Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Samsung UN40D5000PGXZD não liga


Posts recomendados

Boa noite.

 

Estou com esse televisor da Samsung modelo UN40D5000PGXZD que esta apresentando o seguinte defeito, ao ligar na tomada um led vermelho do painel acende porém ao clicar para ligar o mesmo led pisca 5 vezes e logo apaga e não aparece imagem nem som.

 

Bom, verifiquei que as tensões aparecem na fonte e o led da tela acende mas com a placa principal desconectada (tensões de 2v, 3v, 5v e 13v)). Com a placa principal conectada a fonte as tensões somem e o led da tela não acende sobrando apenas 5v em um dos pinos, acredito ser a tensão do power_on e por fim ao clicar em ligar ocorre de o led do painel piscar as 5 vezes como mencionei mas as tensões se mantem com exceção da tensão de 2v e em um dos pinos com tensão de 3v que caem para 0v.

 

Pelo visto é problema na placa principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade são dois objetivos, primeiro é saber com certeza de que o problema esta na placa principal e a segunda opção é tentar repara-la.

 

Como faço os devidos testes para saber se o problema esta na placa principal e comprovar que o restante do televisor esta funcionando normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se com a fonte conectada na placa não aparece as tensões e as lampadas não acendem e desconectado a fonte funciona com as tensões normais junto com as lampadas acesas, o problema é na placa ao qual foi desconectada. 

 

ai resta procurar por algum componente com defeito, capacitor ou resistor alterado, principalmente diodos e transistores, ai terá que testar-los, um por um. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, SkyFire161 disse:

ao clicar em ligar ocorre de o led do painel piscar as 5 vezes como mencionei mas as tensões se mantem com exceção da tensão de 2v e em um dos pinos com tensão de 3v que caem para 0v.

Como mencionei, ao apertar para ligar (com a fonte ligada na placa principal) as tensões surgem com exceção dos pinos 8 e 4 que caem para 0v (BLE_ON/OFF e PWM_DIM como pode ser visto na imagem em anexo) e a barra de LED da tela fica apagada.

Com a fonte desconectada as tensões são as indicadas na imagem e na placa da fonte e a barra de LED da tela acende. 

 

Com essas informações posso considerar que o problema esta com certeza da placa principal, certo?

 

Um detalhe, esse televisor estava desconectado da rede elétrica durante uma forte chuva mas o cabo da tv a cabo estava conectado nela então ao ser ligado o aparelho na rede elétrica ele apresentou o defeito descrito.

DSC00839 cópia.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revisando a placa principal notei que muitas das tensões estão presentes o que me leva a acreditar que deve ser algum problema com a memória flash ou processador, ou seja, essa placa esta defeituosa de fato.

 

Seria pouco provável que tenha algum problema com a placa T-Con? Desliguei o cabo flat que vai ate a T-Con e o problema assim com as tensões se mantêm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer a troca da placa principal. 

Na placa com defeito existe um dissipador bem fino (parece ser cerâmico) e colado com fita dupla face térmica no processador, como escuto falar que a dissipação nesses processadores de tv é ruim pensei que talvez fosse uma boa ideia trocar por um de alumínio de um tamanho que fique bem acomodado dentro do aparelho ou isso seria exagero?

 

Posso usar qualquer fita térmica ou tem algum tipo específico? Pergunto pois vi que existem umas mais finas de 1mm e mais grossas.

placa-principal-samsung-un40d5000.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, placa principal nova instalada e tudo funcionando perfeitamente.

 

Sobre a fita, trata-se de uma fita adesiva térmica (Thermal Pad), no meu caso usei uma com reforço de tecido no meio igual a original que estava na placa defeituosa e basicamente ela fixa o dissipador ao componente já que é adesiva transfere o calor igual a uma pasta térmica comum. 

Seria essa que usei: https://http2.mlstatic.com/fita-termica-adesivo-dupla-face-20mm-x-1-metro-D_NQ_NP_812955-MLB26246770528_102017-F.jpg

 

Obrigado pelo auxílio e boa vontade, pessoal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/20/2018 às 20:44, Bcpetronzio disse:

PS: Essa fita ai eu não conhecia! Vou ver se encontro ela aqui...

Eu já havia visto em decodificadores de tv a cabo por exemplo mas foi a primeira vez que a utilizei.

Eu ia optar por usar pasta térmica adesiva mas o vendedor me informou que ao secar ficaria muito difícil a remoção do dissipador sem danificar o componente caso houvesse a necessidade. Duas opções interessantes para esse fim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...