Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Bluecase 500W 80 Plus Bronze - BLU500R-B, bomba ou opção possível ?


Posts recomendados

1 Dúvida:

Olá galera, sou bem leigo sobre fontes e gostaria de saber se essa fonte da Bluecase aguentaria o meu PC ou é só mais uma bomba do mercado brasileiro, pois a minha Thermaltake 500w Smart series está com problemas e não alimenta o PC como deveria atualmente, simplesmente desliga do nada e religa quando quer ou nem isso.

 

O link da fonte com suas especificações é esse: Fonte Bluecase 500W 80 Plus Bronze - BLU500R-B

 

Minhas especificações são:

 

placa-mãe: Asus M5A78L-M LX/BR
Processador: AMD FX-8320E Eight Core 3.20 Ghz Cooler Original de Fabrica
Memoria 8GB Corsair
Placa de Video: GEFORCE GTX 950 128bits 2GB
HD 1 TB
 

 

2 Dúvida:

 

É possível o conserto da fonte em sí ? Levar em uma assistência eletrônica e tentar a ressuscitação da minha fonte da Thermaltake ?


Fico agradecido desde já a qualquer resposta, estou realmente desesperado e preciso arrumar o PC por questões de faculdade + lazer e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ogam1

Bem vindo ao Fórum!

Eu correria desta Bluecase.

Procure fontes de marcas mais confiáveis.

Vale a pena investir um pouco mais e pegar uma Corsair CX450.

É melhor gastar um pouco mais agora, do que correr o risco de queimar seus componentes e o prejuízo ser maior.

Com fonte não se brinca.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ogam1 Essa fonte da BlueCase parece bem diferente das outras que eles lançaram. Tem PFC ativo e tudo indica ser bem mais robusta que as anteriores. Contudo, observe primeiramente a baixa capacidade da linha de 12V (segundo a etiqueta, essa fonte poderia fornecer apenas uns 460W a um computador moderno, isso se o que estiver escrito ali for verdade). Além disso, apenas um conector para placas de vídeo em uma fonte de supostos 500W? Considerando isso e o histórico da marca, eu ficaria bem longe.

 

Sua fonte da Thermaltake sempre foi ligada direto na tomada?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Rafael Tuco disse:

@Ogam1

Bem vindo ao Fórum!

Eu correria desta Bluecase.

Procure fontes de marcas mais confiáveis.

Vale a pena investir um pouco mais e pegar uma Corsair CX450.

É melhor gastar um pouco mais agora, do que correr o risco de queimar seus componentes e o prejuízo ser maior.

Com fonte não se brinca.

 

19 horas atrás, grievous disse:

Bluecase é bomba, vá de Corsair CX450 que é uma ótima fonte.

 

Vejo muita gente falando das CX mesmo, e eu realmente tava indo pra um lado mais "Barato que pode sair caro", muito obrigado@Rafael Tuco  e @grievous pelo toque.

 

9 horas atrás, Foxwalt disse:

@Ogam1 Essa fonte da BlueCase parece bem diferente das outras que eles lançaram. Tem PFC ativo e tudo indica ser bem mais robusta que as anteriores. Contudo, observe primeiramente a baixa capacidade da linha de 12V (segundo a etiqueta, essa fonte poderia fornecer apenas uns 460W a um computador moderno, isso se o que estiver escrito ali for verdade). Além disso, apenas um conector para placas de vídeo em uma fonte de supostos 500W? Considerando isso e o histórico da marca, eu ficaria bem longe.

 

Sua fonte da Thermaltake sempre foi ligada direto na tomada?

 

Então Fox, eu só vim até aqui postar sobre essa fonte porque realmente parecia que ela tava mais "acima" do que a Bluecase tem no mercado, mas pelo jeito é algo que melhorou mas não ta lá essas coisas, obrigado pelo mini-review.

