Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de impressora tanque de tinta para concurseiro


Posts recomendados

Olá pessoal! 
 

Preciso adquirir uma impressora tanque de tinta. Estudo para concursos e o material teórico é imenso. Possuo uns cursos em PDF que totalizam mais de 8.000 páginas, que quero imprimir tudo. Depois de tudo impresso, farei impressões esporádicas em médio volume, acredito que no máximo umas 500 impressões por mês, dos exercícios e resumos. Tudo será basicamente texto, sem gráficos nem imagens. E basicamente tudo em preto. Ou seja, as tintas coloridas usarei apenas para não entupir a impressora, rs.

Para este meu volume de trabalho, qual a melhor indicação de impressora? Estava pensando na Epson L395, mas me falaram bem das HP tanque de tinta também. Preocupo-me bastante com o custo de impressão e custo de manutenção da impressora, pois assalariado tem que economizar bastante, rs! As Epson costumam ser mais robustas não é? Qual o custo médio de manutenção dela? Tipo almofadas, limpeza etc.

As Epson aceitam tintas alternativas? Ou para este meu volume de trabalho, seria melhor usar somente originais? Se sim, qual marca de tinta alternativa seria indicada? Tem gente aqui onde eu moro que vende 100ml de tinta preta por 20 reais, mas acho que não deva ser confiável, rs.

Aproveitando: recomendaram-me adaptar um tal de "dispenser" na impressora, que pelo que entendi, serve para receber a tinta que é jogada pela impressora após a limpeza da cabeça de impressão, o que diminuiria sensivelmente a probabilidade de dar problemas na impressora. Isso é verdade? 

Finalmente: outras pessoas me recomendaram NÃO comprar as tanques de tinta de fábrica, e sim comprar uma impressora mais parruda e adaptar bulk ink, sendo que me disseram que as melhores impressoras para isso seriam as HP Pro 8100 ou 8600, o que até disseram que seriam muito melhores que as Epson com tanque de tinta de fábrica. Vale a pena mesmo? Mesmo assim, vi que essas 8100 e 8600 não são mais fabricadas, sendo substituídas pelas 8710 que, ao que parece, não aceitam de jeito nenhum bulk ink adaptado né? Vale a pena comprar uma 8100 ou 8600 usada para adaptar bulk?

Desculpem a enxurrada e de perguntas pessoal! Agradeço pela ajuda!

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, primeiramente devo esclarecer que não utilizo bulk devido ao baixo volume de impressão que eu tenho.

Analizo primeiramente sua condição de não poder ficar perdendo tempo em manutenções e ter que se preocupar no equipamento funcionando.

Bulks de impressão adaptados vão exigir um certo conhecimento e terá que conviver com algumas interrupções.

Vamos aos cálculos: 8.000 páginas + 12(um ano)X500= 14.000 páginas

Se fosse imprimir fora deve dar uns 14000xR$0,25=R$ 3.500,00

Usando impressora:

EPSON ECO= R$ 550,91(preço de hoje mais frete)

kit refil:R$ 61,66(4 cores, não é original)

black:R$ 54,90(original) rendimento:4000 pg

Vai gastar então

550,91+frete+4*54,90+61,66=832,17

mais 28 pacotes de papel sulfit= 28*R$25,00=700,00

Total:R$ 1.532,17

custo unitário: R$ 1532,17/14.000=R$0,1094 + gastos de eletricidade

Deve levar em conta energia eletrica e tempo gasto para "tomar conta" do processo de impressão.

No seu lugar pensaria bem se vale a pena ter um equipamento desses em casa, mas se for comprar, compre uma que tenha melhor garantia de manutenção perto e tenha os insumos sempre á disposição porque são itens caros e ás vezes ficam em falta.

Para não ter que conviver com as manutenções é melhor comprar uma impressora bulk original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedrax, obrigado pela resposta!

No meu caso, eu moro em um interior do meu estado (RN) e não tem gráfica aqui, tem apenas uma lan house que cobra 50 centavos por página em preto e 1 real colorida, totalmente inviável imprimir com ele. Por isso, preciso de um equipamento para manter em casa.

Esse preço de 550 é de qual impressora? A L395 custa 900 nas lojas da capital daqui do Estado.

