Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
SPDM

Fonte 1.5v por 2A

Recommended Posts

Olá a todos, minha dúvida é o seguinte pretendo obter o “ponto de incandescia” de um determinado fio de cobre ou em outras palavras fazê-lo emitir elétrons.

Segue especificações: fio de cobre nu de 99,99% pureza, secção transversal de 0,032mm2, comprimento estimado de 9cm.

Fórmula empregada para calcular a resistência e temperatura. 

R= R0.{1+alfa.(T-T0)}  

R?

R0=4.7x10^-2

alfa=4.3x10^-3

T= 900 C

T0=20 C

Resistência calculada para temperatura de R= 0.13 Ohms.

Empregando a fórmula R=V/i temos a Tensão e corrente estimada em 1.5V, 2A.

Tenho uma fonte ajustavel de 1.5 a 12V com fornecimento de até 1000mA, daria para acrescentar mais 1000mA para chegar nos 2A que necessito? Alguém tem algum esquema?

Obrigado pela atenção e aguardo a resposta 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me ajudar nesta questão?

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, SPDM disse:

Resistência calculada para temperatura de R= 0.13 Ohms.

Empregando a fórmula R=V/i temos a Tensão e corrente estimada em 1.5V, 2A.

Tenho uma fonte ajustavel de 1.5 a 12V com fornecimento de até 1000mA, daria para acrescentar mais 1000mA para chegar nos 2A que necessito? Alguém tem algum esquema?

Obrigado pela atenção e aguardo a resposta 

Como meu amigo???

se R = 0.13 ohms

Se V = 1,5 Volts

então

I = V/r = 1,5 / 0,13 = 11,5 Amperes...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@faller mil dusculpas. Não percebi que tinha publicado aqui estes valores, confundi com um outro projeto.

Retificando a questão, R=0,13 Ohms p/ T=900C V=220v e i=1,7A 

O circuito eletrônico que eu poderia usar qual seria? Teria algum já pronto fácil de encontrar em domicílio como a exemplo aqueles circuitos de lâmpadas fluorescentes compactas?

obrigado 

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, SPDM disse:

@faller mil dusculpas. Não percebi que tinha publicado aqui estes valores, confundi com um outro projeto.

Retificando a questão, R=0,13 Ohms p/ T=900C V=220v e i=1,7A 

O circuito eletrônico que eu poderia usar qual seria? Teria algum já pronto fácil de encontrar em domicílio como a exemplo aqueles circuitos de lâmpadas fluorescentes compactas?

obrigado 

Primeiro temos de nos entender. se desejares uma corrente de 1,7 Amperes, sobre uma resistência de 0,13 ohms terás que sobre ela colocar uma tensão de V=R x I = 0,13 x 1,7 = somente 0,221 Volts.

Entretanto se colocares 220 Volts sobre esse resistor de 0,13 Ohms vais ter uma corrente da ordem de I=220V / 0,13 R = 1.692 Amperes, fazendo sua fiação até o poste entrar em combustão, se os disjuntores do caminho não abrirem a tempo..

Ainda não dá para perceber, nem imaginar o queres fazer ai..

Compartilhar este post

Link para o post

@faller olá,

O propósito deste projeto é controlar a temperatura e consequentemente as “emissões termiônicas” em um determinado fio de cobre (resistência). Porém estou com dúvidas de como controlar de forma eficiente estas “emissões”

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais