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Ricardo Alexsander San Miguel

Controle de velocidade motor 12V

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Olha isso ...

e ... fala sério...

Use o tip42 pra formar um darlington com seu potente. Um belo dissipador lhes cai bem...

Pwm.. melhor...

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O limpador de para-brisa consome e não é pouco. É possível sim fazer um controle com um transistor darlington e um potenciometro, fica muito simples e um ponto de aquecimento fantástico. Se fizer com PWM elimina o problema de aquecimento e terás o mesmo conforto. O circuito pode até parecer grande quando comparado com o potenciometro + darlington, mas não se assuste:

- cabe numa caixa de fósforo

- não tem problema de aquecimento, será péssimo para ti se num dia de chuva seu limpador parar de funcionar porque o circuito torrou (segurança).

- os componentes são baratos.

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Serjão a ideia de dar resposta indireta / implícita / subliminar / criptografada (just like mine) é (tentar) forçar o sujeito a pensar ou no mínimo voltar pra dar retorno com mais perguntas e etc. (infeliz até o momento)

 

França seu circuito é perturbador. A saída é no 7... dei uma pesquisada e... num é que vi + mesmo ?! 1 em cada 100...

555+as+PWM.gif

sinistro...

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@albert_emule , os mosfets de 20V a 40V são fáceis de serem comutados, para esse PWM 500Hz dá e sobra, creio que dá para dispensar o gatedriver, apenas colocando um resistor de 68 Ohms para limitar o stress do timer.

adicionado 9 minutos depois

@albert_emule  e @Isadora Ferraz, os circuitos postados são bons, mas tem um pecado a ser contornado. Em elétrica automotiva o controle é sempre feito pelo positivo, utiliza-se a carcaça do veículo como negativo.

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Sugira então um circuito 555 pwm pro amiguinho aproveitar o

23 horas atrás, Ricardo Alexsander San Miguel disse:

Tip2599 pnp

que ele tem a disposição. Ou melhor.. esquece. O guri se escafedeu ...

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O mesmo circuito que fizeste, apenas colocando o PNP ou canal P entre bateria e motor. Outra coisa que altera é o sentido de rotação do potenciometro. Simples assim.

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