Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle manual por botão para motor de passo


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá, gostaria de pedir ajuda e peço desculpas pela minha ignorância em eletronica mas, eu estou fazendo um projeto e gostaria de controlar um motor de passo por botão, tenho um motor A16K-G268 Autonics, também tenho os drivers mas não sei o modelo, mas sei como ligar, eu fiz um circuito que achei pesquisando com um CI 555 em modo astável para fazer a função do pulso, porém eu não sei qual seria a frequência para que o motor funcionasse corretamente alguém poderia me dar umas dicas, segue em anexo o circuito

Circuito osclilador.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A freq. é a máxima que teu motor suporta. Talvez ele tenha algum dado como rpm máx ou algo do gênero. Pro teu caso, como é só pulso (queres dar um passo por vez?), não te preocupes por hora com isso.

 

Trocadilhamente, dê um passo por vez...Pra começo de conversa com o motor faça algo como de 1 a 100Hz. O que precisas saber com precisão é a sequência correta de acionamento do motor, como energizar cada bobina dele e etc. Têm várias formas de fazer até com circuito lógico. Com quase menos de um clique no google imagens acionamento de motor de passo, tu obténs muita informação que fatalmente te levarão ao sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há quase 20 anos desmontei umas impressoras velhas, daquelas que usavam papéis com furinhos na lateral. 

Então fiquei com uma meia dúzia de motor de passo aqui, na época sem saber muita coisa fiz os motores girar com o 555, o 4017 e os próprios transistores que estavam nas impressoras, eram tip122 se não me engano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não achei a informação sobre a frequência máxima do motor ou RPM@Isadora Ferraz mas eu tenho um driver para ele e lá tem 3 bornes sendo pulso, direção e enable, no caso o enable eu não sei o que é, e a direção eu sei como controlar porém gostaria de saber se com esse circuito com o trimpot pode ser que ele funciona, necessariamente com essas especificações de componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Mestre88 disse:

Enable significa travar, é apenas para ligar ou desligar o motor. 

adicionado 5 minutos depois

E se aumentar muito a frequência, o motor simplesmente não funciona, fica apenas vibrando e fazendo barulho, não vai estragar também. 

Essa informação irá me ajudar bastante, vou fazer os testes na segunda feira, mas ainda me resta uma dúvida, até que frequência o CI L297 pode suportar? Esse é o CI que compõe o driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...