Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Takedo

Cooler do processador aumentando e diminuindo a velocidade sem motivo

Recommended Posts

Estou tendo um problema no meu computador onde o cooler do processador esta aumentando e diminuindo a velocidade sem motivo algum.

Isso ocorre mesmo sem jogos ou programas pesados abertos. A velocidade aumenta por uns 3 segundos, fazendo mais barulho, e depois volta ao normal. Após algum tempo isso volta a acontecer.

Baixei o AIDA64 e as temperaturas estão todas normais. Como da pra ver nas duas imagens, a RPM do processador sobe em quase 400.

O cooler que uso é um HYPER T4, processador i7 6700.
Estou com ele desde outubro de 2017, não esta empoeirado, sempre limpo o PC.

Detalhe que isso já aconteceu uma vez, acabei comprando esse T4 e nunca mais tinha dado problema.

2.png

1.png

adicionado 10 minutos depois

Informações na Bios.

Fui n o "CPU Fan speed control" e coloquei em Silent.

Os RPM diminuem, o barulho fica menos perceptível, porém continuo vendo aumentar e baixar a velocidade com bastante frequência quando monitoro pelo AIDA.

Ou seja, problema não foi resolvido e ainda corro o risco do PC esquentar mais quando for jogar.

30126438_1648764011898538_1299614083_o.jpg

29939871_1648764098565196_1788355241_n.jpg

Editado por Takedo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Takedo olá Takedo Boa noite. Isto ocorre mesmo pois dependendo do consumo do processador ele esquenta mais então o coolee gira mais rápido para manter una temperatura estável.

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Takedo olá Takedo Boa noite. Isto ocorre mesmo pois dependendo do consumo do processador ele esquenta mais então o coolee gira mais rápido para manter una temperatura estável.

A questão é que o PC esta em idle, não tem motivo para o cooler aumentar a velocidade dessa maneira.
Usei durante todo o verão e isso não acontecia.

Sem falar que ele simplesmente aumenta a velocidade por alguns segundos e para. É meio como se eu iniciasse um jogo mas logo em seguida desse Alt + F4.

O uso da CPU esta normal, não tem nenhum programa forçando.

Compartilhar este post

Link para o post

@Takedo que estranho, já tentou deixar no modo manual? Pois neste modo há uma "fan curve" que você consegue configurá-la do seu jeito ajustando as RPM's do cooler sem lhe atrapalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais