Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Tenho um computador parrudo um notebook com i7 32 gb de memória e claro uma nvidia 1060 6gb eu preciso pois trabalho com Autocad sou engenheiro e máquina é importante mas gosto do linux tenho um Debian instalado em meu note para usar sempre que posso mas tenho tido um problema com os novos programas linux a partir do kernel -4.14 em diante mesmo instalando não aparece a área de trabalho você entra até o usuário e depois fica tudo cinza o engraçado é que o kernel -4.9.92 ele funciona bem mas acima disso posso esquecer não funciona tentei pro o driver da nvidia que peguei no site deles mas aí falta kernel package, falta kernel source ṕonho os dois ai o nvidia-installer não entra eu fico meio pasmo como tudo é difícil no linux uma coisa que você clica duas vezes no windows e pronto o linux não encontra driver aí você pões como no caso de minha wireless o driver da killer-wireless ela quebra o firmware-linux e o nonfree putz ,e pior tentei por o ubuntu pelo disco só para usar ele também não reconhece o placa nvidia,aí tento o ultimo linux-mint a mesma coisa,este pessoa não atualiza o kernel por isso para novos drivers puts,gostaria que vocês aí que entende deste sistema anos luz mais que eu ,como consigo instalar este maldito driver que faça o computador funcionar com linux e olha estou entrando em tela modo texto paro o gdm,paro lightdm depois ponho mas aí para no nvidia-installer aé cair e nada ,qual é o caminho das pedras deste driver

Se puderem me ajude

Caio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

De maneira alguma tente instalar o driver que existe no site da NVIDIA. Ele é feito só para quem sabe muito bem o que está fazendo e pode bagunçar horrendamente seu computador a ponto de acabar com a interface gráfica, sem falar que a desinstalação é bem difícil.

Sempre que for instalar o driver proprietário use o empacotado pela distribuição. O driver empacotado é facilmente desinstalado e quaisquer mudanças são facilmente revertidas pois todas as operações são gravadas pelo gerenciador de pacotes.

No caso dos baseados em Debian o pacote a ser instalado para as GPUs mais novas é o nvidia-driver. Mas aí vem a complicação: essa instalação simples só funciona para sistemas desktop, pois não contam com a tecnologia Optimus. Laptops são bem mais complicados e normalmente se o driver livre, chamado Nouveau, está dando conta do recado, o melhor é deixar como está. A situação com as placas da AMD com tecnologia semelhante é bem melhor, inclusive utilizando-se o driver proprietário da AMD.

A wiki do Debian documenta o processo de instalação, e também pode ser usado como referência para as distribuições baseadas nele. O blog Linux Dicas e Suporte também documenta todo o processo de instalação.

https://wiki.debian.org/Bumblebee

https://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/2017/05/instalacao-de-driver-para-placa-de.html

Vou resumir o que há na wiki, mas não me responsabilizo por nada de errado que aconteça. Leia tudo a partir daqui com atenção. Leia tudo antes de executar os comandos, pois o processo de instalação tem vários detalhes e é cheio de armadilhas para os iniciantes, pois o driver proprietário está configurado por padrão para uma instalação em desktops e workstations, não para laptops.

Resumindo o que há no link, a instalação em um sistema que nunca foi alterado pode ser resumida numa única longa linha de comando executada com privilégios de administrador:

dpkg --add-architecture i386 && apt-get update && apt-get install bumblebee-nvidia primus primus-libs:i386

O primeiro comando adiciona os pacotes 32 bits ao sistema, o segundo atualiza tudo, e o terceiro instala os pacotes.

Calma, a instalação não termina aí. É bem provável que surja um diálogo do driver NVIDIA solicitando que se gere um arquivo xorg.conf ou execute como root o comando nvidia-xconfig. NÃO GERE ESTE ARQUIVO E NEM EXECUTE O COMANDO. Estas opções são destinadas a desktops e se selecionadas ou vão deixar a placa de vídeo ligada 100% do tempo, acabando com a bateria, ou vão estragar a configuração do ambiente gráfico, deixando somente o terminal a funcionar.

Depois de instalados os pacotes, ainda deve adicionar o usuário comum ao grupo com permissões para acionar o Bumblebee através do comando executado com permissões de administrador:

adduser nome-do-meu-usuario-aqui bumblebee

Reinicie a seção para aplicar as alterações (log in, log off). Se der tudo certo, ao ligar tudo estará sendo renderizado pela placa gráfica da Intel. Para utilizar a placa da NVIDIA, use o comando optirun antes daquilo que quer que utilize a GPU dedicada.