Pelo preço dos refis não originais, então as impressoras Epson aceitam tintas alternativas numa boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2018 às 08:44, caaete disse:

Para este meu volume de trabalho, qual a melhor indicação de impressora? Estava pensando na Epson L395, mas me falaram bem das HP tanque de tinta também. Preocupo-me bastante com o custo de impressão e custo de manutenção da impressora, pois assalariado tem que economizar bastante, rs! As Epson costumam ser mais robustas não é? Qual o custo médio de manutenção dela? Tipo almofadas, limpeza etc.

 

Os modelos com tanque de tinta da HP são ruins, a GT 5822 não possui sistema de sucção da cabeça de impressão como nos modelos da Epson, é isso que resolve problemas com entupimentos esporádicos e sem esse recurso se houver alguma obstrução de tinta na cabeça de impressão você terá que remover as "cabeças" e utilizar o ultrassom ou ainda tentar uma limpeza manual. O ponto mais crítico do projeto da HP é o uso de cartuchos onde o circuito de impressão encontra-se embutido, trata-se de um kit de cartuchos de plástico melhorados para suportar pelo menos a demanda de consumo de um tanque de tinta, nesse tipo de máquina além do custo de reposição das tintas o usuário precisa arcar periodicamente com a substituição dos cabeçotes, pois sendo frágeis eles queimam.

 

maxresdefault.jpg

"cabeça" de impressão HP GT 5822

 

Essa é a "cabeça" de impressão da impressora com tanque da HP e isso não é uma piada! O que temos aí nada mais é que o famoso cartucho de tinta com circuito de impressão, é tudo que alguém que pensa em uma impressora com tanque de tinta de fábrica não quer, cabeça de impressão descartável e vagabunda que em vários casos não suporta sequer um ciclo de 10 mil impressões, temos nesse caso 2 cartuchos/cabeças sendo uma para cor preta e a outra colorida.

 

Essas cabeças da HP para os modelos com tanque de tinta são difíceis de achar, mesmo em sites populares como no Mercado livre e para constatar basta ver o número de queixas no fórum oficial da HP, o custo médio para repor cada catucho/cabeça que queima varia entre R$200-R$250.

 

A Epson utiliza uma cabeça de impressão fixa, cabeças de impressão Piezo não queimam da mesma forma que uma cabeça com tecnologia térmica como a do modelo da HP, ela é muito mais durável mas pode ter sua vida útil reduzida se o usuário utilizar tinta paralela de baixa qualidade como ocorre em qualquer impressora.

 

717731098901007.jpg&key=1233a724fb1370dd

Cabeça de impressão Piezo L395

 

Em 05/04/2018 às 08:44, caaete disse:

As Epson aceitam tintas alternativas? Ou para este meu volume de trabalho, seria melhor usar somente originais? Se sim, qual marca de tinta alternativa seria indicada? Tem gente aqui onde eu moro que vende 100ml de tinta preta por 20 reais, mas acho que não deva ser confiável, rs.

 

 

 

O melhor é utilizar o refil original sempre que possível, com o kit de garrafas originais se consegue imprimir um grande volume de copias. Os modelos com tanque aceitam tinta paralela mas é preciso algum conhecimento prévio para evitar problemas. A tinta paralela que eu recomendo para as Ecotanks da Epson é a Profeel da Inktec, não tente procurar fornecedores com preços mais baixos porque o mercado está cheio de falsificações dessa marca, principalmente em sites como Mercado Livre. O preço de 100ML é R$20,00, o litro custa R$81,00 para o usuário final.

 

Tinta Profeel corante 100ML

 

 

Em 05/04/2018 às 08:44, caaete disse:

Aproveitando: recomendaram-me adaptar um tal de "dispenser" na impressora, que pelo que entendi, serve para receber a tinta que é jogada pela impressora após a limpeza da cabeça de impressão, o que diminuiria sensivelmente a probabilidade de dar problemas na impressora. Isso é verdade?

 

 

O dispenser por si só não evita necessariamente problemas com a impressora, se você não instalar o dispenser a tinta utilizada nos processos de limpeza da cabeça de impressão acaba parando em uma almofada/esponja dentro de um compartimento da impressora, para evitar o transbordo dessa tinta uma vez que a esponja com o passar do tempo ficará encharcada o equipamento trava, na tela é exibida uma mensagem de que "a almofada de impressão chegou ao final de sua vida útil", além de substituí-la ou simplesmente lava-la com água e sabão neutro o utilizador precisa resetar o contador, esse contador serve como guia e quando atingi o limite de cópias programada ele trava a máquina, para desbloqueá-la o usuário precisa de um programa disponibilizado pela Epson para as assistências técnicas. O usuário comum consegue ter acesso a esse software porque alguns sites vendem ele por uma pequena taxa. A vantagem do dispenser é justamente não ter que ficar abrindo a máquina para substituir ou limpar a esponja a cada ciclo de 15 mil impressões aproximadamente.

