Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aparelho que reduz o consumo de energia elétrica! Será verdade?


Posts recomendados

Tenho formação como Eletricista de Manutenção (1974) e de Técnico em Eletricidade (1977), talvez a lei da física tenha sido revogada pelo longo tempo que passou, mas mesmo sendo da área não consigo acreditar que esse equipamento eletrônico possa fazer um consumidor ter economia da ordem de 50 % como prometido, mas se isso é real, se alguém que conhece de eletrônica se manifestar e afirmar que funciona, amanhã mesmo vou correndo comprar o meu.

Obs: Não consegui colar o link do produto aqui, mas hospedei em um bloco de notas e até gostaria de saber porque não aceitou o link

 

Redutor de energia elétrica

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns vídeos (em inglês) no youtube que mostram esses "Power savers chineses" por dentro:

 

https://www.youtube.com/watch?v=KXRmdDAWHMg

 

Basicamente é um produto enganoso, uma caixa com capacitor de 3 reais, alguns resistores de 10 centavos e 2 LEDs sendo vendida por mais de R$80,00 e que só serve pra consumir energia da tomada e enganar consumidores incautos.

 

Na teoria diz se que a adição desse capacitor adicionaria uma carga capacitiva a rede e isso corrigiria o fator de potencia das cargas indutivas (motor, transformador, solenoide, etc.), diminuindo o consumo de potencia reativa e melhorando o fator de potencia da rede; algo como os bancos de capacitores usados em industrias, na pratica, os relógios residenciais não medem potencia reativa ou fator de potencia, e mesmo que fosse cobrado do usuário uma multa por fator de potencia baixo, como acontece com a industria pesada, uma residencia tipica tem mais cargas capacitivas (fontes chaveadas, lampadas LED/FLC...) que indutivas, de forma que esse treco só pioraria a situação...

 

 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A conta de luz de minha casa, estava na base de 200,00, e até já chegou nos 300,00.

E ao me desfazer do freezer, já que tenho geladeira duplex, descobri em poucos dias que ele era o causador do alto valor da conta de luz. Atualmente a minha conta de luz, não passa dos 100,00.

E detalhe: como a minha água é de poço artesiano, de 2/2 dias ligo a bomba para levar água para a caixa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa em que eu creio que não é que diminua, mas efetua o consumo real, são lãmpadas de les, circuitos individuais e condutores adequados quanto ao diâmetro. Moro em um apto com 3 quartos, mais suite e dependencias de empregada completa, é aquele tipo de prédio antigo com cômodos grandes e espaçosos, até a garagem fechada ( 20 m²) é maior do que muito cômodo dos aptos de hoje em dia, tenho tvs de 60 (sala); 47 (quarto); 27 (cozinha): meu monitor é de 40 e os outros dois pcs é tv/monitor de 32", são tres mulheres então já viu né (demora no chuveiro, secador, etc), uso o pc pela manhã e a noite, além dos demais usuários dos demais computadores; tem 1 ar condicionado na sala de 12 Mbtu; 1 no meu quarto de 12 Mbtu e 1 de 9 Mbtu no quarto de empregada onde fica meu pc (todos são inverters então são mais econômicos), as contas de luz foram as seguintes: Março2018/R$ 244,49/362 Kw; Fev2018/R$ 263,81/376 Kw; Jan2018/R$ 201,34/276 Kw; Dez2017/R$ 166,96/214 Kw; Nov2017/R$ 182,80/255 Kw; Out2017/R$ 140,98/215 Kw;

Tanto é que a empresa concessionária veio aqui há uns 5 anos mais ou menos, talvez monitorando o consumo e achando incompatível, trocaram o relógio marcador, não ficaram satisfeitos e trocarão de novo, mas não adiantou nada porque não tem misterio aqui, tem fiação adequada, muitos circuitos, lâmpadas de led e uma consientização dos moradores para que usem a energia com sabedoria, nunca pedi para economizar, apenas que usem com critério, tudo esse conjunto de medidas resulta nesse consumo.

