com sintomas assim so dá pra fazer dessa maneira.. eu acho q se fosse problema na fonte, teu pc nem ligaria.. pra fazer esse tanto de ritual pode ser algo relacionado a placa-mãe, eu acredito... ate porque você mesmo disse q o monitor fica piscando, depois é q aparece imagem, etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×