Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipset da placa-mãe superaquecendo = queda de FPS?


Ir à solução Resolvido por Dutra 1010,

Posts recomendados

Boa noite amigos, recentemente comprei três peças já usadas. Uma placa-mãe Asrock N68-S3 FX (am3+, ddr3), um processador AMD FX 8320E (8 núcleos, 16MB cache, 3.2ghz) e duas memórias RAM de 4GB cada uma, 1600mhz. O problema é que logo depois de iniciar o computador e abrir o CS:GO, o FPS cai pra 10-20 por longos minutos, são raros momentos que ele sobe pra 80-90, e mesmo quando sobe, ele parece estar rodando a 30. Uso uma fonte Horbi de 450w reais e a placa de vídeo Gigabyte NVIDIA Geforce GT420.

 

O que já tentei:

-Eu já funcionei tudo com outra placa de vídeo (ASUS HD7870) e também com outra fonte (600w reais, não lembro a marca). Mas o problema persistiu, os resultados foram exatamente os mesmos.

-Analisei as temperaturas, o processador está perfeitamente normal, atingindo 50º durante o jogo e durante o windows, 25º; A placa de vídeo segue a mesma temperatura;

-Já formatei o HD e já testei com um SSD, mas o problema persiste imune;

-Já funcionei com apenas um pente de memória, já passei limpa contatos em tudo e passei borracha, mas nada foi resolvido;

-Nas opções avançadas do msconfig, já marquei pra usar todos os núcleos do processador e usar toda memória RAM, já usei o unpark cpu também, mas sem resultados;

 

Detalhes importantes:

-O dissipador de calor do chipset da placa-mãe está superaquecendo. Eu sei que é normal eles trabalharem quente, mas esse, se eu tocar com o dedo, me queimo na hora, parece um ferro de passar. Levei todo o PC no meu professor de informática e ele disse que realmente está muito quente, trocou a pasta térmica e não resolveu. Concluiu que eu preciso de outra placa-mãe. Mas será que isso pode ter relação direta com FPS e outra irá resolver e fazer o conjunto trabalhar como tal?

-Já coloquei coolers posicionados corretamente no gabinete pra melhorar a refrigeração dele, mas não surtiu absolutamente nenhum efeito no calor do dissipador do chipset, até mesmo coloquei um cooler menor nele, mas continuou muito quente e o problema continuou acontecendo.

 

Espero que alguém tenha uma luz. Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Chipset N68 é inadequado para o FX8320E.

Sim, o professor estar certo, tem que trocar essa placa-mãe. Porque o que tá acontecendo é, o chipset é inadequado, na verdade, é uma gambiarra que a AMD fez. Esse chipset N68 só funcionam bem com os Phenoms, passou para a linha FX começa a dar problemas. Como, queda de frequência no CPU, eu tenho certeza que é isso que tá acontecendo com seu FX, perdendo frequência de trabalho por conta do chipset da placa-mãe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito esclarecedor, Araújo. Então, qual placa-mãe você acha que seria ideal para rodar com meu FX 8320E? Lembrando que quanto mais acessível, melhor pra mim, que já perdi uma grana com esse daí. Valeu.

adicionado 40 minutos depois

Amigo, você ainda não respondeu, mas fazendo algumas pesquisas, encontrei essa placa-mãe.

É a M5A78L-M, da ASUS. Descobri ela através desse tópico no Game Vicio. Gostei do preço. O que acha dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Handson Matheus O modelo M5A78L-M da ASUS, o que está citado no tópico que você mandou é o modelo GA-78LMT-USB3 da Gigabyte. O modelo M5A78L-M da ASUS não tem dissipador nos VRM's, ou seja, vai superaquecer igual a Asrock N68-S3 que você está usando. 

O modelo GA-78LMT-USB3 da Gigabyte vai suprir a necessidade do seu FX, mas com muita pouca folga. Como foi dito no tópico que você enviou, o ideal para os FX8000 é o chipset 970, infelizmente esse modelo sumiu...