Obs: Os dados acima são de outubro de 2017 até março de 2018, periodo em que os aparelhos de ar condicionados são mais utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, misterjohn disse:

A única coisa em que eu creio que não é que diminua, mas efetua o consumo real, são lãmpadas de les, circuitos individuais e condutores adequados quanto ao diâmetro. Moro em um apto com 3 quartos, mais suite e dependencias de empregada completa, é aquele tipo de prédio antigo com cômodos grandes e espaçosos, até a garagem fechada ( 20 m²) é maior do que muito cômodo dos aptos de hoje em dia, tenho tvs de 60 (sala); 47 (quarto); 27 (cozinha): meu monitor é de 40 e os outros dois pcs é tv/monitor de 32", são tres mulheres então já viu né (demora no chuveiro, secador, etc), uso o pc pela manhã e a noite, além dos demais usuários dos demais computadores; tem 1 ar condicionado na sala de 12 Mbtu; 1 no meu quarto de 12 Mbtu e 1 de 9 Mbtu no quarto de empregada onde fica meu pc (todos são inverters então são mais econômicos), as contas de luz foram as seguintes: Março2018/R$ 244,49/362 Kw; Fev2018/R$ 263,81/376 Kw; Jan2018/R$ 201,34/276 Kw; Dez2017/R$ 166,96/214 Kw; Nov2017/R$ 182,80/255 Kw; Out2017/R$ 140,98/215 Kw;

Tanto é que a empresa concessionária veio aqui há uns 5 anos mais ou menos, talvez monitorando o consumo e achando incompatível, trocaram o relógio marcador, não ficaram satisfeitos e trocarão de novo, mas não adiantou nada porque não tem misterio aqui, tem fiação adequada, muitos circuitos, lâmpadas de led e uma consientização dos moradores para que usem a energia com sabedoria, nunca pedi para economizar, apenas que usem com critério, tudo esse conjunto de medidas resulta nesse consumo.

Obs: Os dados acima são de outubro de 2017 até março de 2018, periodo em que os aparelhos de ar condicionados são mais utilizados.

Economia fantástica. 

Qual sua cidade? Vou pesquisas o preço do Kwh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn

O valor das suas contas são até baixos pelos aparelhos elétricos que tem no seu apartamento.

Acredito quem mora em apartamento, a conta da luz é menos cara do quem mora em casa. Tenho vizinhos que a casa é minúscula (sala+1 quarto+cozinha+banheiro), e recebem contas de luz mais altas do a sua. Por isso reclamam, e quando tem gente com casa maior que as deles, e pagam menos, dizem logo que estão no "gato".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho do imóvel não tem relação com o custo da energia fornecida tão pouco o tipo de construção, se é casa ou apto; é que em casas antigas, só existe um circuitão e tudo mais é pendurado nele, apenas uma chave faca e dois fúsiveis rolha; meu sobrado era assim, mas eu mudei, instalei um monte de circuitos em baixo e outros em cima, fiação nova, diâmetro adequado, circuitos individuais para ar e chuveiros; antes de eu reformar tinha quarto que às vezes apagava o interruptor mas a luz não apagava, isso porque a fiação estava em curto; convém lembrar que até pouco tempo (meados dos anos 70) as casa não tinham eletrodomésticos praticamente, apenas uma pequena tv, uma pequena geladeira, um liquidificador...me lembro lá pelos anos 60, eu morava em uma casa nos moldes que citei agora, o mínimo de eletrodoméstico, e quando ligava o chuveiro dava aquela queda de tensão nas lâmpadas,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não acredito nisso (a tal economia de energia) mas como "sou da antiga" e por absoluta falta de motivos atualizei meus conhecimentos, não posso apenas descartar por esse motivo...coisas como o tal de carregador sem fio foi impensável até de brincadeira, mas dizem que hoje (eu nunca vi um em ação) é uma realidade, posso até entender o conceito de ambos, no caso do carregador, seria por indução e no caso do "econometrico" (inventei o termo agora), o principio básico de funcionamento seria tipo correção da defazagem mas isso é longe de reduzir consumo em 50 %...só acredito em redução do modo que fazemos aqui em casa, circuitos separados, bitola dos fios adequada ao consumo final, e utilização com bom senso, fora isso é cascata.

Obs: O povo é tão crente em besteiras que no interior principalmente coloca-se uma garrafa pet cheia d'agua em cima do relógio marcador de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

O povo é tão crente em besteiras que no interior principalmente coloca-se uma garrafa pet cheia d'agua em cima do relógio marcador de energia

Nessa eu não acreditei nem quando era criança... 

Um senhor aqui da rua veio com essa conversa pra minha mãe, e quando ela me disse eu comecei a tentar que não era possível. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou anexando a última conta de luz que recebi e no canto abaixo à esquerda consta o histórico de consumo, realmente compensa usar o ar condicionado split inverter.

Obs: Na composição de fornecimento dá para ver o custo desmembrado e consta 12 % `a título de "perdas" que eu atribuo esses 12 % que me é cobrado para pagar os gatos nas favelas e parte para compensar a tarifa social também para favelados, uma vez fui em um churrasco em uma delas, o cara saiu da casa dele para ir ao evento que era próximo, deixou coisas ligadas, questionei ele disse que não pagava e não havia problemas por isso...tem favelado com mais eletrodoméstico do que trabalhador.

 

T4bfgqh.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...