Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar a fonte Zalman ZM-500LE ou comprar uma nova?


Posts recomendados

Olá gente, adquiri uma GTX 970 G1 Gaming da Gigabyte, ela ainda está em processo de envio, e estou em dúvida sobre a fonte, se eu deveria fazer a troca para uma nova ou posso continuar com a atual?

 

Specs do PC atual:

 

Ryzen 5 1400

8GB DDR4 Single Channel 2666Mhz

1 SSD + 1 HD

placa-mãe Asus B350 Prime

Placa de Vídeo GTX 1050Ti Zotac Mini(Será substituida pela GTX 970)

Fonte ZALMAN ZM-500-LE

 

Faz alguns anos que já estou com essa fonte e ela nunca me deu problema, mas li aqui que ela não é recomendada. Caso precise ser feita a troca, qual modelo vocês me indicam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode continuar com essa Zalman se quiser... eu estava até mês passado com uma Zalman 600W de 2009 e estava rodando a máquina da assinatura numa boa. Mas resolvi pegar a CX450 da Corsair por ser um projeto mais novo, uma marca conceituada, etc. Mas nada me impedia de usar a Zalman. Ela ficou guardada aqui no guarda roupas. Qualquer coisa eu aciono ela de novo.

Essas fontes da Zalman mais antigas são muito boas. Essa Zalman que falei que tenho (modelo ZM600-ST) é uma das melhores fontes que usei em toda a vida. Muito bem construída e bem dimensionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@torrentman Eu não classificaria a sua Zalman ZM600-ST como muito boa... Diria que é apenas decente, principalmente quando comparada com as concorrentes dela na época. Mas ela definitivamente é uma fonte segura e capaz e, considerando o tempo em que foi lançada, cumpre bem seu papel e poderia ser usada mesmo para padrões atuais. 

 

A ZM-500LE do colega @Ghator159, por outro lado, é uma fonte de projeto ultrapassado que nem sequer tem PFC ativo, entregando uma eficiência relativamente baixa e com falta de algumas proteções. A Zalman já foi referência em fontes há um bom tempo atrás, mas infelizmente mudou seu rumo. Não são todas as fontes deles que são recomendadas e a empresa tem enfrentado dificuldades. Por sinal, além dessa ZM-500LE ser ultrapassada, ainda pode ser encontrada com preço elevado, bem acima do que ela vale.

 

Eu definitivamente recomendaria a troca da fonte. Ela não chega realmente a comprometer, mas considero inaceitável usar uma fonte de projeto antigo - sem PFC ativo - em 2018, ainda mais quando for ligada em uma cara GTX 970.

 

No mais, quanto você pagou nessa GTX 970, @Ghator159? Comprou usada, né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Foxwalt disse:

@torrentman Eu não classificaria a sua Zalman ZM600-ST como muito boa... Diria que é apenas decente, principalmente quando comparada com as concorrentes dela na época. Mas ela definitivamente é uma fonte segura e capaz e, considerando o tempo em que foi lançada, cumpre bem seu papel e poderia ser usada mesmo para padrões atuais. 

 

A ZM-500LE do colega @Ghator159, por outro lado, é uma fonte de projeto ultrapassado que nem sequer tem PFC ativo, entregando uma eficiência relativamente baixa e com falta de algumas proteções. A Zalman já foi referência em fontes há um bom tempo atrás, mas infelizmente mudou seu rumo. Não são todas as fontes deles que são recomendadas e a empresa tem enfrentado dificuldades. Por sinal, além dessa ZM-500LE ser ultrapassada, ainda pode ser encontrada com preço elevado, bem acima do que ela vale.

 

Eu definitivamente recomendaria a troca da fonte. Ela não chega realmente a comprometer, mas considero inaceitável usar uma fonte de projeto antigo - sem PFC ativo - em 2018, ainda mais quando for ligada em uma cara GTX 970.

 

No mais, quanto você pagou nessa GTX 970, @Ghator159? Comprou usada, né?

 

Concordo contigo, colega @Foxwalt na época ela era mediana, as fontes evoluíram muito de 2009 pra cá, muita "água passou por debaixo da ponte"... mas por incrível que pareça ela tá forte ainda... está numa caixinha guardada no roupeiro agora, como estou usando a CX450 nova... qualquer eventualidade (dificilmente uma Corsair nova me deixaria na mão, mas enfim), ela assume de novo...

 

Fonte que simplesmente não dava dor de cabeça.... era abrir uma vez ao ano pra tirar o pó que puxa de baixo do gabinete com um mini aspirador dos dissipadores, capacitores e placa principal e um pincel para limpar o fan. Pronto, estava pronta pra  mais um ano de uso... e vale lembrar que uma vez fiz SLI de GTX 970 e ela firme...heheh

 

Abraços. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@torrentman Minha OCZ ModXStream Pro mesmo é outro exemplo de fonte que não considero ótima... É decente, cumpre bem o papel dela e não compromete. Ela também já está com alguma idade e não penso em trocar. ;)

 

Mas para o colega autor do tópico minha recomendação se mantém. A fonte dele está claramente abaixo das nossas... Em pleno 2018, não considero aceitável uma fonte sem PFC ativo, principalmente ligada em uma configuração como a dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@torrentman Minha OCZ ModXStream Pro mesmo é outro exemplo de fonte que não considero ótima... É decente, cumpre bem o papel dela e não compromete. Ela também já está com alguma idade e não penso em trocar. ;)

 

Mas para o colega autor do tópico minha recomendação se mantém. A fonte dele está claramente abaixo das nossas... Em pleno 2018, não considero aceitável uma fonte sem PFC ativo, principalmente ligada em uma configuração como a dele.

Com certeza meu amigo, compartilho da mesma opinião sua. Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...