 

Sobre a fonte, não, eu ligava ela em um estabilizador, quando começaram os problemas eu liguei diretamente na tomada e diminuiu o caso, porém não tanto, Na madrugada de 04/04/2018 pra 05/04/2018 (hoje) , eu dei apenas uma pressionada nos conectores de energia da mobo e afins e o PC ligou normalmente, está ligado desde a 1hr da manhã até o presente momento (18:35hrs).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ogam1 Você não está errado em achar que essa fonte está acima dos outros modelos da BlueCase, porque ela está sim. O problema é que mesmo assim não dá para confiar. Se você for analisar ela com atenção, tem diversos pontos indicativos, como os que citei. Além disso, essa marca passou todo o tempo enganando os consumidores desde que surgiu. Por que ela passaria a ser honesta agora? Não dá para confiar mesmo... ;)

 

O ideal seria testar seu computador com outra fonte para ter certeza que o problema é ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Sinceramente, não conhecia a marca e acabei comprando essa mesma, estou com ela faz uns 4 meses, minha config é

Ryzen 3200G (usando a Vega8 )

GA AB350M DS3H V2

8Gb de ram ddr4 2666mhz (2x4)

HD Toshiba P300 1TB

 Tenho amigos que entendem de pc como eu entendo bem também, e todos me disseram que essa fonte era boa, mas que era praticamente a única que prestava, pesquisei avaliações dela na loja da kabum, e achei um cara com um Ryzen 5 1600 mais uma RX 550, e ele disse que usa a um ano e não teve problemas, eu vou pegar uma RX580 e vou testar, porque pelo que pesquisei ela dará conta sim.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Tiago Figueira disse:

Tenho amigos que entendem de pc como eu entendo bem também, e todos me disseram que essa fonte era boa

"Entendidos"...sei. Te enganaram. As fontes da Bluecase são verdadeiras bombas e não devem ser usadas por ninguém.

 

46 minutos atrás, Tiago Figueira disse:

e achei um cara com um Ryzen 5 1600 mais uma RX 550, e ele disse que usa a um ano e não teve problemas

No momento que ele tiver problemas, provavelmente alguns componentes do PC do cara irão deixar de funcionar - além da fonte, obviamente - devido a falta de proteções desse lixo que é vendido no Brasil.

 

47 minutos atrás, Tiago Figueira disse:

porque pelo que pesquisei ela dará conta sim.

Faça isso por sua conta e risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gdds_01 Estou acreditando que ela possa aguentar por conta disso...http://www.bluecase.com.br/produtos/Fonte_Bluecase_BLU500R-B_H.Preta.pdf

Especificações.

E o teste do selo 80 plus dela. https://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=1377&type=2

Pelo que vi multiplicando os 12v pelos 35a da fonte a potência real seria de 420w, que no caso seria suficiente pro meu pc, que gastaria um total de watts, já somando com a GTX 1650 super mais 16gb de ram e um ssd que são meus futuros upgrades ele usaria 261 watts, Mas vou tentar então, comprar uma corsair de 450w ou de 500w, qual me recomenda então ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o membro mais acima citou, "entendem" sim.. Com certeza, seus amigos deveriam até trabalhar na TecLab ou na Galax com o vasto conhecimento deles.

Bluecase não tem nem coolers bons, quem dirá fontes....

 

Segue um teste da própria fonte feita pelo Gabriel Torres.

 

Recomendo você ler esse tópico aqui e entender o porque não economizar na peça principal do seu hardware, assim como, escolher uma fonte ideal e que irá suprir a demanda de energia que seu setup precisa.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Yan_ disse:

@Tiago Figueira pode ir sem medo na RGPS

Ok, vou comprar assim que meu dinheiro for estornado, Obrigado por me salvarem kkk ! Eu entendo de computador, porém não na parte de energia com as fontes, eu manjo mais da questão de desempenho entre os componentes, mas nunca tinha parado pra estudar a parte energética do pc ! Agora já sei quais marcas confiar !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...

Não entendo essa afirmação tão categórica que essa fonte é ruim. O teste realizado em 2012 foi de outra fonte, de outra linha, em outra época. Então, não pode ser usado como argumento. Muito menos usar os valores obtidos para condenar esse outro modelo.