Se ao final da instalação os comandos a seguir retornarem informações diferentes e não houver problemas gráficos, a instalação foi bem sucedida.

glxinfo | grep "OpenGL vendor"
optirun glxinfo | grep "OpenGL vendor"

Lembrando que ao atualizar o sistema operacional para novas versões, principalmente se for para uma versão de testes, antes de fazer a atualização recomenda-se desinstalar tudo ligado ao driver proprietário. Esta última dica vem pela experiência, ao instalar o Debian Testing (atualmente o versão 10 apelidado de Buster) acabei derrubando minha interface gráfica e bagunçando o gerenciador de pacotes devido a presença do driver proprietário da NVIDIA. Com muito sofrimento consegui desinstalar e corrigir a bagunça, e atualmente uso o driver livre nouveau no meu laptop com uma GT740M com a bendita tecnologia Optimus. Para trocar entre a GPU dedicada e a Intel, uso o método PRIMUS.

Compartilhar este post

Link para o post

fiz tudo que esta aí mas não funciona trava vira tudo uma porcaria a primus quando ponho não entra ,a nvidia primus quando ponho não entra também se atualizar o kernel para o 14.14 em diante nem entra alías tentei colocar o kernel a moda antiga do linux kpkg e o kernel 15 e 16 nenhum dos dois entra no make oldconfig os dois dão erro gostaria de aber se mudou o jeito de fazer a compilaão porque todos dão erro na hora de fazer o make oldconfig ou menuconfig e esteskerneis mais novos nenhum entra não sei se aplaca uma GTX 1060 e os novos programas que entravam com cd nenhum novo entra já os antigos todos entram o ubuntu 14.04 entra do 16 17 e o futuro 18 não entra trava no final o linux mint também não entra eu realmente não sei o que é e pior que adoro trabalhar com o ultimo kernel e isso não é mais possivel infelizmente se alguem tiver dicas ou sites que posso der estas coisas tanto da placa como compilar o kernel a partir do 15 em diante me fale porque eu gosto muito de fuçar no linux

Atenciosamente

Caio

Compartilhar este post

Link para o post

Procurei um pouco aqui sobre a sua placa e não há muitas reclamações de incompatibilidade quando se usa o driver proprietário da NVIDIA com a GTX 1060. Os únicos detalhes que achei foram:

• o driver oficial (não livre) da NVIDIA só suporta a GTX 1060 sem problemas a partir da versão 390.25 (atualmente o Debian testing/buster tem a 390.48);
  • a interface Unity (oficial do Ubuntu) não funciona direito com o driver proprietário;
  • o driver proprietário da NVIDIA no Linux não suporta a variante GTX 1060 Mobile. Para essa variante só o driver do Windows 10 e olhe lá.

O pessoal do Nouveau (o driver livre) ainda enfrenta dificuldades com as placas da série GTX 1000, pois a NVIDIA só começou a liberar as informações do hardware por volta dessa semana, e mesmo assim muito incompletas, bem diferente do que fez a AMD ou até mesmo a Intel, que sempre liberam mais que o suficiente e até colaboram ativamente com os drivers livres.

Compartilhar este post

Link para o post

@Caio I Bertazzi você já testou isso aqui?

https://linuxconfig.org/how-to-install-the-latest-nvidia-drivers-on-debian-9-stretch-linux

Isto aqui é pro arch, mas pode ter umas pistas:

https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA_Optimus

Eu não tenho nvidia, mas lembro que há algum tempo atrás, com placas da amd, depois de instalar o driver precisava dar uma linha de comando para ativar o uso, algo como ati --initial. Talvez exista algo parecido com a nvidia...

Por último, um comentário, desculpe:

Em 06/04/2018 às 17:06, Caio I Bertazzi disse:

eu fico meio pasmo como tudo é difícil no linux uma coisa que você clica duas vezes no windows e pronto o linux não encontra driver

Também me pasma. Como seria bom se os fabricantes fornecessem informações de seus dispositivos ao mundo linux com a mesma celeridade que fornecem à microsoft e à apple! Pontos aí para a amd, que mesmo de forma tosca está tentando uma solução de compromisso...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais