Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ricardo Alexsander San Miguel

Controle de velocidade motor 12V

Recommended Posts

Boa tarde amigos!

Tenho que criar um dispositivo para controlar a velocidade de um motor de limpador de para brisas, tenho aqui um Tip2599 pnp, será que irei conseguir? alguém tem outra sugestão??

Grato

 

Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha isso ...

e ... fala sério...

Use o tip42 pra formar um darlington com seu potente. Um belo dissipador lhes cai bem...

Pwm.. melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O limpador de para-brisa consome e não é pouco. É possível sim fazer um controle com um transistor darlington e um potenciometro, fica muito simples e um ponto de aquecimento fantástico. Se fizer com PWM elimina o problema de aquecimento e terás o mesmo conforto. O circuito pode até parecer grande quando comparado com o potenciometro + darlington, mas não se assuste:

- cabe numa caixa de fósforo

- não tem problema de aquecimento, será péssimo para ti se num dia de chuva seu limpador parar de funcionar porque o circuito torrou (segurança).

- os componentes são baratos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Serjão a ideia de dar resposta indireta / implícita / subliminar / criptografada (just like mine) é (tentar) forçar o sujeito a pensar ou no mínimo voltar pra dar retorno com mais perguntas e etc. (infeliz até o momento)

 

França seu circuito é perturbador. A saída é no 7... dei uma pesquisada e... num é que vi + mesmo ?! 1 em cada 100...

555+as+PWM.gif

sinistro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@albert_emule , os mosfets de 20V a 40V são fáceis de serem comutados, para esse PWM 500Hz dá e sobra, creio que dá para dispensar o gatedriver, apenas colocando um resistor de 68 Ohms para limitar o stress do timer.

adicionado 9 minutos depois

@albert_emule  e @Isadora Ferraz, os circuitos postados são bons, mas tem um pecado a ser contornado. Em elétrica automotiva o controle é sempre feito pelo positivo, utiliza-se a carcaça do veículo como negativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugira então um circuito 555 pwm pro amiguinho aproveitar o

23 horas atrás, Ricardo Alexsander San Miguel disse:

Tip2599 pnp

que ele tem a disposição. Ou melhor.. esquece. O guri se escafedeu ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mesmo circuito que fizeste, apenas colocando o PNP ou canal P entre bateria e motor. Outra coisa que altera é o sentido de rotação do potenciometro. Simples assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×