Enfim, a diferença entre o modelo M5A78L-M e o modelo GA-78LMT-USB3 é apenas o dissipador. Escolhi o modelo com dissipador porque assim é mais fácil da placa manter a temperatura dos VRM(manda a energia para o processador, quanto mais o processador demandar energia, mais os VRM irão se aquecer). Se os VRM aquecerem à um ponto insustentável, o processador irá baixar sua frequência de trabalho para diminuir o consumo e esfriar os VRM.

Tente manter o PC trabalhando frio, ventoinhas ajudam bastante. Outra coisa que melhora muito também é, limitar o FPS à taxa de atualização do monitor, se seu monitor não entregar mais de 60Hz, não há motivo lógico para fazer o PC gerar mais do que isso.

 

Por fim, M5A78L-M da ASUS e GA-78LMT-USB3. A diferença entre elas é 10 reais e o dissipador em cima dos VRM's. Acredite, só o fato de ter dissipação nos VRM já é de grande valia.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito grato pela sua ajuda, Araújo, sanou todas as minhas dúvidas mesmo sem que eu antes fizesse elas.

Pra ajudar futuras pessoas que tenham esse problema, a conclusão é que eu vou optar por comprar outra placa-mãe, no caso a Gigabyte GA-78LMT-USB3, porque ela tem dissipador nos VRMs, o que vai ajudar a "distribuir" melhor a potência do meu processador, impedindo que aconteça o superaquecimento no chipset, fazendo cair significativamente o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Handson Matheus o ideal mesmo para ter 0% de problemas é uma placa-mãe de chipset 970 para cima, pelo que me recordo, a GA-970A-DS3P deve ser o modelo mais "em conta". Também existem os modelos com chipset 990, que geralmente são das linhas extreme, e voltadas a usuários entusiastas.

 

Essa GA-78LMT-USB3 é chipset 760G, e embora seja uma maravilha em comparação a sua atual N68-S3 FX, ainda pode apresentar problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gustavodbg disse:

@Handson Matheus o ideal mesmo para ter 0% de problemas é uma placa-mãe de chipset 970 para cima, pelo que me recordo, a GA-970A-DS3P deve ser o modelo mais "em conta". Também existem os modelos com chipset 990, que geralmente são das linhas extreme, e voltadas a usuários entusiastas.

 

Essa GA-78LMT-USB3 é chipset 760G, e embora seja uma maravilha em comparação a sua atual N68-S3 FX, ainda pode apresentar problemas.

 

A que você recomendou, a GA-970A-DS3P, está indisponível em todas as lojas. Acha que vale mais a pena eu pegar a GA-78LMT-USB3 que o Araújo recomendou ou seria melhor esperar até que uma das lojas tenha a sua em estoque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O problema é que, pelo fato de os FX serem processadores de 2011 (e compensaram muito pouco nos dias atuais), a falta de placas-mães no mercado é bastante evidente.

 

Como eu disse, você não deve ter grandes problemas com a GA-78LMT-USB3 e CPUs de 95w como é o caso do 8320E. Mas esteja ciente de que talvez algum probleminha possa aparecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gustavodbg disse:

Como eu disse, você não deve ter grandes problemas com a GA-78LMT-USB3 e CPUs de 95w como é o caso do 8320E. Mas esteja ciente de que talvez algum probleminha possa aparecer.

 

Acho que vou arriscar e confirmar a compra dela mesmo. Não posso mais ficar com o PC parado...

 

22 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se for para trocar de placa-mãe, pense logo em trocar o kit inteiro. Investir em componentes novos para kit FX atualmente é dureza...

 

Estou na necessidade de comprar uma placa-mãe para esse FX porque a atual está com problema. De qualquer forma, esse não é meu computador principal, eu preciso viajar muito, então o ideal pra mim é um notebook. Assim cabo não ligando muito pro hardware do meu PC. Mas o que disse é verdade, é realmente muito ruim encontrar uma placa para essa linha da AMD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...