Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar resistor de porcelana?


Posts recomendados

Posso usar resistor de porcelana pra fazer um aquecedor de Xícara?

 

 

Tenho um de de 10onhs por 10w em 5 v ele aquece consideravelmente(não arrisquei aumentar  a tensão com medo de danificar o resistor) , mas não sei se o suficiente para aquecer aplaca de alumínio e a xícara... 

 

Poderia usar 2 em paralelo?

 

E pra outras tensões (12, e 24) qual seria o valor dos resistores?

 

Poderia usar alguma regulagem (algo com um regulador de tensão)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Posso usar resistor de porcelana pra fazer um aquecedor de Xícara?

 

Ideia meio esquisita, mas desde que não ligue o resistor sem água pra esquentar pode sim. 

 

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

E pra outras tensões (12, e 24) qual seria o valor dos resistores?

Pode usar o mesmo, ele vai esquentar mais, pois vai aumentar a corrente. Se ligar em paralelo acontece a mesma coisa.

 

Só pra se ter uma ideia um resistor de chuveiro tem algo perto de 20R ou até menos e é ligado em 220V. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Ideia meio esquisita

Eu trabalho em Gramado na serra gaúcha, aqui noo inverno é muuuuuito frio , então o café esfria muito rápido, pra ter uma ideia antes de preparar o café tem que passar uma água quente na xícara pra ter um café com boa temperatura, e em casa na bancada acabo esquecendo e esfria.

 

1 hora atrás, Mestre88 disse:

mas desde que não ligue o resistor sem água pra esquentar pode sim

Minha ideia era fazer os resistores  aquecer uma placa de alumínio onde a xícara ficará, algo como as cafeteiras fazem... 

Por isso pensei na regulagem pra achar uma temperatura ideal...

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Se ligar em paralelo acontece a mesma coisa.

 

Só pra se ter uma ideia um resistor de chuveiro tem algo perto de 20R ou até menos e é ligado em 220V. 

Se eu ligar 2 resistores e paralelo terei 5ohnsx 20w e em série 20ohns x 20w é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei que ias colocar o resistor dentro da xícara tipo rabo quente e até que não achei a ideia totalmente ruim, mas te recomendaria não deixar em contato direto muito menos a parte condutiva.

Pra fazer uma chapinha deve dar uma mornadinha sim. Lembrando claro que o calor tem que vencer a chapa, a xicara pra entrar no café

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Se eu ligar 2 resistores e paralelo terei 5ohnsx 20w e em série 20ohns x 20w é isso?

Não.

Quem manda na potência é a tensão que você aplica, logo:

1 resistor de 10R ligado em 12V se tem 1,2A de corrente e 14,4W de potência. Se só suporta 10W ele vai queimar fora d'água.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso pensei no regulador de tensão variável , assim aplicaria a tensão nescessária pra achar a temperatura ideal sem prejudicar o resistor (resistores). 

 

Tem alguma outra forma de se fazer isso?

 

Com mais resistores, ou de valores diferentes, outros componentes, sei lá....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha isso. De repente já viu algum em alguma sucatinha. Eu tenho...

Resistores-com-dissipador.png

Nem pense em comprar. É uma mini fortuna.

 

Uma ideia muito lôca pra esquentar uma chapa: usar a própria chapa como resistencia. Tipo (vulgo algo como) desmontar um trafo semigrande e reenrolar o secundário com fio tipo assim 2,5... 4mm2 o que der. Com uns 1...2V e 50... 100A passando numa folha de lata esta pode aquecer mais que mornar.  Controle com dimmer no primario. Eu faria algo como (vulgo tipo) umas estrias paralelas pra ficar tipo resistor em paralelo.

De fato já fiz algo assim em tenra idade quando derretia pregos e avermelhava moedas com corrente.

 

Só viagem mesmo mas me deu vontade exercitar a imaginação/lembrança do passado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além desse tipo de resistor não ser feito para esquentar, isso vai desperdiçar muita energia e não vai esquentar o seu café direito. 

Como eu disse antes, só funciona se mergulhar no líquido. 

 

Uma alternativa usando esse método seria encontrar uma resistência de sanduicheira, torradeira ou cafeteira mesmo.

Essa irá esquentar o seu café sem esquentar a sua cabeça. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

essa imagem que por sinal é aqui do Forum...

pois é... são as conexões misteriosas nas quais estamos imersos nesta vida.

Penso que você pode melhorar ao juntar mais os resistores e não deixar o calor "vazar" por baixo ou dos lados. Algo como um isolador térmico semelhante ao isopor, lâ de pedra (de vidro é perigosa) ou algo do gênero. Também pode tentar espelho pra ele refletir o calor = garrafa térmica. Sò testando mesmo...

 

7 horas atrás, Mestre88 disse:

resistência de sanduicheira, torradeira ou cafeteira mesmo.

ahhh.... fica xato...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,  

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

pois é... são as conexões misteriosas nas quais estamos imersos nesta vida.

Hoje Minha esposa ganhou uma chapinha com um tal de babyliz mas táva estragada, era pra mim tentar (isso mesmo tentar)arrumar, se não tivesse conserto poderia desmontar e usar as peças. ...

 

E pra minha infeliz surpresa era só um fio arrebentado, mas pra minha felicidade minha esposa disse que poderia desmontar que ela já tinha chapinha. ..o resultado tá nas fotos

 

Não uma ,mas 4 resistência agora ficou fácil e

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

ahhh.... fica xato...

Mas sério ficou fácil demais, um dimmer e as resistências bem posicionada e pronto....

 

Mas ainda quero testar com os resistores só por curiosidade , aprendizado e ver que temperatura conseguiria. ..

IMG_20180406_202842801.jpg

IMG_20180406_202853650.jpg

IMG_20180406_203845664.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. ...preciso de idéias de como prender a resistência na chapa de alumínio,  a transferência de calor não precisa ser muito eficiente já que com a menor das resistências já gera calor suficiente com apenas 50V 

 

Outra coisa qual material devo fazer a "caixinha" pra isolar o calor, pra que fique só na chapa, plástico ? Madeira? Outros?

 

 dúvida, (curiosidade)essas resistência podem ser ligadas com corrente contínua? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Furando o alumínio para prender parafusos e colocando uma chapinha de metal por baixo, vai segurar as resistências de boa. 

 

Uma caixa de metal forrada de lã de vidro fica bom pra segurar o calor. 

Não recomendo madeira, pois ela não se dá muito bem com coisas quentes. 

 

As resistências funcionam com corrente continua, mas com uma tensão menor do que a original.

Pois como será ligada direto, vai esquentar mais com menos tensão. 

Seria melhor ligar na tomada com um dimmer, é mais simples. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2018 às 01:08, Mestre88 disse:

Seria melhor ligar na tomada com um dimmer, é mais simples

Foi o que fiz, e com apenas 60v aqueceu bem a chapa de alumínio e ainda aqueceu meia xícara de água fria.... então pra manter uma xícara quente vai ser barbada....

 

O que acham de por um termostato de micro-ondas por segurança?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...