Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores no 7805 são realmente necessários neste caso?


Posts recomendados

Capacitores no 7805 são realmente necessários neste caso?

Estive olhando alguns esquemas na internet e vi que alguns usam dois capacitores juntamente com o 7805...

Li sobre as filtragens e riple etc...

Mas sempre liguei o 7805 sem capacitor nenhum (no velho padrão: Entrada>comum>saída) (inclusive vários projetos na net usam assim)

Nunca tive problemas inclusive usando com microcontroladores... (talvez as fontes que eu uso já sejam filtradas... sei lá...)

Minha pergunta é a seguinte: Se não estou tendo problema nenhum usando assim, meus projetos não devem ser nada críticos... então não preciso dos capacitores... certo?

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual da Fairshild eles usam para as recomendações nas Características Elétricas, um capacitor de 0,33uF na entrada e outro de 0,1uF na saída.

No manual da Texas eles usam 0,22uF na entrada e 0,1uF na saída.

É claro, que se a energia for proveniente de retificação em 50 ou 60Hz, tem que haver, também um eletrolítico para filtrar os pulsos positivos senoidais. Os capacitores recomendados nos manuais são para estabilidade do CI em frequências mais altas. 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...