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Olá galera, estou com um problema em minha maquina, aconteceu após uma queda de energia na minha região, ele liga quando quer, tem vez que aperto o botão, ele liga mouse, teclado, caixa de som, as ventoinhas, toda a parafernália, mas não sai imagem nenhuma, também posso dizer que ele ficou bem lento após isso, normalmente quando ele ligava eu já podia sair mexendo em tudo, agora tenho que esperar um tempo que varia de 20 a 40sec, também ouço um barulho no gabinete, creio ser no HD, de vez em quando um barulho de disco riscado, e outras vezes um barulho de batida bem leve. Gostaria de saber se alguém tem uma ideia de onde pode ser este problema (placa-mãe, de vídeo, HD, memoria...) já que estou com esse pequeno problema já faz 2 meses! e só para constar, quando acontece isso, desligo ele pelo botão e espero uns segundos com ele fora da tomada, normalmente é o suficiente para ligar novamente, caso não aconteça de primeira a terceira sempre resolve! Também gostaria de acrescentar que ultimamente o HD fica sempre em 100%, coisa que em outrora não ficava, então sempre tenho que desfragmentar todo o dia, para pelo menos ficar em 80% e ligar também no outro dia, caso não faça isso, as chances de ligar são menores! E quanto a placa de vídeo não vi nenhum artefato em jogos ou em aplicações! (Me desculpem pelo tamanho do texto, mas creio que quanto mais informação é melhor)

Aqui está minha configuração:  AMD RYZEN 5 1400, placa-mãe GIGABYTE GA-A320M DDR4, MEMORIA KINGSTON DDR4 8GB, PLACA DE VIDEO PNY GEFORCE GTX 1060 6GB, HD TOSHIBA 1TB SATA III 7.200RPM, FONTE CORSAIR CX430 430W, com windows 10.

Editado por atomico

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Bom dia.

Instale o HD Tune. Faça o Error Scan. Verifique se aparece algum ponto vermelho.

Verifique a aba Health se aparece algum alerta em amarelo ou vermelho.

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7 minutos atrás, Math.Pi disse:

Bom dia.

Instale o HD Tune. Faça o Error Scan. Verifique se aparece algum ponto vermelho.

Verifique a aba Health se aparece algum alerta em amarelo ou vermelho.

Então, eu acabei fazendo isso, mas não apresentou nenhum erro, tanto no Error Scan quanto na aba Health

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Estranho. Barulho só pode vir do HD ou de algum cooler.

HD cheio costuma ficar lento rapidamente.

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7 minutos atrás, Math.Pi disse:

Estranho. Barulho só pode vir do HD ou de algum cooler.

HD cheio costuma ficar lento rapidamente.

O hd está com 112GB em uso, o restante livre, formatei para ver se poderia ser erro do Windows, mas continua, também esqueci de citar que de vez em quando ouço o barulho de fita sendo comida (sabe fita cassete quando enroscava e fazia aquele barulho) fica com esse barulho de vez em quando.

adicionado 2 minutos depois

Meu maior medo era de ser a placa de vídeo, mas pelo que vi, e por conseguir rodar jogos e aplicativos 3D sem ver artefatos acabei tirando esse problema, ou você acha o contrário?

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Você vai ter que testar outro HD.

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10 minutos atrás, Math.Pi disse:

Você vai ter que testar outro HD.

Tenho 2 HDs na maquina, o segundo para dizer a verdade, não faz nenhum barulho, e uma grande diferença de rodar jogos em um e no outro, nesse primeiro (do defeito) roda com umas travadas e menos fps, no segundo roda bem liso e sem travada, se for o HD menos mal, já que é um item barato de comprar, agora se for uma placa de vídeo ou mãe, dai já é mais complicado.

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Pra testar o defeito só removendo o HD suspeito.

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4 minutos atrás, Math.Pi disse:

Pra testar o defeito só removendo o HD suspeito.

Só para retirar uma ultima duvida, pode ser defeito em alguma dessas placas? vídeo ou mãe?

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Só testando pra saber. Você tem que retirar o HD suspeito e observar o comportamento do computador.

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agora, Math.Pi disse:

Só testando pra saber. Você tem que retirar o HD suspeito e observar o comportamento do computador.

Vou pegar um SSD de 120GB e fazer o teste, caso persista só vai me falta a opção de placa-mãe

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Em 06/04/2018 às 13:11, Math.Pi disse:

Só testando pra saber. Você tem que retirar o HD suspeito e observar o comportamento do computador.

Então amigo, eu fiz o teste com o SSD e um outro HD por esses 17 dias, o que notei foi que o barulho continua, e o problema de as vezes não ligar continua, mas notei algo novo, se eu deixar o mesmo ligado apenas na tomada por 2~3 minutos e ligar após isso ele não liga de modo algum, dai tenho que retirar tudo da tomada e esperar uns 5 minutos para assim ele conseguir ligar, gravei até um vídeo para demonstrar o barulho https://www.youtube.com/watch?v=67pCoy6wvRM

https://www.youtube.com/watch?v=5Jw2yn_q6KE 

Cheguei a notar que o barulho vem da fonte (ouvindo de perto parecia lá, más sou meio surdo), pelo que percebi, não pretendo levar em uma loja para conserta, já que só para avaliação querem me cobrar R$100,00 reais, fico imaginando para conserta, caso seja fonte sai mais barato comprar uma nova!

O que você acha que deve ser, a fonte ou a placa de vídeo, já que a mesma de vez em quando tem hora que dá umas paradas na ventoinha (não notei nem um mal desempenho por parte dela em jogos ou desenvolvimentos 3D) Para acrescentar o teclado e o mouse ligam e desligam toda hora quando acontece esse problema!

 

Editado por atomico

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Se fosse placa de vídeo, o máximo que ocorreria é não dar vídeo, porém a máquina ligaria.

Pode ser placa-mãe ou fonte. Você pode testar a fonte. Se estiver na garantia, fazer o RMA dela.

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Em 24/04/2018 às 09:45, Math.Pi disse:

Se fosse placa de vídeo, o máximo que ocorreria é não dar vídeo, porém a máquina ligaria.

Pode ser placa-mãe ou fonte. Você pode testar a fonte. Se estiver na garantia, fazer o RMA dela.

Vou ver se consigo uma fonte emprestada para fazer mais um teste, o RMA vence final do mês, não adianta envia, já que comprei em outro estado, e até chegar lá é 2~3 semanas, pelo preço do envio acaba compensando uma nova...

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@atomico

Você tem a garantia da loja e a garantia da fabricante (essa última é o RMA). Se não me engano, a garantia Corsair é de 3 anos.

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Comprei pela pichau, me informaram que só tinha a garantia da loja, sem garantia com a fabricante, precisa apenas da nota para entrar com a fabricante?

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi

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7 minutos atrás, atomico disse:

Comprei pela pichau, me informaram que só tinha a garantia da loja, sem garantia com a fabricante, precisa apenas da nota para entrar com a fabricante?

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi

 

Sim. Nota fiscal. Não é necessário contato com a loja.

Editado por Math.Pi
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Em 27/04/2018 às 17:51, Math.Pi disse:

 

Sim. Nota fiscal. Não é necessário contato com a loja.

Então, entrei em contato com eles, me pediram para realizar novamente o processo de limpeza dos componentes, só que com uma pequena modificação, que após realizar o procedimento padrão, também utiliza-se para finalização um spray de ar comprimido em todos os componentes, realizei todos os procedimentos dia 01/05/2018, até o momento o barulho sumiu e consigo deixar normal na tomada e de pois disso ligar, caso o problema volte mandarei para eles a fonte para conserto, mas me falaram que poderia ser Coil Whine (descarto essa ideia, já que não fica apenas no barulho) desde já agradeço a ajuda, como falei, caso aconteça novamente mandarei para o RMA! Muito obrigado pela atenção! 

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