Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de Led Acendimento Alternado


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, boa noite à todos.
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo belo trabalho e paciência com os "aprendizes" que lhe procuram, uns para tirar dúvidas outros para aprender mesmo...rsrsrsrs

Estou montando 3 circuitos, (um em cima do outro), vou explicar:

tenho uma lojinha, e quero destacar três atividades, tipo: XEROX, IMPRESSÃO, PLASTIFICAÇÃO. Cada nome acenderá com uma 
cor diferente, montei em uma placa de duratex, fiz todas as perfurações, sendo que, quero que acendam alternados, ou seja, um de cada vez.

Agora o desafio...
Cada Palavra tem em torno de 250 LED's.

 

quanto a fonte já tenho (12v X 30Ah ( bastante sobra), agora preciso do esquema do circuito. 

Quais os componentes que farão as três palavras acenderem e piscarem alternadamente?
Fico no aguardo .
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Ivaldo Aguiar disse:

Cada Palavra tem em torno de 250 LED's.

750: com este número de leds quase valeria a pena usar um mc e fazer "efeitos especiais". Mentalizo psicodelicamente os efeitos com um mc com 2 ports de 32 bits algo como lpc213x e um driverzinho. Daria pra fazer controle individual os leds usando matriz bi ou tridimensional. Coisa de dôido... quasiliteralmente.

 

Sei que isso não te ajudou mas me deu vontade registrar... Vá de @Mestre88 mesmo

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente há muitas combinações pra fazer efeitos lôcos. No caso penso o que autor queria era algo como

O

OP

OPE

OPEN

O que percebo agora é que nem deve funcionar direito. Ou não ligue os catodos (pra baixo) entre si

Tenta outro...

@Mestre88  ...sua vez de somar +. Mostra algum pro garoto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, imaginei que seria isso e depois que completar a palavra deveria ficar piscando até a contagem chegar ao final, mas não funciona direito.

No google imagens o que tivemos mais perto do que eu disse antes é isso:

 

 


simple_traffic_light_controller.jpg

ledcon2.jpg
 

 

Mas para que funcione a contento do amigo @Ivaldo Aguiar precisamos da junção dos dois circuitos:

simple_traffic_light_controller.JPG.c79a39fa5bebf177ce19789daff08a25.JPG

Hoje pra mudar um pouco, resolvi apenas editar o esquema encontrado no Google usando o Paint do Windows XP.

Faltou eu colocar que IC1 é o 555, IC2 é o 4017 e os diodos 1N4148 em anti-paralelo com o relé.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Primeiramente, gostaria de agradecer o empenho dos nobres colegas em prol de meu projeto.

Agora, no projeto do amigo  Mestre88, não ficou bem claro para mim, onde serão inseridos os diodos 1N4148. Creio eu, que seja a cima dos relés (corrija-me se estiver errado)

 

Quanto aos relés 1,2 e 3, quais são suas referências?

Fico no aguardo,

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Ivaldo Aguiar disse:

Agora, no projeto do amigo  Mestre88, não ficou bem claro para mim, onde serão inseridos os diodos 1N4148. Creio eu, que seja a cima dos relés (corrija-me se estiver errado

Isso, catodo do diodo no positivo e anodo no coletor do transistor. 

 

Os relés são do tipo mais comum com bobina de 12V e contato de 10A.

Pesquise "relé 12V 5 pinos" pra você ter uma ideia. 

O contato de cada relé vai acionar uma das 3 palavras de led, a ligação e associação dos Leds e resistores é por sua conta. 

Importante que cada Led receba a corrente necessária de acordo com a tensão disponível na sua fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora me deu vontade reanalisar isso.

Em 05/04/2018 às 23:08, Ivaldo Aguiar disse:

Cada Palavra tem em torno de 250 LED's.

 

você está ligando os leds em paralelo? Que tipo de led? O típico é de 1,5V. O ideal é uma combinação série-paralelo. P.ex. led 1,5V você pode colocar uns 7 (ou 8) em série. "35,714" pacotes de leds em paralelo, comprendes?

OK o relé resolve mas há alternativa de usar led e mosfet ou até mesmo led e transistor

1 mosfet de potência dá conta dos 250 leds. A vantagem é que não há desgaste eletromecânico e alguns etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...