Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rods27

Core i5 4440 e R7 260X: troca de fonte CX 430 para upgrades

Recommended Posts

Postado (editado)

Olá, tenho uma CX430, nunca tive problemas, comprei em 2013.

Minhas configurações:

r7 260x

i5 4440

x2 4gb Hyperx 1333mhz

Monitor 24" da LG (esqueci o modelo, mas nao é ultra wide).

Teclado e mouse "gamer" de 120 reais com luzes.

e uma caixa de Som simples,

Quero colocar um monitor de 29" UltraWide da LG. (Vou continuar com o de 24 Polegadas da LG)

Provavelmente, um mouse G502 da Logitech, e talvez um teclado G403 Carbon da Logitech.

Fiz uns testes ai, e a minha atual config consome 350W. Logico que, terei de trocar a fonte, até porque vou futuramente trocar a placa de video (bem futuramente).

Estava pensando em Comprar a CX 650 da Corsair, deve trabalhar com folga no que eu pretendo. (R$ 300, +/- o preço que paguei na 430 na epoca o.o)

Queria opiniçoes pra abrir minha mente, faz quase 5 anos que não mexo na minha config.

Outra coisa, o que seria "modular", "semi modular", ajuda/atrapalha em algo?

PS: Gosto de alguns games, mas não é o foco.

Editado por Foxwalt
Melhorar título.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rods27 Se sua CX430 está boa então não precisa trocar, mesmo com upgrades ela ainda deve funcionar corretamente se estiver boa.

Além disso 650W é exagero, configurações mais novas está consumindo menos que isso e logo seria desnecessário uma fonte dessa potencia se não vai usar hardware que consuma mais ainda.

Upgrade futuro ainda, se no futuro você já tiver dinheiro e as peças em mente você deve retornar e perguntar novamente se precisa mesmo trocar a fonte, agora não é a hora para isso até porque as peças no mercado podem mudar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth Os upgrades que irei fazer agora são Monitor 29", teclado e mouse.

Irei deixar 2 monitores ligados, você acha que essa fonte aguenta?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Rods27 disse:

@Elder Nauvirth Os upgrades que irei fazer agora são Monitor 29", teclado e mouse.

Irei deixar 2 monitores ligados, você acha que essa fonte aguenta?

A fonte irá alimentar o que está dentro do gabinete, os monitores estará ligados por alimentação externa, logo a fonte suportando os hardwares internos não terá problemas.

Se fosse questão de fazer over ou sli ai seria indicado a troca de fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

A fonte irá alimentar o que está dentro do gabinete, os monitores estará ligados por alimentação externa, logo a fonte suportando os hardwares internos não terá problemas.

Se fosse questão de fazer over ou sli ai seria indicado a troca de fonte.

Entendi, os monitores então nao influenciarão.

Mas, se por acaso a fonte não suportar por alguma hipótese, o que irá acontecer?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Rods27 disse:

Entendi, os monitores então nao influenciarão.

Mas, se por acaso a fonte não suportar por alguma hipótese, o que irá acontecer?

Isso mesmo, os monitores não influencia, assim como os periféricos que são caixa de som, mouse, teclado e fone.

Por acaso de não suportar, o máximo que deve ocorrer é não dar imagem ou dar imagem em apenas 1 monitor, claro que não primeira vez que ligar pode ocorrer de dar imagem em apenas 1 monitor e precisará configurar.

Em caso de não ser configuração o máximo é não dar vídeo em nenhum monitor, ai você testa com apenas 1 e vê se resulta algo, se sim, testa configurar.

Só em ultima instancia seria recomendado a troca de fonte e mesmo assim não será uma CX650.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

Isso mesmo, os monitores não influencia, assim como os periféricos que são caixa de som, mouse, teclado e fone.

Por acaso de não suportar, o máximo que deve ocorrer é não dar imagem ou dar imagem em apenas 1 monitor, claro que não primeira vez que ligar pode ocorrer de dar imagem em apenas 1 monitor e precisará configurar.

Em caso de não ser configuração o máximo é não dar vídeo em nenhum monitor, ai você testa com apenas 1 e vê se resulta algo, se sim, testa configurar.

Só em ultima instancia seria recomendado a troca de fonte e mesmo assim não será uma CX650.

Ok!! Eu li em algum lugar que se a fonte não suportasse iria queimar o PC, acho que li besteira.

Muito Obrigado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ok!! Eu li em algum lugar que se a fonte não suportasse iria queimar o PC, acho que li besteira.

Muito Obrigado!

Pode ter lido rápido e entendi isso ou talvez leu isso mesmo, mas queimar não vai, só não dá vídeo.

Pode queimar o pc se ligar ele em estabilizador, mas colocar mais de um monitor não.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha fonte está ligada em um estabilizador, aqueles bem simples com 4 entradas e com um switch.

Tem algum perigo?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Rods27 disse:

Minha fonte está ligada em um estabilizador, aqueles bem simples com 4 entradas e com um switch.

Tem algum perigo?

Sim, sua fonte tem pfc ativo e o estabilizador faz ela trabalhar em dobro corrigindo uma tensão que já devia ser corrigida, o ideal é ligar o pc direto na tomada ou em filtro de linha bom.

Compartilhar este post

Link para o post

o que seria filtro de linha bom?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

o que seria filtro de linha bom?

Filtro de linha da marca clamper é uma boa escolha como esse do exemplo:

clamper-multi-proteco-8-tomadas-protetor

Ele irá proteger seu pc melhor que o estabilizador e sem danificar o equipamento, estabilizadores não prestam pra mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, será que um no-break também teria o mesmo efeito? Já que terei que comprar um de qualquer jeito..

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Rods27 disse:

Entendi, será que um no-break também teria o mesmo efeito? Já que terei que comprar um de qualquer jeito..

Nobreak para usar no pc só se for senoidal puro, esse sim não daria problema e protegeria seu pc também.

Se for nobreak senoidal aproximado ou comum vai danificar do mesmo jeito igual o estabilizador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado! Me ajudou bastante. 

Boa noite

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Rods27 Primeiramente, a sua CX 430 suporta a sua configuração com folga, e em faixa de eficiência ideal. Sua configuração passa muito longe de 350W e seu cálculo está errado. Contudo, mesmo que não suportasse, a fonte apenas desligaria.

A CX 650 só se justifica se você fosse pegar uma GTX 1080Ti. Comprar ela é, em 99% das vezes, besteira. E esse argumento de "upgrades futuros" não se sustenta: o desenvolvimento das arquiteturas reduz o consumo por Watt cada vez mais. Comprar fonte superdimensionada provoca dois efeitos: o primeiro é jogar dinheiro fora na hora da compra e o segundo é jogar mais dinheiro fora perdendo eficiência.

Estabilizador e nobreak vagabundo (de onda retangular e estabilizador interno) vão ferrar sua fonte. Esses equipamentos inúteis tentam estabilizar a tensão (algo desnecessário) e, enquanto fazem isso, deixam os seus equipamentos com períodos de corte de alimentação. Ou seja, a fonte trabalha "no soquinho". Se você usou essa CX 430 esse tempo todo com estabilizador, então agradeça a ela, porque ela é guerreira e isso foi um milagre.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais