Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Carlão CG

Fonte CX600 - Comportamento estranho

Recommended Posts

Boa tarde amigos,

Sou novo de cadastro, mas uso o fórum a muuuuitos anos. Clube do Hardware deve ser eternizado! Salva demais! Rs...

Bom, vamos a minha dúvida:

Tenho uma fonte Corsair CX600 que adquiri a 4 anos junto com um cpu gamer de entrada (Processador AMD Fx-4300 Quad, Radeon Sapphire R7 350 ,8Gb Ram GSkill e HDzin de 1TB Seagate). Ela sempre funcionou normal, mas de uns meses para cá, ela apresenta o seguinte comportamento (não sei se é exatamente a fonte, mas tenho convicção que sim):

Para ligar o micro, deve-se tirar o cabo de alimentação 110/220v da fonte por uns 20 ou 30 segundos e recolocá-lo na fonte. Ao fazer isso, pode-se apertar o botão do power que a fonte liga. Dá pra ouvir o som do micro ligando.

No micro ligar, que é após ter sido feito esse tira/põe no cabo da fonte, ele apresenta o monitor ainda em standby, piscando somente a luz que fica no botão liga/desliga do monitor (monitor Samsung 931BW). Durante esse período de "standby", você continua escutando o som das ventoinhas todas ligadas. Isso dura (esse lance do monitor) de 10 segundos a 1 minuto. O monitor está ok, pois funciona normal na outra máquina que tenho.

Depois desse prazo de 1 minuto mais ou menos, o monitor liga definitivamente e a maquina aí sim começa a subir (bios, tela de boot, windows, etc), sem nenhum sinal, pelo menos de barulho ou visual de ter feito reboot automático após esse 1 minuto ou menos de espera. Parece que a máquina fica "hibernada" nesse período inicial e depois sobe de verdade.

O mais impressionante é que depois de a máquina estar toda carregada, ela funciona normalmente. Pode-se reiniciar a máquina mormalmente que não dá mais aquele problema. Mas se tu desligar o micro e deixar ele um pouco desligado, ao ligar novamente tem que fazer o "truquinho" na fonte pro micro ligar.

Alguém já teve esse problema? Alguma sugestão?

P.S.: Não vale dizer que tem que comprar outra fonte ou mobo... tô duro demais agora pra isso... rsrs....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Carlão CG

Teria de testar algumas peças em separado, como a fonte e a placa-mãe.. Não é um comportamento usual não, mas não creio que seja fonte não..

Compartilhar este post

Link para o post

@Carlão CG Você liga a fonte direto na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post

Foxwalt, ligo na tomada sem estabilizador. Uso só um filtro de linha robusto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais alguma ideia, amigos? Poderia ser, por exemplo, problema no circuito de standby da fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz, você deve é testar todo o pc retirando algumas pecas para ter a certeza de q é a fonte ou outro componente.. nao dá pra advinhar o que se passa ai..

você ja verificou o cabo de energia q liga na fonte? ja testou com outro?

ja tentou ligar o pc sem as memorias? testando pente por pente?

ja ligou ele fora desse filtro de linha, direto na tomada? é aterrada?

diagnostico em computador ainda mais com sintomas assim so dá pra fazer dessa maneira.. eu acho q se fosse problema na fonte, teu pc nem ligaria.. pra fazer esse tanto de ritual pode ser algo relacionado a placa-mãe, eu acredito... ate porque você mesmo disse q o monitor fica piscando, depois é q aparece imagem, etc..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais