Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar Oscilóscopio qual a faixa de mhz mais utilizada?


mateus7

Posts recomendados

17 horas atrás, mateus7 disse:

Obrigado @Isadora Ferraz acho que vou comprar um de 200khz primeiramente .

Esse aí de 200Khz malmente vai servir para ver 40Khz em onda quadrada ou PWM.

 

Ocorre que uma onda quadrada não é uma única freqüência.

Ela só é quadrada pois é composta por harmônicas que vão até o infinito. 

Para uma onda quadrada ou PWM ficar minimamente nítida na tela (Não ficar muito aredondada parecida com sendal), precisa que o instrumento de medição consiga medir no mínimo até a 5ª harmônica da freqüência.

Acontece que a 5ª harmônica de 40Khz já são 200Khz

Por isso com apenas 40Khz este aparelho já estará no limite dos limites.

 

Não acredita no que digo? 

Veja com seus próprios olhos: 

https://www.youtube.com/watch?v=-1WniHNouMI&

 

 

  

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule muito interessante. 

Eu tenho um osciloscópio muito antigo que segundo as especificações dele é pra 10 MHz, uma vez eu fiz um oscilador com um cristal de 16 MHz, usando portas lógicas. 

Ao ligar no aparelho vi apenas uma onda deformada, parecendo uma mistura de senoide com triangular, de cara imaginei que era porque o feixe do tubo e os componentes usados no aparelho não foram planejados/calculados pra isso. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu pensaria que o amplificador de entrada não foi projetado pra tal freq.: atenua se 'passar do ponto'.  De fato o circuito todo.

Isso o que eu disse, e os traços na tela ficavam com a luz mais fraca, então eu pensei que poderia se o tubo também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

'passar do ponto' kk... agora que conectei ao ponto varrido do osc. mas ndv. I mean ... frequencia alta...

ponto varrido: osc digitais o fizeram... aff vou ter que explicar: não existe mais ponto sendo sendo varrido...aff confusão... coerente kk... esquece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

'passar do ponto' kk... agora que conectei ao ponto varrido do osc. mas ndv. I mean ... frequencia alta...

ponto varrido: osc digitais o fizeram... aff vou ter que explicar: não existe mais ponto sendo sendo varrido...aff confusão... coerente kk... esquece...

Sim, eu entendi. Nos osciloscópios novos a limitação fica por conta do circuito eletrônico.

Agora no meu acho que é diferente, acabei encontrando uma foto do dito cujo que é japonês, e desta vez o Google imagens foi até o Japão procurar algo que está logo ali na minha bancada:

1010003pt.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiquei com inveja do brilho do traço... explico...

 

Off meio on... Já recuperei tubos de tv p&b. Só via a noite e muito fraco. Depois da obsoleta mágica ténica: R 2M em série no catodo pro gnd e aplicar uma faisquinha nas grades, o tubo voltou a brilhar como um farol. sucessos & sorrisos varias vezes.

 

tenho 2 (dois) osc  com brilho fraquin fraquin. O circuito dele é diferente. Acho que anodo é gnd e catodo V muito negativa.  To com dificuldade em aplicar a magia nele. você (ou você) já ouviu fala em algo como recuperar mini tubo de osc?... Penso em googlar isso a qualquer momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...