Ninguém opinou com conhecimento de causa (leia-se: com experiência pessoal nessa fonte ou com um link para algum teste).

É perfeitamente possível que um fabricante tradicionalmente ruim ofereça em algum momento um produto mediano, com bom custo-benefício. Hoje, em 29/11/2021, vi um anúncio dessa fonte por 223 reais, com pronta entrega aqui em Recife.

Não se encontra fácil uma opção equivalente na faixa de preço dela. Recomendar uma Corsair da linha CX no lugar dela é ignorar que custa o dobro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@André Lemos Realmente não é possível categorizar essa fonte como produto bomba, conforme afirmei anteriormente. O teste apresentado pelo colega não se aplica, uma vez que se trata de outro modelo, que nem PFC ativo tinha.

 

Mas é possível indicar que ela não fornece a potência rotulada a um computador moderno (conforme indicam a própria etiqueta, embora por pouco, e a presença de apenas um conector para placas de vídeo). O que, em si só, não condena o produto, já que é possível que ela trabalhe de forma segura com potência ligeiramente menor.

 

E milagres realmente acontecem. A C3Tech, por exemplo, tem várias fontes péssimas e duas razoáveis em seu portfólio. São exceções, mas com sorte talvez seja o caso deste modelo da Bluecase. Contudo, enquanto não houver testes para confirmar que a fonte é segura, não há como recomendá-la, uma vez que não sabemos se há as proteções necessárias e se a fonte entrega uma potência "X" com ripple, eficiência, estabilidade e temperatura adequados. O preço mais baixo pode ser resultado de circuitos e componentes mais simples ou faltantes.

 

Quando há a recomendação de uma fonte como a Corsair CX, sabemos se tratar de um produto que entrega a potência rotulada com total segurança (lê-se ripple baixo, temperatura baixa e boa estabilidade de tensões), possuindo também todas as proteções necessárias. Isso porque, além de ser um produto de marca conceituada, há diversos testes que confirmam isso. Recomendar uma CX no lugar da Bluecase é considerar esse fato. Porém, a CX (de etiqueta cinza) também já estaria em um nível superior, aproximando-se do mediano. A Bluecase estaria situada no segmento bem de entrada (uma possível concorrente seria, por exemplo, a Corsair VS 450).

 

O que sabemos até o momento sobre essa Bluecase é que ela tem custo baixo e PFC ativo. Para avaliar custo-benefício, seria necessário saber se a fonte é segura, analisando também, além do teste de carga, os componentes internos utilizados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Coordenador

@Reizim É importante ter em mente que a Certificação 80 Plus avalia apenas a eficiência da fonte (e mesmo para isso o procedimento é falho):

Ou seja, embora seja um indicativo de boa qualidade da fonte, nada garante sobre a segurança ao entregar a energia, sendo necessários testes mais aprofundados. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@KairanD É uma situação complicada KairanD; 
Veja só: Alguns anos atrás fiquei namorando uma fonte chamada "ICE AGE"; porém o Clube do Hardware deu 'Bomba' nesta...
Acabei desistindo da compra... Porém alguns meses depois o C. do Hardware voltou atrás e deu um voto de confiança, dizendo que a fonte trocou os componentes e melhorou o desempenho. COMPREI!
Que fiasco! Quatro dias depois a fonte queimou! Meu pc é apenas para escritório, nem LED eu uso! 
A garantia devolveu a fonte 25 dias depois... funcionou... um ano depois parou de novo! Complicado...

Em 05/06/2022 às 22:22, KairanD disse:

@Reizim É importante ter em mente que a Certificação 80 Plus avalia apenas a eficiência da fonte (e mesmo para isso o procedimento é falho):

Ou seja, embora seja um indicativo de boa qualidade da fonte, nada garante sobre a segurança ao entregar a energia, sendo necessários testes mais aprofundados. 😉

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...