Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Mymax 200W suporta Core i5 650 e GTX 750Ti?


Posts recomendados

@Moust4che Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega uma fonte de 200w de BOA QUALIDADE suportaria tranquilamente entretanto não há no Brasil fontes assim. Só a partir de 350w que já são uma droga de achar. Neste caso eu recomendaria a compra de uma Corsair CX 450w que está na faixa dos R$220. E NUNCA utilize estabilizadores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Caro colega uma fonte de 200w de BOA QUALIDADE suportaria tranquilamente entretanto não há no Brasil 

Fiz os cálculos aqui, essa config. passou de 200w fácil, deu quase 300w em load na verdade.

 

image.png.fe0c315bb78fffdcfeb73ad257c0bb42.png

 

@Moust4che

Uma fonte de 400w com selo 80Plus seria o mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Moust4che A potência da fonte não tem valor sem saber o modelo exato. Uma fonte 500W da BlueCase não é a mesma coisa que uma PCYes! Electro V2 500W, por exemplo.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Pietro Luigi Incorreto pois a 750 Ti não puxa nem 50w em "pico"...

Na realidade puxa mais que isso. Pode chegar perto de 70W. Mas mesmo assim a configuração não alcança 200W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Pietro Luigi Incorreto pois a 750 Ti não puxa nem 50w em "pico" e o resto da configuração não chega a 100w. Estes sites se baseam-se no consumo um pouco maior por segurança o que eu concordo porém o consumo real, é muito menor que 299w.

Descobri que a fonte na verdade é uma real 250w, será que essa aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Recomendo seguir as especificações do fabricante. Essa sua placa consome 60W, mas a fonte mínima recomendada é de 300W.

Aqui está explicado o porquê de ignorar justamente essa recomendação do fabricante:

@Moust4che Sua fonte não é confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Foxwalt disse:

Aqui está explicado o porquê de ignorar justamente essa recomendação do fabricante:

@Moust4che Sua fonte não é confiável.

Claro que concordo com tudo isso, mas sabendo que nem todas as fontes são confiáveis, não é melhor prevenir?

Eu tenho uma mísera R7 240 e uma fonte que diz ser de 450W, Com alguns dias de jogatina o cabo de força derreteu, tive que trocar por um gorducho, depois estava esquentando tanto, que o PC desligava, instalei um cooler de gelagua. Por fim, meu estabilizador de 300VA também tava esquentando e dando queda, tive que ligar o PC direto na rede. Ou seja, é melhor se prevenir do que comprar uma fonte no limite de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu instalar a placa de vídeo apenas uma vez para testar há algum grande risco de perda total ou queima de componentes? Se a fonte for de 400w mas não for certificada ela tem algum risco de ocorrer as mesmas coisas? Desculpe pela ignorância, sou novo nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Moust4che disse:

Desculpe pela ignorância, sou novo nisso

Não precisa se desculpar, todo mundo sempre está aprendendo e você está atrás de conhecimento. Parabéns.

 

36 minutos atrás, Moust4che disse:

Se eu instalar a placa de vídeo apenas uma vez para testar há algum grande risco de perda total ou queima de componentes? Se a fonte for de 400w mas não for certificada ela tem algum risco de ocorrer as mesmas coisas?

Não arrisca mano, mesmo sendo rotulada como 200W, ela é bem fraca e não entrega o que está rotulado. É um risco enorme.

mesmo rotulada, a maioria das fontes no mercado brasileiro são genéricas, entregando pouco eficiência e energia de má qualidade.

 

Por mais chato que possa parecer, começa seu up-grade pela fonte. Pra não correr o risco de instalar uma placa de video e por conta da fonte queimar o PC inteiro.

 

Hoje em dia, temos muito mais opções de fonte de qualidade, mais ainda poucas. Opte sempre pela que possuem o certificado 80 Plus, mas mesmo antes de comprar procure testes do modela dela. Aqui no clube há várias fontes testadas, e muitas delas recebem o selo "Bomba".

 

Marcas boas atualmente são Corsair e Seasonic. EVGA também tem alguns modelos bons, mas tem uns mais antigos que são ruins.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Claro que concordo com tudo isso, mas sabendo que nem todas as fontes são confiáveis, não é melhor prevenir?

A recomendação de fontes é uma ciência exata. Nós sabemos o consumo dos componentes e dimensionamos conforme tal. Não há o que "prevenir", porque nós não recomendamos o uso de fontes não confiáveis, independentemente da faixa de potência. Essa informação do fabricante não tem significado quando sabemos fazer o dimensionamento.

 

10 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Eu tenho uma mísera R7 240 e uma fonte que diz ser de 450W, Com alguns dias de jogatina o cabo de força derreteu, tive que trocar por um gorducho, depois estava esquentando tanto, que o PC desligava, instalei um cooler de gelagua. Por fim, meu estabilizador de 300VA também tava esquentando e dando queda, tive que ligar o PC direto na rede.

O fabricante da placa de vídeo faz aquela recomendação exagerada justamente para evitar situações como a que você descreveu. A maioria das pessoas compra a fonte apenas pela potência escrita na caixa (o que não deve ser o seu caso, porque você sabe que sua fonte promete algo e não cumpre), que é outra informação que não tem valor para o dimensionamento. Daí o fabricante joga a potência lá para cima, tentando "tirar o dele da reta", pois a chance da fonte do usuário danificar a máquina (incluindo a placa de vídeo) diminui.