 

Em 05/04/2018 às 08:44, caaete disse:

 outras pessoas me recomendaram NÃO comprar as tanques de tinta de fábrica, e sim comprar uma impressora mais parruda e adaptar bulk ink, sendo que me disseram que as melhores impressoras para isso seriam as HP Pro 8100 ou 8600, o que até disseram que seriam muito melhores que as Epson com tanque de tinta de fábrica.

 

A questão de ser melhor ou pior merece ser ponderada,  são máquinas com propostas completamente diferentes e atendem públicos distintos. A maioria das Ecotanks são direcionadas para o usuário doméstico, são impressoras bem mais lentas quando comparadas aos modelos destinados ao segmento corporativo, oferecem algumas facilidades para o dia a dia do usuário como o tanque nativo de fábrica, sem ele você precisa de alguém experiente que possa fazer uma boa instalação do bulk ink. A Epson tem uma linha direcionada ao mercado corporativo que é a série WorkForce Pro.

 

 

Em 05/04/2018 às 08:44, caaete disse:

Mesmo assim, vi que essas 8100 e 8600 não são mais fabricadas, sendo substituídas pelas 8710 que, ao que parece, não aceitam de jeito nenhum bulk ink adaptado né?

 

 

Em relação a Officejet Pro séries 8100 e 8600 da HP, esses modelos já foram descontinuados e portanto não são mais fabricados, nós temos outros modelos como a HP 8710, 8720 etc. A HP 8710 como a descontinuada 8610 são máquinas excelentes, versáteis e muito visadas para locação e no uso de pequenas gráficas rápidas, a HP 8710 e os modelos posteriores possuem um sistema de trava contra a instalação de bulk ink, apenas recentemente conseguiram driblar essa proteção por meio de chips que são utilizados nos cartuchos para enganar o sistema de proteção da máquina, esses chips ainda são caros e em alguns testes que eu acompanhei alguns queimaram. O investimento em uma máquina assim é muito maior porque além do preço da impressora você terá que desembolsar o valor dos chips que custam em torno de R$500,00 o kit c/4, o valor do bulk e o serviço de instalação se você for um usuário inexperiente e sem conhecimento na área.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Dimitriusbueno, ótima explicação!

Comprei a Epson L395. No momento, apesar do preço atrativo da tinta alternativa da Ink Tech, devo ir só de tintas originais por pelo menos um ano, que é o tempo de garantia da impressora. Se eu usar outra tinta agora, perco a garantia.

Muito obrigado pela ajuda, colegas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Então, amigo. 

A impressora é boa?

Estou querendo comprar uma, mas com muitas dúvidas e pouca grana, além de medo da manutenção.

E seus estudos? (também estou concurseiro) 

adicionado 0 minutos depois

@caaete

Então, amigo. 

A impressora é boa?

Estou querendo comprar uma, mas com muitas dúvidas e pouca grana, além de medo da manutenção.

E seus estudos? (também estou concurseiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Daniiel Santana disse:

Então, amigo. 

A impressora é boa?

Estou querendo comprar uma, mas com muitas dúvidas e pouca grana, além de medo da manutenção.

E seus estudos? (também estou concurseiro) 

adicionado 0 minutos depois

@caaete

Então, amigo. 

A impressora é boa?

Estou querendo comprar uma, mas com muitas dúvidas e pouca grana, além de medo da manutenção.

E seus estudos? (também estou concurseiro

Aconselho utilizar tinta Epson Original, Melhor Custo beneficio tintas compatíveis dão problema a longo prazo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde, a melhor cabeça de impressão do Mercado é Epson, não entope, não queima, não dá problema, eu recomendo comprar uma Epson. A L395 é muito básica, sem painel LCD, sem duplex e não funciona bem com Wi-Fi e USB ao mesmo tempo. Eu recomendaria a Epson L6191 por ser mais completa. Grande abraço, Aluguel de Impressora RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...