Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de velocidade motor 12V


Posts recomendados

O limpador de para-brisa consome e não é pouco. É possível sim fazer um controle com um transistor darlington e um potenciometro, fica muito simples e um ponto de aquecimento fantástico. Se fizer com PWM elimina o problema de aquecimento e terás o mesmo conforto. O circuito pode até parecer grande quando comparado com o potenciometro + darlington, mas não se assuste:

- cabe numa caixa de fósforo

- não tem problema de aquecimento, será péssimo para ti se num dia de chuva seu limpador parar de funcionar porque o circuito torrou (segurança).

- os componentes são baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Serjão a ideia de dar resposta indireta / implícita / subliminar / criptografada (just like mine) é (tentar) forçar o sujeito a pensar ou no mínimo voltar pra dar retorno com mais perguntas e etc. (infeliz até o momento)

 

França seu circuito é perturbador. A saída é no 7... dei uma pesquisada e... num é que vi + mesmo ?! 1 em cada 100...

555+as+PWM.gif

sinistro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule , os mosfets de 20V a 40V são fáceis de serem comutados, para esse PWM 500Hz dá e sobra, creio que dá para dispensar o gatedriver, apenas colocando um resistor de 68 Ohms para limitar o stress do timer.

adicionado 9 minutos depois

@albert_emule  e @Isadora Ferraz, os circuitos postados são bons, mas tem um pecado a ser contornado. Em elétrica automotiva o controle é sempre feito pelo positivo, utiliza-se a carcaça do veículo como negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...