 

O modelo específico de cada fonte deve ser analisado, verificando a distribuição de potência nas diversas linhas e a temperatura em que foi feito o teste.

 

Você tem três problemas gravíssimos aí. O primeiro é que sua fonte é genérica. Se você tiver muita sorte, ela pode chegar a 250W. Mas isso é o de menos: os níveis de oscilações e ruídos envolvidos são o maior problema, podendo destruir seu computador.

 

O segundo problema é usar um cabo de provável baixa qualidade. O terceiro e não menos importante é usar estabilizador, uma bomba que atrapalha o funcionamento de qualquer fonte e só serve para causar problemas e provocar prejuízos. Ainda bem que ele deu problemas e você fez a coisa certa, que deveria ter feito logo no começo: ligar direto na rede ou em um filtro de linha de qualidade com DPS (que é o ideal).

 

Se você tivesse uma fonte de suposta menor potência com qualidade, não usasse estabilizador e colocasse um cabo corretamente dimensionado, não teria esses problemas. Comprar uma fonte qualquer de potência maior não é solução para nada porque, como você muito bem apontou, a maioria das fontes genéricas não cumpre o que promete (e vai saber em que condições entregam a parte que conseguem).

 

10 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Ou seja, é melhor se prevenir do que comprar uma fonte no limite de consumo.

Ninguém deve comprar uma fonte no limite de consumo, mesmo porque a eficiência máxima é obtida a 50% de carga e, portanto, a fonte deve ser dimensionada para o dobro do consumo típico (e não máximo). Porém, toda fonte de qualidade opera na potência rotulada sem riscos.

 

O seu problema não é causado por falta de potência, mas por uma combinação de fatores, com foco na baixa qualidade da fonte e no mal uso (estabilizador). Portanto, não é justificativa para seguir aquela recomendação sem contexto feita pelo fabricante da placa de vídeo.

 

Já era esperado que a fonte do autor do tópico fosse de baixa qualidade, porque é complicado achar fonte decente abaixo de 400W no Brasil, imagine 200W... Certamente que a troca tem que ser feita, mesmo o computador dele não chegando tão perto dos 200W de consumo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luís Roberto C. da Silva Fico contente em saber que as informações foram úteis. Pense em substituir sua fonte por algo mais confiável, testado e garantido, assim como o @Moust4che deve fazer. E não use o estabilizador! ;)

 

Não deixe de expressar sua opinião sobre a saída do Facebook no tópico abaixo. O @Gabriel Torres ficará satisfeito com o apoio:

adicionado 5 minutos depois
16 horas atrás, Moust4che disse:

Se a fonte for de 400w mas não for certificada ela tem algum risco de ocorrer as mesmas coisas?

Infelizmente sim. Fonte genérica é tipo roleta russa: você não sabe quando vai explodir e levar algo junto. :atirador:

 

Você gastou uma grana legal na máquina. Que tal fazer o mesmo para ter uma fonte segura? Aqui vai a lista de fontes de baixo custo, do melhor custo x benefício (1) para o menos vantajoso (3). Contudo, todas são confiáveis:

 

1) Cooler Master GX 450 Storm (nova geração), Cooler Master G450M, Corsair CX 450;

2) PCYes! Electro V2 430, PCYes! Electro 430, Corsair CX 430, XFX XT 400, EVGA 450B;

3) Corsair VS 400, PCYes! Shocker 400, EVGA White 430.

 

A Corsair CX 450 tem projeto bem melhor que o da CX 430 e custa a mesma coisa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mês passado, adquiri um computador com um gabinete mymax, e recentemente decidi fazer um upgrade na placa de vídeo para uma GTX 750ti 

Porém, minha fonte de meros 200w não aguentaria o tranco, então decidi trocar para uma fonte de 400w, fui olhar o anúncio e havia um buraco para resfriamento que ficava em cima da fonte em uma parte não visível, fui olhar a minha fonte e percebi que essa buraco ficava no mesmo lugar do plug, e dentro do computador, a fonte não tinha nenhuma abertura,  e que não havia abertura no gabinete, então fiquei curioso, se eu comprar e fonte de 400w com abertura em cima, a fonte deve ficar virada para qual lado?(sabendo que não há buraco no gabinete) deveria haver uma abertura no gabinete? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte fica em cima ou embaixo no gabinete? se for em cima e não tiver passagem de ar por cima do gabinete a ventoinha da fonte deve ficar virada para baixo ( o que não é recomendado pois ela irá puxar o ar quente dos equipamentos); Se for embaixo o lugar da fonte a ventoinha fica virada para baixo, pro chão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha fonte fica na parte de cima do gabinete, é muito perigoso colocar a ventoinha virada pra baixo sugando ar quente?

a fonte que eu vou comprar é uma mymax 500w 80+ bronze 24 pinos, se for perigoso deixá-la sugando ar quente, podem me indicar alguma fonte com a entrada de ar posicionada perto do plug de pelo menos 400w e menos de 250 R$ ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Moust4che Esqueça a fonte ruim que você olhou e procure uma das que indiquei. Todas estão abaixo de R$250,00.

 

Todas as fontes que indiquei possuem ventoinha na parte inferior e podem ser normalmente instaladas no seu gabinete.

vou comprar a primeira que você listou, mas a ventoinha vai ter que apontar pra baixo (dentro do computador), é um grande perigo ela puxar ar quente ao invés de ambiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...