Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Takedo

Cooler do processador aumentando e diminuindo a velocidade sem motivo

Recommended Posts

Postado (editado)

Estou tendo um problema no meu computador onde o cooler do processador esta aumentando e diminuindo a velocidade sem motivo algum.

Isso ocorre mesmo sem jogos ou programas pesados abertos. A velocidade aumenta por uns 3 segundos, fazendo mais barulho, e depois volta ao normal. Após algum tempo isso volta a acontecer.

Baixei o AIDA64 e as temperaturas estão todas normais. Como da pra ver nas duas imagens, a RPM do processador sobe em quase 400.

O cooler que uso é um HYPER T4, processador i7 6700.
Estou com ele desde outubro de 2017, não esta empoeirado, sempre limpo o PC.

Detalhe que isso já aconteceu uma vez, acabei comprando esse T4 e nunca mais tinha dado problema.

2.png

1.png

adicionado 10 minutos depois

Informações na Bios.

 

Fui n o "CPU Fan speed control" e coloquei em Silent.

Os RPM diminuem, o barulho fica menos perceptível, porém continuo vendo aumentar e baixar a velocidade com bastante frequência quando monitoro pelo AIDA.

 

Ou seja, problema não foi resolvido e ainda corro o risco do PC esquentar mais quando for jogar.

30126438_1648764011898538_1299614083_o.jpg

29939871_1648764098565196_1788355241_n.jpg

Editado por Takedo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Takedo olá Takedo Boa noite. Isto ocorre mesmo pois dependendo do consumo do processador ele esquenta mais então o coolee gira mais rápido para manter una temperatura estável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Takedo olá Takedo Boa noite. Isto ocorre mesmo pois dependendo do consumo do processador ele esquenta mais então o coolee gira mais rápido para manter una temperatura estável.

A questão é que o PC esta em idle, não tem motivo para o cooler aumentar a velocidade dessa maneira.
Usei durante todo o verão e isso não acontecia.

 

Sem falar que ele simplesmente aumenta a velocidade por alguns segundos e para. É meio como se eu iniciasse um jogo mas logo em seguida desse Alt + F4.

 

O uso da CPU esta normal, não tem nenhum programa forçando.


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Takedo que estranho, já tentou deixar no modo manual? Pois neste modo há uma "fan curve" que você consegue configurá-la do seu jeito ajustando as RPM's do cooler sem lhe atrapalhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×