Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Canal de memória com problema? lol


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite galera.

Estou com um problema na input de memória A da minha placa-mãe, e gostaria que xs senhorxs m ajudassem a chegar em alguma conclusão.

Minha placa-mãe: Gigabyte GA-H61M-S1

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-H61M-S1-rev-20#sp

 

Segundo o site da fabricante, essa MB deveria suportar 16GB de memória RAM em até 1600Mhz (2200 em OC). Eu não estou explorando a total potência da placa, tenho apenas 1 pente de 4GB e outro de 2GB, ambos em 1333Mhz. Teoricamente, a MB não teria problema com elas, contudo, eu não consigo utilizar o PC na Channel A de memória. 

A princípio, o computador funciona perfeitamente com qualquer uma das memórias, contanto que a mesma esteja no Channel B, então pensei que o Channel A poderia ter queimado, dado curto, algum problema desses que não entendo, mas que incapacitam o Input. Mas, se fosse realmente isso o computador ligaria normalmente, mas ele rodaria só com a memória que estivesse no Channel B, certo? Ao invés disso, ele não dá vídeo.

Pontos a ressaltar: 

• Ambas as minhas memórias estão funcionando; 

• Testei as duas independentes no Channel B (o que funciona), e deu bom;

 • Testei as duas independentes no Channel A (o que não funciona), e não deu bom;

• Entrei na BIOS e verifiquei, mas não encontrei nada à respeito de um possível "bloqueio" do Input ou algo do tipo;

 

Segue a configuração inteira da máquina:

- Processador Intel Core i5 Quad-Core 2.90GHz (cambiável pra 3.0GHz);

- 1 HD 250GB Samsung e outro de 160GB (não sei a fabricante);

- Placa-mãe Gigabyte GA-H61M-S1;

- Fonte ATX 250W Reais (eu sei, é bem pouco ;-;)

 - GPU NVIDIA GT 710 2GB DDR3 (Testei a máquina com e sem ela)

- As memórias já citadas: 1 de 4GB 1333MHz, e outra de 2GB 1333MHz.

 

Por favor, me ajudem, não durmo à 2 semanas (kkkk)

Levem em consideração que eu """""sei""""" um pouco sobre Informática, mas não tanto.

Desde já, agradeço a atenção!

 

EDIT 1: Esqueci de acrescentar que limpei os contatos as memórias com borracha, e o Channel A com um pincel macio, e não resolveu.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, DKAlves disse:

então pensei que o Channel A poderia ter queimado, dado curto, algum problema desses que não entendo, mas que incapacitam o Input. Mas, se fosse realmente isso o computador ligaria normalmente, mas ele rodaria só com a memória que estivesse no Channel B, certo? Ao invés disso, ele não dá vídeo.

 

 

Ao que tudo indica o slot B parece ter estragado, nesse caso ao colocar um modulo de memoria ai a placa falharia já no teste de memoria, emitindo bips de erro, se houver um buzzer ou speaker conectado, e parando o boot antes mesmo de dar vídeo...

 

voce chegou a remover o processador recentemente? pois pode haver pinos tortos no slots, lembrando que nos sistemas atuais o controlador de memoria fica integrado no CPU...

 

Não vejo outra solução a não ser uma assistência técnica que conserte placas mãe, ou pegar um único modulo de 8GB e ir usando no slot que ainda funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, F4b10 disse:

 

Ao que tudo indica o slot B parece ter estragado, nesse caso ao colocar um modulo de memoria ai a placa falharia já no teste de memoria, emitindo bips de erro, se houver um buzzer ou speaker conectado, e parando o boot antes mesmo de dar vídeo...

 

voce chegou a remover o processador recentemente? pois pode haver pinos tortos no slots, lembrando que nos sistemas atuais o controlador de memoria fica integrado no CPU...

 

Não vejo outra solução a não ser uma assistência técnica que conserte placas mãe, ou pegar um único modulo de 8GB e ir usando no slot que ainda funciona.

Nem toquei no processador ainda (Pretendo trocar a Pasta térmica por uma de melhor qualidade, já que não sei a que está nele atualmente)

 

Na verdade, o slot A que não tá funcionando, mas pensa comigo: Se tiver 1 pente de 2GB no slot A, e outro de 4GB no slot B, o computador não deveria ligar normalmente, mas apenas com 4GB do slot B?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DKAlves Não necessariamente, a placa-mãe detecta o modulo através de uma pequena memoria EEPROM/ROM de acesso serial, conhecida como SPD, nessa memoria há informações sobre a capacidade do modulo, tensões, frequências e temporizações suportadas, etc... programas como o CPU-Z mostram as informações lidas dessa memoria.

 

Com a memoria no slot ruim a placa-mãe lé o SPD e tenta acessar a memoria, porém o acesso falha e a placa interrompe o boot, travando o micro e gerando bips de erro... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, F4b10 disse:

@DKAlves Não necessariamente, a placa-mãe detecta o modulo através de uma pequena memoria EEPROM/ROM de acesso serial, conhecida como SPD, nessa memoria há informações sobre a capacidade do modulo, tensões, frequências e temporizações suportadas, etc... programas como o CPU-Z mostram as informações lidas dessa memoria.

 

Com a memoria no slot ruim a placa-mãe lé o SPD e tenta acessar a memoria, porém o acesso falha e a placa interrompe o boot, travando o micro e gerando bips de erro... 

 

 

Hmm, saquei, saquei. Uma partezinha mais complexa da informática. Valeu pela ajuda men sz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!