Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Alejandro Goethe

Não estou conseguindo acesso a rede externa em duas VMs pelo Hyper-v.

Recommended Posts

Saudações. Depois de quase enlouquecer de tanto bater a cabeça com o Hyper-v me resta perguntar aqui. Pesquisei muito, não há nenhum tutorial, vídeo ou texto falando de maneira didática como funciona a virtualização de redes no Hyper-v, muita teoria e poucas demostrações práticas enfim, cansei, preciso de um norte.

 

Eu tinha uma máquina com servidor web, Apache com windows server 2016 como base e uma outra máquina com o mesmo sistema e um servidor que rodava uma aplicação de jogo em c++, todas funcionando, roteadas com as devidas portas abertas, tava rodando liso.

 

Me deram a sugestão de pegar uma dessas máquinas, a mais forte, e usar para virtualizar os dois servidores e poupar uma delas para economizar um pouco já que não era uma coisa grande. Realmente há uma série de benefícios Aceitei porque realmente me interessei, não tinha que ter tantas máquinas sendo usadas para uma coisa relativamente pequena.

 

Acontece que eu não consigo virtualizar a rede para que os dois servidores que antes eram máquinas físicas e agora estão dentro de 2 VMs sendo virtualizadas pelo Hyper-v conectem simulando as antigas máquinas físicas na rede, consegui por uma delas, mas não consigo conectar as duas. Cheguei a pensar em por duas placas de rede, mas eu odeio deixar de fazer uma coisa que já me falaram que é possível por falta de informação. Então vou descrever o cenário para alguém me dar uma força.

 

Tenho uma máquina física com windows server 2016 e apenas uma placa de rede.

 

VM 1 com windows server 2016, usando Wamp, rodando e testada internamente apenas esperando pela bendita conexão.

 

VM 2 com com windows server 2016, rodando a aplicação do game testada também e funcionando. Esperando a conexão de rede.

 

Consegui entender que ao configurar uma VM o Hyper-v cria uma placa virtual e copia a informação da rede da física passando a usá-la como um Switch, ou ponte, e simulando o placa física da máquina, não ficou claro porque esse rolo que a Microsoft fez, se isso é melhor que uma bridge normal, mas mexi tanto que consegui fazer uma delas funcionar, a outra fica sem sair da rede interna entre as VMs do sistema, não aparece na rede física eu não código vê-la, vi tutoriais que dizem que tem de existir mais um Switch virtual, mas quando vou criar o segundo da um erro dizendo que, aquela placa, já tem um Switch conectado, o que é óbvio por sinal, só que, se o sistema tá me dizendo que só pode haver uma placa com um switch virtual. Como eu vou ligar a outra no mesmo Switch para que as duas apareçam na rede? Não sei se eu confundi as coisas, mas não estou achando algo realmente relevante que explicaria a coisa toda. Estou desde ontem nisso.

 

Não sei se deu para enteder certo, caso alguém precise de mais informações para ajudar me avisa, eu realmente estou cansado de tentar, o Apache tá fora do ar fazem dois dias, tô meio sem tempo, é um servidor de testes mas estou perdendo muito tempo e esforço por algo que eu já estava funcionando de outra forma, só que gostaria agora de ir até o final e deixar isso rodando. Peço desculpas se deixei algo a desejar ou se minha pergunta for pouco relevante à comunidade, agradeço a todos. Grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ciro, eu consegui, agradeço enormemente sua ajuda, vou deixar a descrição do problema que eu enfrentei, que na verdade era simples, porque ao contrario de outras VMs que você escolhe o bridge e elas já setam a configurações automáticas, no hyper-v tem uma checkbox que você tem que marcar discriminando que você quer que cada dispositivo na sua rede virtual seja capas de usar aquela placa de rede com um ID diferente, esse esquema de Switch virtual confundiu as coisas pra mim, eh uma mudança na forma de fazer em relação a outras VMs que temos no mercado , da qual, não estamos acostumados, foi um erro bobo, mas por falta de experiencia e atencao com as configs Hyper-v que por sinal e muito bom e esta sendo muito útil.

 

Quando você cria a rede externa dentro das config do programa, tem que marcar a checkbox dos I/O de rede, ela fica logo na primeira tela de configuração de conecao externa e permite que você ponha todas as maquina conectadas na placa de rede física via Switch virtual cada uma com um ID individual, se não marcar acontece o que estava acontecendo comigo, ela da erro e deixa a placa de rede acessível para apenas 1 dispositivo tudo que voce tentar por a mais ela da erro e avisa que ja tem um dispositivo associado com a coneccao externa.

 

Agradeço novamente a ajuda, muito obrigado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×