Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligo a fonte 750W bivolt da TDA


Posts recomendados

Boa noite.

Eu comprei hoje uma fonte de potência 750W bivolt da TDA, já instalei todos os cabos no gabinete corretamente ( placa-mãe 24 pinos, cpu, pci-express e SATA ) mas não sei como faço pra ligar no estabilizador.

Deixo ela em 110V ou em 220V? Uso um estabilizador e na antiga fonte estava 110V, devo deixar essa também?

E deixar a fonte em ON ou OFF apenas quando estiver tudo conectado ( incluindo no estabilizador ) antes de ligar o computador? Estou muito perdido e com medo de acabar queimando a fonte por não saber a potência correta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yana000 Péssima escolha de fonte, seria melhor ter pegado uma da corsair.

 

Esqueça o estabilizador, vai danificar a fonte mais ainda.

 

Se você souber a tensão da tomada de sua casa mude a chave da fonte e coloque na tomada.

 

O botão da fonte fica em ON claro, pois se estiver em OFF está desligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Yana000 Péssima escolha de fonte, seria melhor ter pegado uma da corsair.

 

Esqueça o estabilizador, vai danificar a fonte mais ainda.

 

Se você souber a tensão da tomada de sua casa mude a chave da fonte e coloque na tomada.

 

O botão da fonte fica em ON claro, pois se estiver em OFF está desligada.

Não sei como ligar o computador sem o estabilizador, então não posso tirar.

 

A tensão da casa eu não sei, mas na antiga fonte estava 110V e no estabilizador a porte de entrada está 220V e saída 110V, qual devo colocar na fonte?

 

A fonte em off vai ficar desligada óbvio, só quero saber o momento que devo ligar ela, se é no momento em que eu conectar ela no estabilizador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Yana000 disse:

Não sei como ligar o computador sem o estabilizador, então não posso tirar.

 

A tensão da casa eu não sei, mas na antiga fonte estava 110V e no estabilizador a porte de entrada está 220V e saída 110V, qual devo colocar na fonte?

 

A fonte em off vai ficar desligada óbvio, só quero saber o momento que devo ligar ela, se é no momento em que eu conectar ela no estabilizador

Tira o estabilizador e coloca a fonte em 220V.

 

Se na parte de entrada do estabilizador tá 220V então provavelmente sua rede elétrica é 220V também.

 

O estabilizador vai danificar sua fonte, pare de querer insistir em usar ele e liga a fonte direto na tomada que vai ser bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Tira o estabilizador e coloca a fonte em 220V.

 

Se na parte de entrada do estabilizador tá 220V então provavelmente sua rede elétrica é 220V também.

 

O estabilizador vai danificar sua fonte, pare de querer insistir em usar ele e liga a fonte direto na tomada que vai ser bem melhor.

Eu nunca usei o computador sem o estabilizador por isso tenho muita dúvida, se eu simplesmente tirar ele e colocar a fonte em 220V não vai queimar a fonte? Principalmente se eu não tenho certeza de quando minha rede aguenta, como você mesmo disse (provavelmente)

 

Não posso ficar arriscando queimar porque só tenho ela, e ainda estou pagando pela mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yana000 Se sua rede elétrica for 220V ou 110V a fonte funciona do mesmo jeito, por isso mesmo não falei pra colocar em 110V, pois se queimar você terá outro gasto, mas se estiver em 220V não.

 

O indicado seria verificar a tensão da sua rede elétrica com multímetro.

 

Tá pagando por uma fonte de baixa qualidade, tda não é fonte recomendável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Yana000 Se sua rede elétrica for 220V ou 110V a fonte funciona do mesmo jeito, por isso mesmo não falei pra colocar em 110V, pois se queimar você terá outro gasto, mas se estiver em 220V não.

 

O indicado seria verificar a tensão da sua rede elétrica com multímetro.

 

Tá pagando por uma fonte de baixa qualidade, tda não é fonte recomendável.

Vou fazer o que você disse e não usar mais o estabilizador, eu não tenho multímetro então como vejo a tensão da rede elétrica de outro jeito?

 

Sobre a fonte não tem nenhuma da Corsair onde eu moro então peguei a que o vendedor recomendou porque precisava de uma fonte logo, agora não tem mais o que fazer

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, 7u7 disse:

@Yana000 Deixa ver se eu entendi, sua fonte é rotulada como fonte de "750w", ela ainda tem chave seletora e você ainda usa ela com estabilizador ?

Sim

 

Uso pelo medo de simplesmente colocar em 220V na chave, é quando colocar direto na tomada ela queimar

Até porque não sei a tensão da minha rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Yana000 disse:

Vou fazer o que você disse e não usar mais o estabilizador, eu não tenho multímetro então como vejo a tensão da rede elétrica de outro jeito?

 

Sobre a fonte não tem nenhuma da Corsair onde eu moro então peguei a que o vendedor recomendou porque precisava de uma fonte logo, agora não tem mais o que fazer

Só com multímetro para ver a tensão, você pode solicitar para alguém que entende de energia ver isso para você.

 

Basta testar 1 unica tomada, as vezes a casa toda é 220V ou 110V.

 

18 minutos atrás, Yana000 disse:

Sim

 

Uso pelo medo de simplesmente colocar em 220V na chave, é quando colocar direto na tomada ela queimar

Até porque não sei a tensão da minha rede elétrica.

 

Colocar a fonte com a chave seletora em 110V na rede elétrica 220V faz queimar sim.

 

Mas colocar a chave seletora da fonte em 220V e em rede 110V não faz queimar.

adicionado 0 minutos depois

Comprou uma fonte ruim, devia comprar uma pela internet.

 

A sua não vai entregar esses 750W fora que pode danificar seu pc mesmo estando sem o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Só com multímetro para ver a tensão, você pode solicitar para alguém que entende de energia ver isso para você.

 

Basta testar 1 unica tomada, as vezes a casa toda é 220V ou 110V.

 

 

Colocar a fonte com a chave seletora em 110V na rede elétrica 220V faz queimar sim.

 

Mas colocar a chave seletora da fonte em 220V e em rede 110V não faz queimar.

adicionado 0 minutos depois

Comprou uma fonte ruim, devia comprar uma pela internet.

 

A sua não vai entregar esses 750W fora que pode danificar seu pc mesmo estando sem o estabilizador.

Ok.

Coloquei a chave em 220V e conectei na tomada, ela não ligou, também estava sem ligar no estabilizador e a chave em 110V

 

Já abri o gabinete 2 vezes pra conferir se os cabos estavam conectados e estão todos certos

 

Sabe o que pode ser o problema do computador não estar ligando??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yana000 Sinceramente não sei o motivo pelo qual você comprou essa fonte, sua configuração provavelmente não deve consumir tanto, então 750w seria um desperdício de dinheiro e potência, caso consuma, essa fonte aí sem 80 Plus ou PFC ativo vai acabar uma hora ou outra queimando seu PC todo, ainda mais usando estabilizador que só ajuda mesmo a queimar sua fonte. Uma pesquisada sobre um produto antes de compra-lo sempre é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Yana000 disse:

Ok.

Coloquei a chave em 220V e conectei na tomada, ela não ligou, também estava sem ligar no estabilizador e a chave em 110V

 

Já abri o gabinete 2 vezes pra conferir se os cabos estavam conectados e estão todos certos

 

Sabe o que pode ser o problema do computador não estar ligando??

Certo, com calma veja se está tudo conectado corretamente e verifique novamente se a fonte está ligada pelo botão dela aquele que fica atrás.

 

Era para funcionar, pois a chave da fonte está em 220V e sem estabilizador, mesmo que a tensão de sua residencia seja 110V a fonte funciona do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 7u7 disse:

@Yana000 Sinceramente não sei o motivo pelo qual você comprou essa fonte, sua configuração provavelmente não deve consumir tanto, então 750w seria um desperdício de dinheiro e potência, caso consuma, essa fonte aí sem 80 Plus ou PFC ativo vai acabar uma hora ou outra queimando seu PC todo, ainda mais usando estabilizador que só ajuda mesmo a queimar sua fonte. Uma pesquisada sobre um produto antes de compra-lo sempre é bom.

Eu comprei a fonte na hora que fui comprar uma nova placa de vídeo ( GTX 750ti ), minha intenção nem era pegar a fonte também na hora, mas a minha fonte antiga era bem pior, uma genérica da wisecase, então peguei a fonte que o vendedor recomendou para poder rodar junto com a placa. E sim, eu me arrependo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o estado que você mora, assim dá pra saber qual é a tensão da sua rede.

Como os amigos falaram, estabilizador só vai ferrar com a tua fonte. Agora o porque, para que um estabilizador cumpra sua missão de ''estabilizador'', ele usa relês para chavear a tensão de saída, assim, teoricamente a tensão ficará estável. O problema é que, relês são muito menos eficientes que o sistema da própria fonte e a maioria das vezes esses relês quando estiverem chaveando a tensão irá mandar um pico muito elevado para a fonte(mais de 600V de pico), que ainda por cima são ondas retangulares, muito diferente das ondas senoidais que a concessionária entrega.

Estabilizador salva a fonte de surto, mas não salva a fonte dela mesma.

 

Como diz o ditado: "Estabilizador é igual um zagueiro gordo, atrapalha a defesa e ainda pisa no saco do goleiro", kkkkk, não sei se tá certo mas é por aí.

 

Enfim, diga seu estado para que eu possa deduzir qual a tensão da sua rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

Certo, com calma veja se está tudo conectado corretamente e verifique novamente se a fonte está ligada pelo botão dela aquele que fica atrás.

 

Era para funcionar, pois a chave da fonte está em 220V e sem estabilizador, mesmo que a tensão de sua residencia seja 110V a fonte funciona do mesmo jeito.

Sim, está tudo conectado, e o problema continua o mesmo.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Araujo Dutra 1010 disse:

Qual é o estado que você mora, assim dá pra saber qual é a tensão da sua rede.

Como os amigos falaram, estabilizador só vai ferrar com a tua fonte. Agora o porque, para que um estabilizador cumpra sua missão de ''estabilizador'', ele usa relês para chavear a tensão de saída, assim, teoricamente a tensão ficará estável. O problema é que, relês são muito menos eficientes que o sistema da própria fonte e a maioria das vezes esses relês quando estiverem chaveando a tensão irá mandar um pico muito elevado para a fonte(mais de 600V de pico), que ainda por cima são ondas retangulares, muito diferente das ondas senoidais que a concessionária entrega.

Estabilizador salva a fonte de surto, mas não salva a fonte dela mesma.

 

Como diz o ditado: "Estabilizador é igual um zagueiro gordo, atrapalha a defesa e ainda pisa no saco do goleiro", kkkkk, não sei se tá certo mas é por aí.

 

Enfim, diga seu estado para que eu possa deduzir qual a tensão da sua rede.

Realmente, vou passar a usar ela sem estabilizador a partir de agora, porém só quando ela funcionar que é um problema que eu estou tentando resolver o dia inteiro.

 

Moro em Pernambuco (PE)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yana000 disse:

Sim, está tudo conectado, e o problema continua o mesmo.

Então tem algo de errado ai e não é a falta do estabilizador até porque era pra fonte funcionar corretamente, lhe orientei da mesma forma que já usei e olha que a tensão na minha região é 110V apenas, mas a curiosidade chamou e fiz.

 

Faça um teste deixando placa-mãe, processador e ram para ver se irá ligar.

 

Nesse mesmo teste creio que seria considerável voltar a colocar o estabilizador, apenas para fins de testar mesmo, afinal o ideal mesmo é funcionar sem ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth @Yana000 Creio que o problema nem seja os componentes, seja esta fonte da TDA. Eu já tive uma fonte da TDA, passei mais de 3 anos com uma e o resultado foi um VRM de uma placa-mãe ASUS com cerca de 1 ano e 2 meses de uso comprometida.

Essa fonte hoje só liga quando ela quer e as tensões que ela manda são abaixo do mínimo(11,6V).

 

Recomendo você fazer os testes sugeridos pelo Elder, se não conseguir ligar a placa-mãe. Tire todos os cabos, pegue o cabo 24 pinos da fonte, pegue um clipe(ou um fio descascado em ambas as pontas), ligue uma ponta no fio verde e a outra ponta em qualquer fio preto. Se ligar errado não se preocupe, o fio verde irá apenas ligar a fonte, se ela não ligar, dê graças à Deus. Porque eis a tua chance de se livrar dessa bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Araujo Dutra 1010 disse:

@Elder Nauvirth @Yana000 Creio que o problema nem seja os componentes, seja esta fonte da TDA. Eu já tive uma fonte da TDA, passei mais de 3 anos com uma e o resultado foi um VRM de uma placa-mãe ASUS com cerca de 1 ano e 2 meses de uso comprometida.

Essa fonte hoje só liga quando ela quer e as tensões que ela manda são abaixo do mínimo(11,6V).

 

Recomendo você fazer os testes sugeridos pelo Elder, se não conseguir ligar a placa-mãe. Tire todos os cabos, pegue o cabo 24 pinos da fonte, pegue um clipe(ou um fio descascado em ambas as pontas), ligue uma ponta no fio verde e a outra ponta em qualquer fio preto. Se ligar errado não se preocupe, o fio verde irá apenas ligar a fonte, se ela não ligar, dê graças à Deus. Porque eis a tua chance de se livrar dessa bomba.

 

3 anos com uma fonte vagabunda, eu fiquei um tempo com um genérica também então não posso reclamar muito rs.

 

Também não creio ser os componentes, se está tudo conectado certo então deve funcionar com ou sem o estabilizador.

 

Se a fonte entrega tensões abaixo do minimo então o negócio é meter o pé na fonte isso sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yana000 Você comprou essa fonte em loja física? Se pegou pela Internet, mesmo sendo na sua cidade, tem 7 dias úteis para devolver sem justificativa após o recebimento. Qual é a configuração completa do seu computador?

 

Mesmo que seja em loja física, tente trocar por outra, alguma dessas fontes de baixo custo, do melhor custo x benefício (1) para o menos vantajoso (3). Contudo, todas são confiáveis:

 

1) Cooler Master GX 450 Storm (nova geração), Cooler Master G450M, Corsair CX 450;

2) PCYes! Electro V2 430, PCYes! Electro 430, Corsair CX 430, XFX XT 400, EVGA 450B;

3) Corsair VS 400, PCYes! Shocker 400, EVGA White 430.

 

Você trocou uma bomba genérica por outra. Nem dá para saber qual das duas é a pior. Te enganaram.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...