Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Hygor Mathias

Versão leve do linux para sis Mirage 3

Recommended Posts

Ola, boa tarde pessoa, estou querendo migrar para linux mais não sei qual versão utilizo quero uma bem leve pois o notebook que quero por linux usa sis mirage 3 um driver de video muito porcaria q n carrega nem videos no youtube a 360p, por este motivo pensei em talvez migrar para o linux com ele para ver se consigo algum desempenho a mas desse dinossauro. só pra constar e um core 2 duo com 3gb de ram. Ps: tenho medo de instalar linux e não encontrar drivers de vídeo para ele acho que meu drive e o sis mirage 3+ que utiliza a plataforma sistry. quem poder me ajudar a escolher uma boa versão do linux agradeço espero q seja uma fácil pois nunca utilizei nada da linux.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O desempenho desse chip no Xorg é tão ruim quanto o do Windows. Eu tinha um notebook similar ao seu até ontem (sério!) e passei adiante a preço de banana pois estava inutilizável até para navegar na internet.

 

O driver sis do Xorg parou no tempo (não suporta DRI2 nem DRI3), tanto é que nem é mais instalado por padrão por várias distribuições -- no Arch, nem no repositório está mais. Existem uns drivers não oficiais, que se não me engano são baseados num vômito que a SiS deu uma década atrás, porém são tão ruins quanto.

 

Resta rodar com o driver vesa e usar o llvmpipe (Mesa) caso algum tipo de aceleração 3D for requerida.

 

Sinceramente, consiga qualquer notebook da mesma época com chip gráfico Intel que sua situação estará beeeeeem melhor, sem necessidade de ficar passando trabalho com compilação, etc.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim como disse @Marcos FRM acima, os chips da SiS são uma piada, seja no Janelas, seja no GNU/Linux. Tenho inclusive um laptop com um SiS 671 que também nem consegue acelerar um simples navegador de internet. Qualquer GPU embutida em um processador consegue fazer melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hygor tenta o AntiX

http://antix.mepis.org/index.php?title=Brazilian-Portuguese

Se ficar ruim, tem como instalar um driver antigo do sis nele, só não sei como faz agora.

No meio tempo, se não funcionar direito, tenta as soluções da primeira página deste post

https://forum.mxlinux.org/viewtopic.php?f=107&t=41184&start=10

Se não souber como fazer dá um alô!

O puppylinux também é bem lega e pode funcionar até melhor no seu caso, mas a tradução dele pro português é meio frágil

http://puppylinux.org/main/Overview and Getting Started.htm

http://puppylinux.org/main/How to download Puppy.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui tenho um laptop com SiS 671. Uso o Debian Stretch nele com interface Mate, e ainda aguenta com 1 GB de RAM e processador Pentium Dual Core.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×