Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M5A78L-M LX/BR com FX-8320e 8 núcleos (95w) Black Edition


Posts recomendados

bom dia,

 

estou precisando de ajuda porque já tentei várias configurações , tanto automáticas, quanto usando parâmetros que vi e não consigo

coloca o meu processador para rodar sem travar.

 

Eu tinha um Phenon X3 (que estava funcionando como X4) 4 núcleos funcionando normalmente sem travar, nem nada..

fui inventar de trocar por um FX 8320e  (de 8 núcleos e 95W) , li que minha placa Bios de 2017 tem suporte a este processador, mas não consigo fazer funcionar... o teste que eu faço é usando o METATRADER 5 para fazer otimizações, onde ele usa todos os 8 núcleos, mas quando faço isso no modo "tick" que é o modo mais pesado a máquina trava, ou fica sem responder por longos periodos (praticamente travada)...

 

Eu não quero "fazer" overclock , eu quero apenas usar o processador no limite "stock" dele, para poder usar

com segurança os 8 núcleos que preciso para otimizar usando o metatrader 5.

 

meu sistema é:

Windows 10 64 bits (Fall Creators version)


01 Pente de Memória de 4GB DDR3 1333mhz (Verteke) 
https://www.amazon.com/Veteke-PC3-10600-Desktops-Multiple-Performance/dp/B071NW6HS8
 

Processador AMD FX-8320e octa core (95w) Black Edition
http://www.cpu-world.com/CPUs/Bulldozer/AMD-FX-Series FX-8320E.html


placa-mãe - ASUS M5A78L-M LX/BR
https://www.cnet.com/products/asus-m5a78l-m-lx-motherboard-micro-atx-socket-am3-plus-amd-760g-series/specs/


Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GT 740 (GK107) [Point of View]
https://videocardz.com/nvidia/geforce-700/geforce-gt-740

Fonte de energia: TX 650W
https://www.cnet.com/products/corsair-tx650w-power-supply-650-watt-series/specs/


eu já tentei usar tudo no automático, e não funcionou:
já tentei desativando o "AMD Turbo " = disable...  etc..
, a maquina sempre trava quando entra na otimização usando os 8 núcleos com o metatrader 5.

alguém poderia me ajudar? porque não sei o que fazer e preciso de usar a máquina ;-(

 

cpu1.jpg

cpu2.jpg

cpu3.jpg

adicionado 7 minutos depois

eu tentei esta outra configuração que achei num fórum em inglês e também ficou travando do mesmo jeito.

 

Lendo um outro fórum em inglês eu tentei essa configuração
e também não funcionou.
====CPU Configuration
* Gart - Disabled
* Microcode - Enabled
* Secure - Disabled
* Cool n Quiet - Disabled
* Advanced Clock - All Cores
- Unleashing - Disabled
- Active CPU Cores (This is where you enable/disable cores)
* 3 & 4 - On
* 5 & 6 - On
* 7 & 8 - On
* Value 0%

====Jumperfree Config
* CPU Overclocking - Manual
- CPU/HT Ref Clock - 200 MHz
* GPU - Auto
* PCIE - Auto

* CPU Ratio - x16.0 3200 MHz
* AMD Turbo - Disabled
* CPU/NB Frequency - 2200 MHz
* CPU Over Volt - 1.1500 (This is your CPU voltage)
* VDDNB Over Volt - 1.175000
* Load Line Calibration - Auto

* HT Link Speed - 2200 MHz
* HT Over Volt - 1.20000

* DRAM Timing Config - Manual
* Memory Clock Speed - 633 MHz
* Memory Over Voltage - 1.50000

* Chipset Over Voltage - 1.10000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@baraozemo Esse chipset dessa mobo é voltada para os Phenom com uma gabiarra que faz funcionar os FXs, sendo assim, ela não é recomendada para o mesmo.

porém, como fica a temperatura durante o uso?

Faça o update mais recente da BIOS e deixe tudo em stock, assim o chipset vai controlar a temperatura dos VRMs (teoricamente, não tem que travar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,
eu estou utilizando a última versão da bios de 2017 que possui suporte oficial ao FX-8320e  , tanto que quando ligo não é exibida nenhuma mensagem de "erro" dizendo que não suporta o processador...

 

Conforme já mencionei anteriormente, já deixei tudo em "AUTO"  na placa-mãe, e ai ela trava do mesmo jeito...

Lembrando que se eu deixar em "AUTO" a placa-mãe ele faz overclock em vários coisas e deixa ainda pior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 minutos atrás, baraozemo disse:

Eu estou utilizando a última versão da bios de 2017 que possui suporte oficial ao FX-8320e  , tanto que quando ligo não é exibida nenhuma mensagem de "erro" dizendo que não suporta o processador...

Suporte oficial sim, adequado não. Como bem mencionado pelo @felipecardoso9, esse chipset é da época dos Phenom e foi adaptado para os FX. Contudo, há diversos relatos de problemas com processadores FX de 8 núcleos, ou mesmo de 6 ou 4 núcleos, ao usar essas placas. E a explicação é simples: o circuito regulador de tensão não foi projetado para eles, e a sua placa-mãe é das mais simples. O negócio esquenta e o clock do processador desaba, podendo até mesmo provocar travadas. Não sei se é o caso aqui, mas tentar refrigerar a região em volta dos reguladores ajuda a reduzir o problema.

 

No mais, você liga a fonte direto na tomada? O problema começou a ocorrer logo após a troca de processador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

metatrader 5 é um programa para ações , forex,  utilizamos "robôs" com estratégias para operar no mercado, quando eu pego uma período de datas (por exemplo: de 01/01/2015 até 04/04/2018)   , mando o ROBO carregar esta série histórica de dados e fazer simulações com válores diferentes de operação ...   isso é chamado de "backtesting", e faz uso intenso do processador e memória...  eu fiz o teste do CPU-Z (stress teste e não dá nada, porque deve ser só "cáluculo matemático") , mas o metatrader 5 usar 8 núcleos e também move dados com a memória , e nisso está dando pau...  
lembrando que eu já usava esta mesma máquina como Phenon X4 (fazendo a mesma coisa) e sem travar com os 4 núcleos, mas agora com o FX com 8 núcleos está dando pau... incompatibilidade da minha configuração do processador novo com a placa-mãe.
a título de curiosidade para você segue um video de um backtest no metatrader 5

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@baraozemo Faça um teste com o prime95 com o hwinfo aberto e verifique a temperatura/uso/frequencia do processador.

Como eu citei e foi reforçado pelo@Foxwalt , essa placa-mãe foi adaptada para os FXs e tem serios problemas com ele.

 

Com o teste que eu citei, podemos identificar um drop grande na frequência indicando o que já é praticamente certo, sua placa-mãe não está aguentando o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Foxwalt disse:

Suporte oficial sim, adequado não. Como bem mencionado pelo @felipecardoso9, esse chipset é da época dos Phenom e foi adaptado para os FX. Contudo, há diversos relatos de problemas com processadores FX de 8 núcleos, ou mesmo de 6 ou 4 núcleos, ao usar essas placas. E a explicação é simples: o circuito regulador de tensão não foi projetado para eles, e a sua placa-mãe é das mais simples. O negócio esquenta e o clock do processador desaba, podendo até mesmo provocar travadas. Não sei se é o caso aqui, mas tentar refrigerar a região em volta dos reguladores ajuda a reduzir o problema.

 

No mais, você liga a fonte direto na tomada? O problema começou a ocorrer logo após a troca de processador?

O problema começou quando eu troquei o Phenom X3 (que rodava como X4 com 1 núcleo aberto pela placa)
para o FX 8320e.. ai começou a travar e coisas simples não consigo fazer.. a máquina ficou um c.. de ruim..

você fala para refrigerar os capacitores "quadrados" (são 4) do lado processador...é isso ?
só seu eu tentar fazer um cooler de aluminio para colar em cima dos 4..
 

cpu4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu troquei a placa por um GA-78LMT-S2 e melhorou sensivelmente o problema, 90%

a placa-mãe da gigabyte está tudo no automático..e ainda jogou para 3.5 ghz o processador..  e rodou tranquilamente, e com  temperatura do processador e chipset mais baixo do que ASUS.

 

mas acho para ficar 100% vou ter que trocar minha fonte TX-650w porque acho que está meio cansada...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...